Virada Cultural 2009 chega à 5ª edição nos dias 2 e 3 de maio

Maratona cultural traz espetáculos de dança, música, intervenções artísticas, teatro de rua, cinema e outras linguagens durante 24 horas ininterruptas

Foi oficialmente lançada a 5ª edição da Virada Cultural. O evento que leva milhares de paulistanos e turistas às ruas todos os anos, sobretudo da região central, começa às 18h do dia 2 de maio e segue até a última atração do dia 3, com encerramento previsto para as 20h.

Programação completa aqui.

Marcada pela reunião de gêneros, estilos e tendências, a Virada Cultural abre oficialmente com a atração francesa Mècanique Vivante, uma instalação que utiliza sirenes para chamar a atenção do público e desperta reações diversas. A apresentação ocorrerá na Praça do Patriarca e terá repetições ao longo de toda a Virada Cultural. 

Neste ano, como tradicionalmente ocorre, a maratona cultural traz grandes novidades. Entre os principais destaques está um palco-tributo ao cantor Raul Seixas. Será interpretada a discografia integral do cantor e compositor baiano, morto há exatos 20 anos.

O palco principal permanece na Avenida São João, próximo da Praça Júlio de Mesquita e trará importantes nomes da música. A abertura fica por conta da apresentação do britânico Jon Lord (um dos fundadores do grupo Deep Purple) acompanhado pela Orquestra Sinfônica Municipal regida pelo maestro Rodrigo de Carvalho. O mesmo palco ainda recebe uma reunião do grupo Novos Baianos (com todos os membros originais, menos Moraes Moreira) e o cantor Marcelo Camelo.

O encerramento será com a cantora Maria Rita que traz o show Samba Meu. Outros palcos também se repetem a exemplo de edições passadas como o localizado no Largo do Arouche que convida o público a uma espécie de baile ao som de Benito da Paula, Wando, Reginaldo Rossi e outros. E a Praça da República já se tornou reduto de roqueiros durante a Virada Cultural. A reunião do grupo Camisa de Vênus promete agrupar fãs da banda liderada por Marcelo Nova que também poderão conhecer artistas que integram a vertente do rock contemporâneo como o CPM22 e Vanguart.

O Theatro Municipal de São Paulo, que está fechado para obras desde o final do ano passado, reabre para o público e recebe a primeira programação do ano durante o evento. Artistas como Chico César, Francis Hime e Fafá de Belém interpretam discos significativos de suas respectivas carreiras.

Todos os 42 CEUs que compõem a rede da Secretaria Municipal de Educação também recebem programação variada. A Secretaria de Estado da Cultura programou atividades especiais em seus equipamentos, assim como a rede SESC-SP. São muitos os parceiros da Virada Cultural. Alguns deles desde a primeira edição do evento. Em 2009, a Prefeitura de São Paulo, com realização da Secretaria Municipal de Cultura, tem como parceiros: Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Estado da Cultura, SP Turismo e SESC-SP. 

Além dos parceiros oficiais, há os parceiros voluntários que aderem à programação oficial: Museu do Tribunal de Justiça, Greenpeace, Livraria Cultura, Cia. Paulista de Teatro, FIESP / SESI-SP / Teatro do SESI, MuBE - Museu Brasileiro da Escultura / Auditório, HSBC Belas Artes, Teatro Oficina, Expresso Brasil, Centro Cultural CIA Paulista de Teatro, Centro Cultural CDC Patriarca/ Morro Vermelho, Centro Cultural Instituto Pombas Urbanas – Centro Cultural Arte em Construção, Centro Cultural Casa Mestre Ananias – Centro Paulistano de Capoeira e Tradições Baianas, Centro Cultural Estúdio La Casa de Musica, Lilous Salão de Festas, Bar ou Restaurante Galpão, Teatro dos Arcos, Moriab, Espaço Arte Música e Consciência.