Centro Cultural da Juventude dedica mês à cultura russa

Encontros, exposição, filmes e aula de culinária revelam parte da cultura secular russa

País com maior extensão territorial do planeta e uma história marcante que por muitas vezes influenciou o destino do mundo, a Rússia foi palco de uma das mais importantes revoluções da história, a Revolução Russa, e lançou internacionalmente alguns dos grandes mestres da literatura universal. Para homenageá-la, o Centro Cultural da Juventude apresenta, integrando o projeto Que País É Este?, atividades variadas que ilustram características históricas, políticas, econômicas, culturais e sociais dessa Rússia, ao mesmo tempo tão longe e tão próxima de nós.

  • MATRIOSHKAS SÃO DESTAQUE EM EXPOSIÇÃO DE ARTESANATO

Produzidas em diversos materiais – principalmente em madeira –, pintadas e colocadas uma dentro da outra, da maior (exterior) até a menor (a única que não é oca), as matrioshkas são bonecas russas típicas que simbolizam grandeza, família e fertilidade. A palavra provém do diminutivo de Matryona, nome próprio muito comum entre as mulheres russas. Algumas dessas peças podem ser conferidas dia 24, às 10h30, logo após a palestra sobre idioma russo (veja box ao lado), quando o público é convidado a visitar a exposição que reúne desde as típicas matrioshkas até outros objetos de artesanato russo, como pinturas em madeira (hohloma) e porcelana (qz’el), além de gobelem (tapeçaria). Na ocasião, a professora conta um pouco sobre a cultura de seu país. As peças ficam expostas somente nesse dia.

| Biblioteca. Dia 24, 10h30. Grátis

  • PALESTRAS EXPLORAM LÍNGUA E LITERATURA

A professora e presidente do Círculo Cultural Russo, Tamara Kalinin, realiza dia 24, às 10h30, uma palestra sobre língua russa a partir do ensino das letras do alfabeto cirílico, utilizado pelas línguas eslavas. Filha de um russo que serviu ao exército do imperador antes da Revolução de 1917, a professora diz que o principal objetivo do encontro é “explicar as vantagens de estudar esse idioma”. Mais tarde, às 15h, o responsável pela criação do curso de língua e literatura russa da Universidade de São Paulo, o professor, ensaísta e tradutor Boris Schnaiderman, faz uma palestra sobre a história da literatura russa, explorando autores clássicos e contemporâneos .

| 30 vagas por atividade. Inscrições no local. Biblioteca. Dia 24. Idioma e cultura russa, 10h30. Literatura russa, 15h. Grátis

  • RÚSSIA EM CINEMA

Mais de 30 títulos, entre filmes de ficção e documentários, que fazem parte do acervo do Consulado da Rússia, estão disponíveis no Centro Cultural da Juventude aos interessados durante todo o mês. Entre as produções estarão A infância de Ivan, de Andrei Tarkovsky – filme ganhador do Leão de Ouro no Festival de Veneza, em 1962 –, sobre um garoto que trabalha de espião durante a investida nazista em território russo; e Bombardeiros infernais, de Semyon Aranovich, baseado no livro de Yuri German, sobre a Segunda Guerra Mundial.

| Home Theater. De 1º a 31. 3ª a dom., das 10h às 20h. Grátis

  • HISTÓRIA E POLÍTICA SÃO TEMA DE DEBATE

Integrando o projeto Café Cultural, a pesquisadora de história russa Vera Gers Dimitrov realiza, dia 24, às 16h, uma palestra sobre a história da Rússia, partindo do fim da pré-história, quando se formaram os povos eslavos, até a atualidade. Em relação às questões políticas atuais, serão abordados temas como economia, globalização, sistema político russo e sua influência sobre o Brasil. Em seguida, será aberto espaço para debate.

| 50 vagas. Inscrições no local. Biblioteca. Dia 25, 16h. Grátis

  • DANÇAS FOLCLÓRICAS

Assim como as festas juninas brasileiras, as aldeias russas realizavam festas comemorativas, celebrando o fim das épocas de colheita. Dessas festas, nasceram as mais diversas danças folclóricas, marcadas pelos passos acrobáticos dos homens e delicados das mulheres. A Associação Cultural Volga, grupo com 28 anos de atividade, formada quase inteiramente por descendentes de russos, apresenta dia 31, às 16h, algumas dessas danças típicas, coreografadas pelos russos Serafima Plotz e Nicolay Chocianowicz. O espetáculo será interpretado ao som de canções folclóricas de domínio público e intercalado pela participação do músico autodidata russo, Victor Selin. Tipicamente rural, o figurino desenvolvido por Serafima é todo pintado à mão.

| Área de convivência. Dia 31, 16h. Grátis

  • AULA REVELA SABORES DA CULINÁRIA RUSSA

A história, as tradições e o ritual da culinária russa são tema de uma oficina ministrada por Pedro Carvalho, chef do restaurante Café Pittoresque, dia 29, às 14h. Entre as receitas apresentadas estará o kotleta Pojarsky –prato comum nas mesas russas, preparado com bolinhos de carne empanados, acompanhados de trigo sarraceno e molho de raiz forte.
Segundo Pedro, a Rússia se caracteriza por uma culinária camponesa e tradicional, rica em pratos à base de cereais e legumes secos, principalmente batatas. No inverno, a temperatura chega a níveis tão baixos que o consumo de alimentos calóricos, além da vodca, é essencial para resistir ao frio intenso. O chef ensinará também uma receita de smetana, creme feito a partir da fermentação da nata do leite, muito rico em proteína e que acompanha a maior parte dos pratos típicos.

| 15 vagas. Inscrições no local. Biblioteca. Dia 29, 14h. Grátis

Kotleta Pojarski Gretchoi i Gribami
Dmitri Mikhaïlovitch Pojarski foi um herói russo que, em 1612, libertou Moscou da ocupação polonesa, contribuindo para a ascensão de Romanov. Kotleta significa bolinho e gretchoi i gribami, trigo sarraceno e cogumelos, que são os acompanhamentos desse prático prato.

Ingredientes:

1 filé de peito de frango
1/2 cebola média
1 pão amanhecido sem casca
100g de trigo sarraceno
50g de cogumelos variados picados
(shiitake, portobelo, erenguii)
50g de raiz forte em natura
50 ml de smetana (receita abaixo)
Farinha de trigo, farinha de rosca e ovo para empanar

Preparo:
Coloque o peito de frango, a cebola, o pão amanhecido, uma pitada de sal e triture até formar uma massa homogênea. Divida a massa em duas partes, faça duas bolas e achate-as levemente formando um disco arredondado. Passe na farinha de trigo, em seguida no ovo e na farinha de rosca. Frite em óleo quente em imersão à 160º C.
Em fogo brando, refogue em manteiga aquecida os cogumelos picados e em seguida misture o trigo sarraceno. Cubra com água filtrada e espere a água evaporar, cozinhando o trigo até ficar tenro. Acrescente sal a gosto. Misture a raiz forte à smetana e sirva junto com o prato.

Smetana:
Misture 1 kg de creme de leite fresco pasteurizado com um copo de iogurte natural e deixe o creme fermentar. Deve-se deixar essa mistura em local abrigado de vento por 24h e misturar de 4 a 5 vezes ao longo desse período. Em seguida, guardar na geladeira.


Serviço: Que País É Este?  Centro Cultural da Juventude. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641 - Vila Nova Cachoeirinha. Próximo do Terminal de ônibus Cachoeirinha. Até o dia 31/5. Grátis