Gabinete nos Bairros visita Itaquera e Heliópolis

Equipe passou por três bibliotecas e uma casa de cultura

O secretário municipal de Cultura, André Sturm, e membros da sua equipe, realizaram, nesta quinta-feira, dia 23 de março, mais um roteiro de visitas a equipamentos culturais dentro do programa Gabinete nos Bairros. Desta vez, a equipe visitou o bairro de Itaquera, na Zona Leste, passando pela Casa de Cultura Raul Seixas e pelas bibliotecas Vicente de Carvalho, Vinicius de Moraes e Sérgio Buarque de Holanda. Roseli Pires dos Santos, coordenadora regional do Sistema Municipal de Bibliotecas acompanhou o roteiro.

A primeira visita foi à Casa de Cultura Raul Seixas. Acompanhado da coordenadora Aurora Oliveira, o secretário circulou pelas dependências do local e propôs a renovação do acervo de livros da Casa. A equipe visitou também a Biblioteca Vicente de Carvalho e, em seguida, a Vinicius de Moraes, onde foi recebida pela coordenadora Cláudia Barreto. Na ocasião, o espaço recebeu novo mobiliário, planejado para o público infantil, em que os livros têm suas capas voltadas para o público, facilitando seu manuseio. Esta é uma das ações do programa Biblioteca Viva, que busca revitalizar as bibliotecas municipais de São Paulo, apostando no papel cultural do livro e na importância do incentivo à leitura. Por fim, a equipe visitou a Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda, também na Zona Leste, coordenada por Áurea dos Santos.

A última visita do roteiro foi ao Instituto Baccarelli, localizada na comunidade de Heliópolis. A associação proporciona formação musical e artística a crianças e jovens do entorno. O secretário foi recebido no local pelo diretor, Edmilson Venturelli, que levou a equipe para assistir aulas dos corais infantis e intermediários, de musicalização infantil, violoncelo, flauta transversal e um ensaio da Orquestra Sinfônica Juvenil de Heliópolis.

Também acompanharam as visitas Jacinto Reis, Prefeito Regional de Itaquera; Luciano Pereira Serra, supervisor de cultura da Prefeitura Regional de Itaquera; Carlos Alberto Said, coordenador de parques da Secretaria do Verde e Meio Ambiente; e as vereadoras Ruth Costa e Adriana Carvalho.

O programa

O programa Gabinete nos Bairros prevê visitas e diálogos com o público frequentador, artistas e entidades culturais com o objetivo de ouvir, avaliar e aprimorar políticas públicas culturais no âmbito municipal, de modo a gerar melhorias nas diversas regiões da cidade. Todas as semanas, ao menos um espaço da SMC é visitado numa região da cidade.