Secretarias de Cultura e Educação anunciam edição 2009 dos Projetos Dança, Música e Teatro Vocacional

Núcleo Vocacional explora linguagens artísticas por meio de projetos que enfocam a pesquisa e formação artística por meio da continuidade

O projeto de Teatro Vocacional surgiu em 2001. Em 2007, foi a vez da Dança ser contemplada. Pautado pelo encontro entre cultura e educação de forma continuada, o Núcleo Vocacional atravessou os anos formando pessoas interessadas em entrar em contato com a arte, sem fazer diferenciação entre amadorismo e profissionalismo.

Quando foi implantado, o Projeto Teatro Vocacional visava incentivar a produção teatral e transformá-la em ferramenta para compreensão da realidade, pois o participante desta ação passava a ser agente tanto na criação artística quanto na elaboração de pontos de vista sobre o entorno, a partir de uma leitura crítica e reflexiva da realidade.

Um outro foco do projeto sempre foi descentralizar as ações de arte-educação, com o intuito de difundir o exercício de arte por toda a cidade, sobretudo nas regiões periféricas, onde o acesso a espetáculos de qualquer natureza ainda é incipiente. Além da formação na linguagem escolhida, o participante do projeto também recebe orientações para expandir o aprendizado. No caso de teatro, há companhias que nasceram do projeto e se profissionalizaram. Os participantes da área de dança também já deram alguns passos importantes neste sentido.

Foi a partir de duas experiências vitoriosas que surgiu o projeto Música Vocacional, lançado em 2008. Assim como nos dois projetos iniciais, a ação é coordenada por artistas-orientadores selecionados por meio de edital público de chamamento. Os profissionais coordenam atividades que acontecem em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura, como o Centro Cultural da Juventude e bibliotecas públicas e também nos 8 novos Centros Educacionais Unificados (CEUs), administrados pela Secretaria Municipal de Educação.

Nesta nova edição do projeto, a estimativa é atender até 8 mil pessoas. Os interessados em participar podem fazer inscrições em 65 pontos na cidade, que incluem a Galeria Olido, o Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural da Juventude, 6 teatros distritais, 14 bibliotecas municipais e 42 CEUs.

As inscrições estão abertas a partir do dia 1º de abril em todos os pontos de atuação, e as atividades iniciam-se em maio e seguem até novembro. No Centro Cultural São Paulo, as inscrições estarão abertas a partir do dia 28 de abril. Os interessados devem dirigir-se até o local em que pretendem participar do projeto para efetuar a inscrição.


 Números dos projetos
O número crescente de inscritos no projeto é um reflexo do acolhimento da iniciativa por parte da sociedade.  O número de integrantes dos grupos orientados praticamente dobrou de 2006 para 2007, de 370 pessoas para 610 artistas vocacionados, chegando a 980 em 2008. O número de atendimento atingiu 6 mil cidadãos de forma direta e 25 mil indiretamente.

Veja os pontos de atuação da edição 2009

Saiba mais sobre os projetos

Informações:
Departamento de Expansão Cultural
Divisão de Formação
Núcleo Vocacional
Tel. 3397-0166 e 0167