Livros exigidos nos principais vestibulares terão palestras gratuitas na Galeria Olido

Organizado pela Biblioteca Mário de Andrade, o ciclo de palestras gratuito com professores da Pontifica Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) ocupa os sábados entre os meses de abril e junho

No próximo dia 25 de abril, a obra mais popular do escritor Aluisio de Azevedo, O Cortiço, será analisada na primeira palestra do projeto Vestibular e Literatura, organizado pela Biblioteca Mário de Andrade. Em razão das obras em andamento na unidade, as atividades irão ocorrer na Galeria Olido, sempre das 10h às 12h30.

Na relação, constam obras do século 16, 19 e 20, que receberão análise literária e também histórica. As características peculiares de cada obra e sua contribuição ao campo da literatura também serão abordados. Os autores contemporâneos contemplados por esta seleção são: o baiano Jorge Amado que está representado pelo título Capitães de Areia, dia 23 de maio e o carioca Vinicius de Moraes, que terá sua Antologia Poética discutida dia 4 de julho, na última palestra do evento.

Serão analisados, ainda, Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, dia 16 de maio; Memória de um sargento de milícias, de Manoel Antônio de Almeida, dia 30 de maio; Iracema, José de Alencar, em 6 de junho; Vidas Secas, de Graciliano Ramos, 20 de junho; A cidade e as serras, de Eça de Queirós, 27 de junho. 

Calendário:

25 de abril
Obra: O cortiço
Autor: Aluisio de Azevedo
Palestrante: Erson Martins

9 de maio
Obra: Dom Casmurro
Autor: Machado de Assis
Palestrante: Maria Aparecida Junqueira

16 de maio
Obra: Auto da Barca do Inferno
Autor: Gil Vicente
Palestrante: Fernando Segolin

23 de maio
Obra: Capitães de areia
Autor: Jorge Amado
Palestrante: Edilene Matos

30 de maio
Obra: Memória de um sargento de milícias
Autor: Manoel Antônio de Almeida
Palestrante: Carlos Eduardo Siqueira

6 de junho
Obra: Iracema
Autor: José de Alencar
Palestrante: Juliana Loyola

20 de junho
Obra: Vidas secas
Autor: Graciliano Ramos
Palestrante: Maria Rosa Duarte

27 de junho
Obra: A cidade e as serras
Autor: Eça de Queirós
Palestrante: Vera Bastazin

4 de julho
Obra: Antologia poética
Autor: Vinicius de Moraes
Palestrante: Ana Salles

Serviço: Galeria Olido. Avenida São João, 473 – Centro. Informações ao público: 3241-3459. Dias 4 de abril; 9 de maio; 16 de maio; 23 de maio; 30 de maio; 6 de junho; 20 de junho; 27 de junho; 4 de julho. Das 10h às 12h30. Entrada Franca.

Veja também: Bibliotecas públicas e CCJ Ruth Cardoso promovem palestras com leituras exigidas para os principais vestibulares