Casas Bandeirante e Sertanista abrem exposições de Albano Afonso e Carla Chaim

A Casa Bandeirante recebe a exposição do artista Albano Afonso, Luz encarnada em corpo/ Corpo evanescido em luz. Já a Casa Sertanista sediará a exposição Ronda, de Carla Chaim.

O Museu da Cidade de São Paulo inaugurou no dia 16 de junho, duas exposições diferentes em duas de suas casas históricas. A Casa Bandeirante recebe a exposição do artista Albano Afonso, Luz encarnada em corpo/ Corpo evanescido em luz. Já a Casa Sertanista sediará a exposição Ronda, de Carla Chaim.

Albano Afonso cria instalações e fotografias, nas quais mistura impressões fotográficas, esculturas e imagens projetadas no espaço. Em Luz encarnada em corpo/corpo evanescido em luz, de Albano Afonso, a Casa Bandeirante é ocupada por uma série de instalações: objetos fundidos em bronze, cristais e espelhos se movem e se multiplicam em luzes e sombras que banham o espaço. Os ambientes da Casa ficam imersos numa atmosfera construída por projeção e refração e cristais replicam ou refratam a luz se atravessam as obras.

Já Carla Chaim inaugura a exposição Ronda, que traz vídeos e objetos ao espaço da Casa Sertanista. Os vídeos são resultado de ações realizadas pela artista no último mês, e explicitam as características da Casa, ao mesmo tempo em que especulam usos e pequenas ficções. No vídeo Ronda, por exemplo, Carla Chaim executa uma ação onde, no pôr do sol, ronda a Casa Sertanista com uma bandeira negra, feita de papel carbono. Na grande sala da Casa, os vídeos da ação realizada são apresentados juntos com a bandeira, que agora repousa na parede como um vestígio da ação de um corpo em um determinado suporte, um rastro de sua presença, ou mesmo o remanescente sinal de um gesto.

Sobre os artistas

Albano Afonso
1964, Brasil | Vive e trabalha em São Paulo, Brasil. Cria instalações e fotografias, nas quais mistura impressões fotográficas, esculturas e imagens projetadas no espaço. Por meio da luz e do movimento, um jogo de percepções desvela imagens que exploram o espaço construído como parte ilusória da realidade. Entendendo a luz como elemento pictórico, configura diferentes perfis plásticos, revisitando as referências clássicas desde outros pontos de vista, criando arquiteturas renovadas para uma mesma paisagem de luzes e sombras. Destacam-se as exposições individuais e coletivas realizadas no Contemporary Arts Center (Cincinnati), no Centro Cultural São Paulo, no Paço das Artes (São Paulo), no OI Futuro (Rio de Janeiro), no Palais des Beaux-Arts (Bruxelas), no CarpeDiem Arte e Pesquisa( Lisboa), no Invaliden1 Galerie (Berlim), no Espace Beaujon (Paris), assim como a I Bienal Internacional de Fotografia do Museu de Arte Moderna de São Paulo e a 29 Bienal de São Paulo.

Carla Chaim
1983, Brasil | Vive e trabalha em São Paulo. Graduada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP (2004), onde também fez pós-graduação em História da Arte (2007). Carla participou de diversas residências artísticas, entre elas Arteles, Finlândia (2013) e The Banff Centre for the Arts, Canadá, (2010). Seu trabalho foi apresentado em exposições coletivas incluindo: Frucht & Faulheit, Lothringer13 Halle, Munique, Alemanha; CODE, Osnova Gallery, Moscou, Rússia (2017); Ao Amor do Público I, Museu de Arte do Rio - MAR, Rio de Janeiro, Brasil (2016); Film Sector, Art Basel, Miami, EUA (2015); Into the Light, Galeria Raquel Arnaud, São Paulo, Brasil (2015); Ichariba Chode, Plaza North Gallery, Saitama, Japão (2015); Impulse, Reason, Sense, Conflict, Cisneros Fontanals Art Foundation – CIFO, Miami, USA (2014).Em 2016, Carla foi nomeada para o Future Generation Art Prize, onde em 2017 apresentou instalações e fotografias no Pinchuk Art Centre, Kiev, Ucrânia e no Palazzo Contarini Polignac, Veneza, Itália, em um evento colateral à Bienal de Veneza. Sua obra faz parte de coleções como Ella Fontanals-Cisneros, Miami, USA; Museu de Arte do Rio – MAR, RJ, Brasil. Representada pela Galeria Raquel Arnaud.

Serviço:

Albano Afonso - Luz encarnada em corpo/corpo evanescido em luz
| Casa Bandeirante. Praça Monteiro Lobato, s/nº - Butantã. Zona Oeste | tel.: 3031-0920.
De 3ª a dom., das 9h às 17h.

Carla Chaim - Ronda
| Casa Sertanista. Casa do Sertanista (Casa do Caxingui). Pça Dr. Ênio Barbato, s/nº, Caxingui. Zona Oeste. | tel. 3726-6348. De 3ª a dom., das 9h às 17h.