Bibliotecas Públicas promovem oficinas de quadrinhos

Dar forma narrativa a desenhos sobre determinados temas é o ponto de partida do projeto FanZines nas Zonas de Sampa, que este mês chega a sua terceira edição

Os participantes têm aulas de histórias em quadrinhos, ministradas em dez bibliotecas públicas por artistas renomados. 

Apesar de possuir certa prática com desenho, normalmente o público que procura pelos cursos não está apto a desenvolver histórias com uma seqüência narrativa. “A idéia é que os alunos se tornem contadores de histórias, dando vida no papel aos personagens criados por eles”, explica Rodrigo Bueno, professor responsável pelas aulas na Biblioteca Pública Érico Veríssimo, na Zona Norte.

Divididas em duas partes, uma teórica e outra prática, as oficinas abordam temas como música, cinema, literatura, cidadania e direitos humanos, além dos sugeridos pela turma. Durante o desenvolvimento dos fanzines (revistas editadas por fãs de determinados assuntos) – entregues ao final de cada curso aos autores e às bibliotecas –, os aprendizes passam pelas etapas de criação, produção, técnicas e estilos de desenhos, tipos de personagens, roteiro e diagramação.

“O projeto tem duas funções: difundir o estudo e a prática das histórias em quadrinhos e formar leitores que se relacionem em grupos interessados pelo mesmo assunto”, diz Edu Mendes, arquiteto e artista plástico, responsável pelas aulas na Biblioteca Pública Gilberto Freyre, na Zona Leste, e editor da revista Garagem Hermética.

Participam também do projeto as Bibliotecas Públicas Sylvia Orthof, na Zona Norte; Paulo Setúbal, Milton Santos, Lenyra Fraccaroli, Rubens Borba de Moraes, Paulo Vicente Guimarães e José Paulo Paes, na Zona Leste; e Paulo Duarte, na Zona Sul. As inscrições gratuitas são feitas nas próprias bibliotecas. Os participantes devem levar lápis e caneta pretos e borracha.

No mês de setembro ocorrem as últimas aulas. No dia 27 desse mês, acontece o 2º Encontro FanZines nas Zonas de Sampa, que reúne os trabalhos realizados pelos alunos.

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Especialistas apresentam as técnicas de desenho, criação e roteiro das histórias em quadrinhos. Na elaboração dos fanzines, serão abordados temas escolhidos pelas turmas. As oficinas se estendem até setembro. O curso faz parte do projeto FanZines nas Zonas de Sampa, que em seu segundo ano, retoma a atividade. Dia 27/9 acontece o II Encontro do projeto. Os trabalhos ficarão expostos e os fanzines produzidos serão entregues aos autores e bibliotecas.
/ O interessado deve fazer sua inscrição, gratuita, na unidade mais próxima, e comparecer às aulas levando lápis e caneta pretos e borracha. Cada encontro dura três horas.
/ Com Rodrigo Bueno. Biblioteca Pública Érico Veríssimo. Zona Norte. De 1º a 29. 6ª, 13h30
/ Com Edu Mendes. Biblioteca Pública Gilberto Freyre. Zona Leste. De 1º a 29. 6ª, 14h
/ Com Edson Pelicer. Biblioteca Pública Sylvia Orthof. Zona Norte. De 2 a 30. Sáb., 9h
/ Com Fábio Santos. Biblioteca Pública Paulo Vicente Guimarães. Zona Leste. De 2 a 30. Sáb, 13h
/ Com Edson Pelicer. Biblioteca Pública Paulo Setúbal. Zona Leste. De 5 a 26. 3ª, 13h30
/ Com Ezê. Biblioteca Pública Lenyra Fraccaroli. Zona Leste. De 5 a 26. 3ª, 13h30
/ Com Sam Hart. Biblioteca Pública Milton Santos. Zona Leste. De 6 a 27. 4ª, 13h30
/ Com Weberson Santiago. Biblioteca Pública Rubens Borba de Moraes. Zona Leste. De 7 a 28. 5ª, 9h
/ Com Jozz. Biblioteca Pública José Paulo Paes. Zona Leste. De 7 a 28. 5ª, 13h30
/ Com Ezê. Biblioteca Pública Paulo Duarte. Zona Sul. De 7 a 28. 5ª, 14h