Arquivo Histórico Municipal lança novo site do Dicionário de Ruas

Banco de dados com história dos nomes das ruas de São Paulo foi totalmente reformulado

O Arquivo Histórico Municipal lançou na terça-feira, dia 22 de maio, o novo site do Dicionário de Ruas, que foi totalmente reformulado, está mais interativo e passa a ser responsivo.

Na ocasião, o secretário de Cultura, André Sturm, falou sobre a importância de conhecer a história da cidade, destacando a funcionalidade do novo site: “É muito legal ter acesso a esse tipo de informação. São Paulo é uma cidade muito grande e tem ruas com os nomes mais diversos, desde denominações históricas, como a Av. 23 de maio, até outras mais poéticas”, afirmou.

“Este site é um ganho muito grande para São Paulo. Nenhuma cidade no mundo tem um site parecido com esse”, afirmou o diretor do Arquivo Histórico, Luis Soares. Ele destacou ainda que a pesquisa e denominação das ruas da cidade é um trabalho que remonta à década de 1930, quando o Departamento de Cultura teve sob gestão de Mário de Andrade.

A Coordenação de Denominação de Logradouros Públicos é a instituição responsável pela análise dos novos nomes propostos para as ruas da cidade e, também, pela manutenção de um banco de dados contendo o histórico de cerca de 60 mil logradouros públicos. Além do histórico dos nomes das ruas de São Paulo, o site traz também mapas e fotografias antigas.

Dicionário de Ruas
O Dicionário de Ruas é uma ferramenta de pesquisa que o Arquivo Histórico Municipal de São Paulo disponibiliza na internet com informações a respeito do nome oficial dos logradouros públicos da capital. A Coordenação de Denominação de Logradouros e Próprios Municipais – CDL, do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo, tem por atribuições, desde a década de 1930, analisar e emitir pareceres para os órgãos da Administração Pública Municipal sobre denominações ou alterações de denominação de Logradouros e Próprios Municipais de acordo com a legislação vigente e de acordo com os dados oficiais arquivados, entre outras ações.

Acesse o site: https://dicionarioderuas.prefeitura.sp.gov.br/