Carmen, do Balé Guaíra, é destaque no Abril Para Dança

Companhia de Curitiba apresenta coreografia no Teatro Paulo Eiró entre os dias 27 e 29 de abril

 Uma das óperas mais populares e adoradas do repertório mundial, Carmen, chega ao palco do Teatro Paulo Eiró, reinventada pelas mãos do Balé Teatro Guaíra, de Curitiba. Com coreografia de Luiz Fernando Bongiovanni, o espetáculo traz a trilha do compositor russo Rodion Shchedrin, que, por sua vez, reelaborou a partitura original de Georges Bizet para um espetáculo de balé de sua mulher, a grande bailarina Maya Plisetskaya. As apresentações são gratuitas e acontecem entre os dias 27 e 29 de abril.

A dança permitiu que o espetáculo contasse a história de Carmen de forma mais aberta do que no libreto da ópera. “Essa é uma linguagem que fala nas entrelinhas, e acredito que isso é uma vantagem”, afirma Bongiovanni. O fato da história já ser muito conhecida também tornou o processo mais interessante. “Todos já sabem de antemão os acontecimentos, então podemos, ao mesmo tempo em que contamos o que é tradicional, subverter elementos”, explica, sem revelar em que sentido a dramaturgia original foi alterada.

O coreógrafo diz que o espetáculo discute a força do amor, mas não apenas pelo lado positivo. “Faz-se muita besteira por amor, por todos os seus tipos”, afirma. “Será que isso não nos faz pensar um pouco a respeito do que chamamos amor? Será que esse sentimento merece tal designação?”, questiona.

Embora o estilo de dança seja contemporâneo, o espetáculo usa como referência o flamenco, uma vez que a personagem principal é cigana. O corpo de baile do Guaíra se reuniu então com a bailarina Carmen Romero para uma vivência. “A ideia era pesquisar, encontrar atitudes e provocar inspirações”, conclui.

Por Gabriel Fabri

Serviço: | Teatro Paulo Eiró. Av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro. Zona Sul. | tel. 5546-0446 e 5686-8440. Dias 27, 28 e 29/4. Sexta e Sab., 21h. Dom., 19h. 60 min. Livre. Grátis (retirar 1h antes).

Sobre o Abril Para a Dança
Para comemorar o Dia Internacional da Dança (29 de abril), a Secretaria Municipal de Cultura promove, entre os dias 13 e 29 de abril, a segunda edição do festival Abril para Dança. Gratuita, a programação chega aos teatros municipais e centros culturais e faz um panorama de diferentes estilos de dança, como flamenco, afro, contemporâneo, urbano e sapateado, dando continuidade à política de inclusão dessa arte tão diversa ao calendário cultural da cidade.
Nesta edição, o público pode conferir espetáculos criados por companhias de vários cantos do país, além de apresentações espontâneas pelas ruas da cidade, conhecidas como flash mobs.

Confira a programação completa clicando aqui.