Bandas Strobo e Strombólica são destaques na programação de junho

Dois grupos com nomes similares, mas com estilos musicais diferentes, fazem show a partir do dia 7

 Por Aryanne Valgas

Em junho, duas bandas com os nomes estranhamente similares, mas com significados e estilos totalmente diferentes, apresentam-se no Circuito Municipal de Cultura: Strobo e Strombólica. O primeiro faz referência a um aparelho de iluminação que emite um efeito de flash, em que a luz fica piscando descontinuamente. Já o outro, origina-se de um espetáculo circense e lembra a antiga gíria “estrambólica”, que significa extravagante.

Vinda de Belém do Pará, a Strobo utiliza da experimentação de equipamentos, como bateria eletrônica, synths ou sintetizador (uma espécie de teclado eletrônico) e samples, para compor músicas dançantes. Formada em 2011 pelo duo Arthur Kunz (bateria e programações) e Léo Chermont (guitarra e sintetizadores), a banda já lançou quatro discos. O mais recente, STROBO 4, tem coprodução e participação na música Vingativa da cantora Marina Lima e do cantor e compositor Lucas Santtana. Com uma pegada eletrônica, a canção conta uma história de teor erótico.

Proporcionando uma viagem ilusória, Não!, Você me Traiu e My Name Is Bowie também são canções que compõem o repertório da banda. “Nós nos preocupamos muito com o significado imagético da nossa música”, afirmam os artistas. “Gostamos de passar uma sensação de déjà vu, e essa soma de sons nostálgicos, com timbres mais futuristas, cria uma ambientação para aquele que ouve poder fazer sua própria viagem subjetiva.”

Strobo promete um show dinâmico e diferente para cada apresentação no Circuito Municipal de Cultura. “As pessoas podem esperar uma hora de muita sonoridade, de virtuosismo e de adaptação com o local onde a gente vive. Assim elas conhecem um pouco Belém e nós conhecemos um pouco de cada lugar aonde vamos. Nós estamos descobrindo São Paulo! A pesquisa é essa.”

Strombólica

Com mais de 250 apresentações pelo Brasil, a Strombólica juntou-se pela primeira vez em 2007, quando Daniel Xingu, Marcelo e Dworecki Nandinho Thomaz se uniram às companhias de teatro Pia Fraus e Parlapatões para fazerem o espetáculo Stapafúrdyo, sob direção do cantor, compositor e ator André Abujamra. Um ano depois, a banda, que era apenas instrumental, ganha voz: Lia Bernardes.

Hoje, o quarteto se consolida com quatro discos lançados e cria canções com liberdade e sem um gênero musical concreto. “Nós temos muita dificuldade em definir um estilo musical, estamos no Brasil e ouvimos de tudo, desde músicas tradicionais a músicas de rua. Temos influências do rock brasileiro, do rock dos anos 70. Gostamos também de músicas da África, como Angola, Moçambique, África do Sul, e até da Europa”, explica Lia.

A banda apresenta o repertório infantil do disco Bichos do Mundo em Concerto, uma parceria com Beto Andreetta, criador e diretor da Pia Fraus. O álbum faz uma viagem pelo mundo dos animais, retratando personagens diversos, como o tubarão que sempre se dá mal na hora de procurar comida e o pinguim apaixonado por tudo que é preto e branco. Além de tocar, a banda interage com a plateia por meio de teatro de bonecos e números circenses.

Strobo e Strombólica

Será que Strobo e Strombólica se conhecem? Os rapazes da banda Strobo não viram os Strombólicos, mas prometem procurar saber deles um pouco mais: “A gente não tinha ouvido falar nessa banda, ainda. Não sabemos se eles têm uma sonoridade parecida com a nossa. Será? É instrumental também? Vamos procurar e conhecer um pouco mais, responde a dupla.

Já Lia Bernardes não só sabe quem é o Strobo como o indica para crianças. “Eu conheço sim a banda. Os meninos são do Pará e eu curto muito esse som. Eu acho que a criançada vai adorar porque, no fundo, a gente tem essa ideia de que criança gosta só de músicas com letras direcionadas para o público infantil, e a gente vê que elas gostam de ritmo, de energia. Bota aí Strobo para criançada ouvir!”, ordena, divertidamente, a cantora.

Strobo

|Casa de Cultura Vila Guilherme. | Praça Oscar Silva, 111 - Vila Guilherme. Tel.: 2909-0065. Dia 23, 19h

 

Strombólica
| Casa de Cultura São Rafael. Rua Quaresma Delgado, 376 - Parque São Rafael. Zona Leste. Dia 23, 15h
| Casa de Cultura da Brasilândia. Pça Benedicta Cavalheiro, s/nº - Brasilândia. Zona Norte. Tel.: 3922-9123. Dia 29, 13h