Com texto de Nelson Rodrigues, “A Serpente” estreia no Teatro Arthur Azevedo

Dirigida por Lavinia Pannunzio, montagem inédita tem curta temporada a partir do dia 16

O Teatro Arthur Azevedo recebe uma montagem inédita do derradeiro texto de Nelson Rodrigues. Com direção de Lavinia Pannunzio, “A Serpente” estreia no dia 16 de março, e fica em cartaz até 22 de abril.

Em sua primeira direção de um texto de Nelson Rodrigues – ela já atuou em  “Vestido de Noiva”, em montagem de Eric Lenate – Lavinia pensou na encenação de “A Serpente”, para a Cia. Círculo dos Comediantes, com tema central na morte. “O fim de si mesmo, do outro, com o outro, para o outro”, explica a diretora. A ambientação, portanto, é fúnebre, e o mesmo espaço se transforma de sala de jantar a um necrotério –tudo preto com detalhes em vermelho. “Decidi por um lugar em que se depure, em que se celebre e em que se beba a morte”, justifica Lavinia. O texto fala sobre duas irmãs recém-casadas que vivem com os maridos sob o mesmo teto. A relação entre eles começa a ruir já na primeira cena do espetáculo, quando um dos casamentos demonstra ares de fracasso. “Cada um é a cobra do Paraíso do outro.”

A diretora explica por que a serpente é um animal tão simbólico em diversas culturas. “É fascinante pelo fato de ela transitar entre terra e água, trocar a pele, se renovar, além do risco que implica o contato com ela”. Embora no cristianismo o animal seja associado à culpa e ao sofrimento, a serpente simboliza a totalidade da existência. “A serpente está presente na cosmogonia de todos os povos, evocando sabedoria, conhecimento, iluminação, renovação e equilíbrio da vida”, afirma, citando como exemplo a mitologia grega.

Na peça, a serpente simboliza os dois extremos. “A separação, o adultério, a preservação da virgindade, o incesto. Todas essas coisas aprisionam os personagens e os colocam num inferno cristão de culpa máxima”, explica a diretora. “Então há a perda do Paraíso, sim, mas há também amores de ordem mítica, ancestral, para além da compreensão da religião cristã.”

Serviço: Teatro Arthur Azevedo – sala multiuso. Av. Paes de Barros, 955, Mooca, Zona Leste | tel. 2604-5558. De 16/3 a 22/4. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h. Grátis. 70 min. +16 anos.