Oficinas de dança são destaques da programação de férias da Galeria Olido

Nos meses de janeiro e fevereiro o Centro de Dança Umberto da Silva promove, na Galeria Olido, uma programação intensiva de dança que contará com a participação de profissionais de renome do Brasil, Alemanha Itália e Argentina

Ao todo, serão ministradas seis oficinas e uma jam (oficina de improvisação), que abordam desde a dança clássica à contemporânea, passando pela educação somática, contact improvisação, vídeo-dança e voz. Todas as atividades são gratuitas e foram elaboradas criteriosamente para proporcionar intercâmbio cultural, formação complementar e troca de experiências entre estudantes, profissionais da área e interessados em geral.

Os candidatos que pretendem participar das oficinas com pré-requisitos devem descrever brevemente suas experiências e interesse em fazer o workshop, enviando também currículo anexado.

O nome do workshop deverá constar no campo “assunto” do e-mail.  As inscrições devem ser enviadas até 26/01/2008 para: nucleodedanca@prefeitura.sp.gov.br.
Nº vagas: 20 por workshop.
 

Segue abaixo alguns destaques da programação:

  • Oficina “Vídeo-dança” com Tomi Paasonen.
    De 15 a 23/1 (exceto 18/1, domingo). Das 14h às 18h; dia 23, após a oficina, apresentação, às 18h.
    Uma das forças inovadoras da cena de dança européia atual, Tomi Paasonen tem criado vários espetáculos, que envolvem vídeo-instalações ao vivo. Público alvo: Este workshop foi desenhado para dançarinos profissionais e de nível intermediário, bem como para vídeo-artistas interessados em explorar a relação e as diversas possibilidades, partindo de conceitos e técnicas, de integrar vídeo e dança (nos dias das atividades haverá tradutor).
  • Oficina “Dança Contemporânea a partir de Estudos Coreológicos” com Maria Elvira Machado. De 26/1 a 6/2 (exceto dias 31/1 e 1/2) (das 10h às 12h).
    O curso fará uma breve introdução teórica sobre Coreologia: - o que é, funções e análise de movimento. Serão explorados e experimentados conceitos teóricos de Laban através de seqüências de dança contemporânea, que utilizam o princípio da técnica release. Público alvo: nível intermediário 2.
  • Oficina “Dança Clássica” com Zélia Monteiro. De 26/1 a 31/1  (das 15 às 18h).
    A técnica clássica é proposta como uma maneira de sentir, perceber e conhecer o corpo e seu funcionamento e não como um treinamento rígido imposto a ele. Ela é introduzida respeitando o processo individual e a constituição física de cada aluno. Visto por este enfoque, o balé é capaz de promover a consciência de padrões posturais inadequados e trabalhar o alinhamento ósseo-muscular, o relaxamento de tensões, o alongamento e o fortalecimento de musculaturas fracas, melhorando a postura e a coordenação. Público alvo: interessados em geral.
  • Oficina “A Voz no Corpo” com Norberto Presta. De 2/2 a 6/2  (das 14h às 19h).
    Esta oficina compartilha o trabalho desenvolvido pelo Via Rosse, centro de produção teatral fundado por Norberto Presta, na Itália, e é destinada a bailarinos que, usando o corpo como instrumento artístico, queiram aprofundar o uso da voz, da voz em movimento e da voz em ação. Cada participante deverá ter memorizado um texto de cerca de dez linhas. Público alvo: bailarinos e atores interessados em trabalhar voz em movimento.
  • Oficina “Da Dança Moderna à Contemporânea: conceitos transformando a dança” Holly Cavrel.  De 9 a 11/2  (das 10h às 13h)
    Misturando os princípios das técnicas de Martha Graham, Doris Humphrey/Jose Limon e Moshe Feldenkrais, o trabalho explora a relação do corpo e sua intimidade com as tensões musculares dos movimentos contemporâneos, possibilitando ao aluno formar uma síntese do seu momento em relação ao seu corpo como instrumento técnico, como intérprete, criador e articulador de idéias.  Público alvo: Pessoas com um tipo de experiência em dança ou atividade física dirigida à arte.
  • Oficina Feldenkrais Somatics com Sabine V. Heinze.  De 9 a 13/2 (das 14h às 17h). Abrange a teoria e as lições práticas do método Feldenkrais, que consistem em pequenos, suaves e complexos movimentos, evitando a dor e o desconforto. Independente de idade ou profissão, o trabalho é indicado para todos que desejam melhorar sua saúde, seu crescimento pessoal e bem estar, reduzir riscos de lesões, dores ou tensões e  melhorar sua performance. Como instrumento complementar, o método Feldenkrais é bastante eficaz para profissionais (fisioterapeutas, psicólogos, educadores, médicos, bailarinos, atores e músicos, etc.). Público alvo: interessados em geral. Necessidades: trazer um cobertor ou esteira e roupa confortável.