Balé da Cidade de São Paulo inicia turnê pela Europa

No ano em que comemora 40 anos, o Balé da Cidade de São Paulo dá seqüência à sua carreira internacional com uma tunrê pela Europa. Apresentações acontecerão entre 03 e 15 de setembro, nas cidades de Barcelona, Bonn e Biarritz

No dia 30 de agosto, o Balé da Cidade de São Paulo embarca para a Europa, em uma turnê que passará por cidades da Espanha, da Alemanha e da França. A companhia, que completa 40 anos em 2008, apresentará para o público europeu seu mais recente trabalho – Canela Fina, criado pelo espanhol Cayetano Soto –, além das coreografias Dualidade@br, de Gagik Ismailian; Perpetuum, de Ohad Naharin; e A Linha Curva, de Itzik Galili.

Essa será a 11ª turnê internacional do Balé da Cidade, atualmente sob a direção artística de Mônica Mion. O grupo, que já se apresentou em países como Portugal, Israel, Turquia, Suíça, Áustria e Holanda, deu início à sua carreira internacional em 1996, na “Bienal de Dança de Lyon”, França. Até 2010, já existem convites para apresentações na Suíça, na Áustria, na Sérvia e na Alemanha.

A turnê internacional de 2008 terá início em Barcelona, na Espanha. De 03 a 06 de setembro, os 28 integrantes do Balé da Cidade realizam cinco apresentações no Gran Teatro del Liceu, uma das mais importantes casas de espetáculo do mundo. As apresentações integram a parceria entre o Liceu e o Municipal de São Paulo, que resultou na criação da coreografia Canela Fina pelo espanhol Cayetano Soto para a companhia. Os espetáculos trazem ainda as obras Dualidade@br e Perpetuum.

Em 07 de setembro, o grupo embarca para Bonn, na Alemanha, para duas apresentações nos dias 09 e 10. O programa será formado pelas coreografias Dualidade@br, Canela Fina e A Linha Curva.

Para encerrar a turnê, o Balé da Cidade de São Paulo realiza uma única apresentação no Theatre du Midi em Biarritz, na França, dentro da programação do “Festival Temp D’Aimer”. Marcado para 14 de setembro, o espetáculo traz o mesmo programa das apresentações de Barcelona.

Em 15 de setembro, o Balé da Cidade de São Paulo volta ao Brasil, para dedicar-se exclusivamente à sua próxima estréia – uma versão contemporânea do clássico O Lago dos Cisnes criada pelo coreógrafo Sandro Borelli. O espetáculo tem estréia prevista para 12 de dezembro, no Theatro Municipal de São Paulo.