Biblioteca Alceu Amoroso Lima promove encontro entre música e poesia

O projeto Parceria: a voz da poesia traz encontros entre Zeca Baleiro e Celso Borges, dia 9 e Evaldo Santana e Ademir Assunção, dia 23, sempre às 18h30. A atividade é gratuita e o interessado deve retirar ingresso meia hora antes de cada apresentação

“Por maior que sejam as afinidades entre duas artes, sempre as separa uma espécie de abismo”. A frase do poeta Manuel Bandeira se referia às diferen-ças existentes entre um poema e a letra de uma canção, discussão antiga que, até os tempos de hoje, ainda não encontrou resposta.

Abordando essa e outras questões, o projeto Parcerias: A Voz da Poesia, da Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima, reúne poetas e compositores para tratar do diálogo possível entre música e poesia, seguido de show. Dia 9, às 18h30, a programação conta com a participação do cantor e compositor Ze-ca Baleiro e do poeta Celso Borges.

Baleiro ganhou o apelido ainda na universidade pela fama de sempre ter uma bala no bolso. A paixão era tanta que fez com que ele abrisse a loja de doces Fazdocinhá. Contudo, a verdadeira vocação surgiu quando tomou gosto pela música. Com mais de dez anos de carreira, o cantor e compositor lançou nove CDs e cinco DVDs, tendo participado de várias coletâneas e projetos de outros artistas, entre eles, Gal Costa e o próprio autor com quem divide o encontro na Biblioteca.

Borges é poeta, letrista e jornalista, começou a compor versos aos 16 anos para expressar a paixão que sentia por uma garota. Desde então, ele nunca mais parou de escrever. Já tem sete livros publicados, além de participar do projeto Poesia Dub que, junto com o DJ Otávio Rodrigues e o baixista Ger-son da Conceição, promove a integração entre música e poesia.

Nascidos no Maranhão, Borges e Baleiro realizam diversos trabalhos juntos desde os anos 80. Os mais recentes são os livros/CDs XXI e Música, com obras do poeta, seis delas musicadas pelo compositor, como Aurora, inter-pretada pela mineira Ceumar, e Morada. Por outro lado, Borges teve partici-pação especial na faixa Serpente, do CD Petshop mundo cão, de Baleiro.

Dia 23, também às 18h30, é a vez de Evaldo Santana, cantor e compositor dos CDs Lobo solitário e Tá assustado?, entre outros, e do poeta Ademir Assunção, autor de livros como Adorável criatura Frankenstein e Zona branca, participarem do projeto.

Serviço: Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. Zeca Baleiro e Cel-so Borges. Dia 9. Evaldo Santana e Ademir Assunção. Dia 23. Sempre às 18h30. Grátis (retirar ingresso meia-hora antes das apresentações, até a lota-ção da sala)