Secretaria de Cultura inaugura biblioteca temática de cinema

Biblioteca Pública Roberto Santos inaugura acervo temático de Cinema; Esta é a quinta unidade temática entregue à cidade de São Paulo pela Secretaria Municipal de Cultura

Em 14 de junho, a Biblioteca Pública Roberto Santos receberá acervo especializado de cinema. Localizado no Ipiranga, o novo núcleo de referência no gênero oferecerá acervo bibliográfico e audiovisual.

Para a caracterização do espaço foram investidos, pela Secretaria Municipal de Cultura, R$ 160 mil. Esta quantia foi empregada na compra de acervo temático, mobiliário, equipamentos para a sala de cinema, com 101 lugares, projetor e outros equipamentos. O acervo total da unidade soma agora mais de 31 mil livros, dos quais cerca de 400 tratam exclusivamente de assuntos relacionados a cinema.

O acervo de filmes também ficará disponível ao público e terá, inicialmente, 502 títulos cinematográficos. Assim como a seleção do acervo, a curadoria da programação da sala de exibição do local será feita por Célio Franceschet.

Em torno de duas vezes por mês o Cineclube Ipiranga irá programar sessões de filmes em 16mm.

Além de trazer exibições de filme, a biblioteca oferecerá, no futuro, shows musicais pautados por trilhas sonoras de filmes brasileiros e internacionais, cursos que discutam a relação entre cinema e literatura, oficinas de roteiro para curta-metragem, cultura cinematográfica para formadores de opinião como professores e o ensinamento das bases para a crítica de cinema. O antigo auditório de 101 lugares foi reformado e alguns equipamentos foram adquiridos com o apoio da Subprefeitura de Vila Mariana.

A inauguração do núcleo temático em cinema da Biblioteca Pública Roberto Santos é parte do projeto “Biblioteca Temáticas”, que a Secretaria Municipal de Cultura vem desenvolvendo desde 2006.


Endereço: Rua Cisplatina, 505 - Ipiranga (Zona Sul) - Telefone: 2273-2390.

Conheça o projeto “Bibliotecas Temáticas”
A mais nova unidade temática soma-se às quatro que a cidade já abriga: a Alceu Amoroso Lima (Pinheiros), dedicada à poesia, cuja inauguração ocorreu em setembro de 2006, a Belmonte (Santo Amaro), especializada em cultura popular e inaugurada em agosto de 2007, Cassiano Ricardo (Tatuapé), com acervo temático de Música Popular e Hans Christian Andersen (Tatuapé), em Contos de Fadas, ambas inauguradas em novembro de 2007.

O projeto de tematização das bibliotecas públicas é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, cujo objetivo é criar núcleos de referência em diferentes assuntos, a fim de oferecer material de consulta e pesquisa até então não disponíveis para o público. As unidades que receberão material especializado continuarão mantendo os acervos gerais que possuem.

Ainda estão previstas outras três unidades temáticas, com os seguintes temas: Arquitetura e Urbanismo (Biblioteca Prestes Maia), Meio Ambiente, (Biblioteca Raul Bopp) e Ciências (Biblioteca Mário Schenberg). Ao final, o projeto contará com oito unidades especializadas.

Acervo político conta história do país
Uma boa forma de conhecer a história do Brasil é recorrer a filmes que utilizem fatos históricos como ponto de partida ou documentários que aprofundem eventos marcantes que mudaram o rumo do país. Na coleção inicial de filmes políticos da Biblioteca Pública Roberto Santos cerca de 25 títulos, que datam de períodos diferentes, abordam essa temática. Entre os destaques, estão filmes como O Sol - caminhando contra o vento, lançado em 2006 pela diretora Tetê Moraes. Depoimentos de Gilberto Gil, Chico Buarque e outros importantes artistas e personagens da resistência contra a ditadura militar relatam a experiência de escrever para o jornal-escola O Sol.

Outro documentário contemporâneo presente no acervo é Entreatos, de João Moreira Salles. Lançado em 2004, ele expõe os bastidores da campanha presidencial de Luis Inácio Lula da Silva. 

Dirigido por Leon Hirzman e narrado por Ferreira Gullar, ABC da Greve traz a luta dos sindicalistas pela melhora nas condições de trabalho e melhores salários. Sem acordo com os dirigentes, três mil metalúrgicos cruzaram os braços em 12 de maio de 1978.  Iniciado no final dos anos 70, o filme foi concluído apenas em 1990, pela Cinemateca Brasileira. Na mesma linha, há ainda Linha de montagem, do cineasta Renato Tapajós.

Programação de inauguração da Biblioteca Pública Roberto Santos - Temática em Cinema

ARROZ E FEIJÃO - 1º EPISÓDIO DE CONTOS ERÓTICOS
(Brasil, 1977, 16mm). Dir.: Roberto Santo. Com Joana Fomm, Davi José, Xandó Baptista e outros.
Episódio do longa-metragem Contos eróticos. Esta história retrata o relacionamento entre uma mulher de 30 anos com um adolescente. A mulher tenta seduzir o parente caipira durante a refeição que ele faz todos os dias em sua casa. Dia 14, 17h

ÍRIS BRUZZI - EPISÓDIO DE AS CARIOCAS
(Brasil, 1966, DVD). Dir.: Roberto Santos.
Adaptado do texto A desinibida do Grajaú, o diretor inventa um programa de TV, em que a personagem espia seus pecados de garota da Zona Norte que, ao virar celebridade, adquire os hábitos avançados da Zona Sul, causando conflitos no conservador bairro de origem.
Após as projeções haverá um bate-papo com Inimá Simões (psicólogo e jornalista, pós-graduado em cinema com a tese Erotismo no cinema brasileiro). 
/ Biblioteca Roberto Santos. Zona Sul. Exibições seguidas. Dia 14, 17h

5 VEZES ROBERTO SANTOS
BIBLIOTECA PÚBLICA ROBERTO SANTOS / ZONA SUL / DE 20 A 29 / GRÁTIS
As projeções têm suporte em DVD.

A HORA E VEZ DE AUGUSTO MATRAGA
(Brasil, 1965, 120 min). Dir.: Roberto Santos. Com Leonardo Villar, Jofre Soares, Maria Ribeiro e outros.
Augusto Matraga é um violento fazendeiro que, traído pela esposa, é emboscado por seus inimigos e dado como morto. Porém, após ser salvo, ele se torna religioso. Augusto conhece Joãozinho Bem Bem, jagunço que o faz viver um conflito interno, incitando seus instintos. Matraga começa, então, a oscilar entre seu temperamento agressivo e o misticismo que não consegue mais abandonar.
/ Dia 20, 16h. Dia 29, 18h

AS CARIOCAS
(Brasil, 1966, 110 min). Dir.: Roberto Santos. Com Iris Bruzzi, Ivan de Souza, Esmeralda Barros e outros.
Marlene é uma carioca do subúrbio, eleita Rainha das Praias do Rio, que resolve, um dia, lavar seu carro em frente à sua casa, no bairro da Penha. Para isso, ela usa roupas curtas, atitude interpretada como uma afronta pelas vizinhas.
/ Dias 21 e 29, 16h

O GRANDE MOMENTO
(Brasil, 1957, 80 min). Dir.: Roberto Santos. Com Gianfrancesco Guarnieri, Myriam Pérsia, Paulo Goulart e outros.
Um jovem trabalhador quer se casar, mas não tem meios suficientes para realizar o casamento com que ele e a noiva sonham. Uma angustiada busca de dinheiro para pagar as últimas dívidas, contratar o fotógrafo da festa e retirar o terno da cerimônia, retido pelo próprio alfaiate, obriga o noivo desesperado a vender seu instrumento de trabalho: a bicicleta.
/ Dia 22, 16h. Dia 28, 16h

UM ANJO MAU
(Brasil, 1971, 107 min). Dir.: Roberto Santos. Com Adriana Prieto, Flavio Portho, Francisco de Franco e outros.
Vendida por sua mãe a um comerciante, Açucena é expulsa da casa de um comerciante por começar a se relacionar com seu irmão. Ao lado de Lucas, inicia uma difícil vida em uma fazenda. No local, um capataz tenta violentá-la e, na tentativa de salvá-la, Lucas o ataca e o deixa aleijado. Um jogo de vingança entre o dono da fazenda e Açucena resulta em tragédia.
/ Dia 22, 18h. Dia 27, 16h

SESSÃO CINECLUBE
BIBLIOTECA PÚBLICA ROBERTO SANTOS / ZONA SUL / SÁB. / GRÁTIS

As exibições têm suporte em suporte 16 mm.

CONTOS ERÓTICOS
(Brasil, 1977, 105 min). Dir.: Roberto Santos, Roberto Palmari, Joaquim Pedro de Andrade e Eduardo Escorel.
Dirigido por quatro diretores, este longa é composto de episódios baseados em contos que têm o erotismo como tema.
Arroz e feijão
Esta história retrata o relacionamento entre uma mulher de 30 anos com um adolescente. A mulher tenta seduzir o parente caipira durante a refeição que ele faz todos os dias em sua casa.
As três virgens
Dir.: Roberto Palmari. Com Paula Ribeiro, Eva Rodrigues e Carmem Silva.
Jovem tem relações sexuais com o rapaz que ama e é obrigada pela família a ir morar com três tias solteiras e castas.
O arremate
Dir.: Eduardo Escorel. Com Lima Duarte, Castro Gonzaga e Liza Vieira.
Fazendeiro chega à casa de um empregado para cobrar dívidas. O colono, não tendo como pagar, vai à cidade tentar um empréstimo, deixando a filha na fazenda. Sabendo disso, o fazendeiro seduz a moça e passa a procurá-la diariamente.
Vereda tropical
Dir.: Joaquim Pedro de Andrade. Com Cristina Aché, Cláudio Cavalcanti e outros.
Professor tem em uma melancia seu objeto de prazer.
/ Dias 21 e 28, 19h

Serviço:
BIBLIOTECA ROBERTO SANTOS (cinema) - Rua Cisplatina, 505 - Iranga - Tel.: 2273-2390
BIBLIOTECA HANS CHRISTIAN ANDERSEN (contos de fada)- Av. Celso Garcia, 4142
Tatuapé - Tel.: 2295-3447
BIBLIOTECA BELMONTE (cultura popular) - Rua Paulo Eiró, 525 - Santo Amaro - Tel.:5687-0408
BIBLIOTECA CASSIANO RICARDO (música)- Av. Celso Garcia, 4200 - Tatuapé - Tel: 2092-4570 e 2092-9952
BIBLIOTECA ALCEU AMOROSO LIMA (poesia) - Rua Henrique Schaumann, 777 - Pinheiros - Tel: 3082-5023