Abril Para Dança traz estreia nacional de “Br.Us”

Espetáculo de sapateado é apresentado entre os dias 27 e 29 de abril no Teatro Alfredo Mesquita

Entre os destaques da programação do Festival Abril Para Dança, está a estreia nacional de Br.Us no Teatro Alfredo Mesquita. O espetáculo, que acontece entre os dias 27 e 29, é resultado da criação conjunta entre a coreógrafa brasileira Christiane Matallo e o norte-americano Jim Hamilton. Ela é especializada em tap dance (sapateado americano) e ele, conhecedor de ritmos brasileiros. A parceria inusitada resultou nessa apresentação que mistura a música dos dois países, unindo o sapateado ao samba, bossa nova e baião, além de movimentos derivados das danças dos orixás Iansã, Oxum, Iemanjá e Xangô.

Embora pareça uma combinação peculiar, os dois universos unidos nessa coreografia têm origens próximas: assim como o samba, o tap dance tem raiz na África, uma vez que o estilo, imortalizado nos cinemas por astros como Fred Astaire e Ginger Rogers, é influenciado pelo jazz. “O sapateado americano, além das interferências europeias, teve muita contribuição do refinamento musical dos afrodescendentes”, explica Christiane.
No palco, os dois bailarinos dançam clássicos norte-americanos, como The Chicken, de Jaco Pastorius, e Midnight Voyage, de Joey Calderazzo, e brasileiros, entre eles Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

Por Gabriel Fabri

| Teatro Alfredo Mesquita. Av. Santos Dumont, 1.770, Santana. Zona Norte. | tel. 2221-3657. Dias 27, 28 e 29/4. Sexta e Sab., 21h. Dom., 19h. 60 min. Livre. Grátis (retirar 1h antes).

Sobre o Abril Para a Dança
Para comemorar o Dia Internacional da Dança (29 de abril), a Secretaria Municipal de Cultura promove, entre os dias 13 e 29 de abril, a segunda edição do festival Abril para Dança. Gratuita, a programação chega aos teatros municipais e centros culturais e faz um panorama de diferentes estilos de dança, como flamenco, afro, contemporâneo, urbano e sapateado, dando continuidade à política de inclusão dessa arte tão diversa ao calendário cultural da cidade.
Nesta edição, o público pode conferir espetáculos criados por companhias de vários cantos do país, além de apresentações espontâneas pelas ruas da cidade, conhecidas como flash mobs.

Confira a programação completa clicando aqui.