Mostra do Circo Zanni faz curta temporada no Parque do Povo

Apresentações do Circo Zanni, Circo Amarillo, Cia. Artinerant’s e La Mínima acontecem entre os dias 23 de fevereiro e 11 de março

Um dos mais conhecidos e respeitados grupos circenses do Brasil, o Circo Zanni, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, apresenta, entre os dias 23 de fevereiro e 11 de março, no Parque do Povo, uma mostra não somente de espetáculos de seu repertório, como das Companhias que integram o grupo: Clake e Experimento Circo, do Circo Amarillo, Balbúrdia, da Cia. Artinerant’s, e Rádio Varieté e Reprise, da Cia. La Mínima.

O Circo Zanni apresenta O Espetáculo, que reúne o que há de melhor de seus artistas. A montagem tem uma estrutura próxima do circo clássico ao mesmo tempo que evidencia as caraterísticas contemporâneas trazidas por seus integrantes, através de números aéreos, de acrobacia, equilíbrio e magia, além de palhaçaria clássica.

O Zanni é em essência um circo “clássico contemporâneo brasileiro” que retoma uma antiga tradição circense: a musicalidade ao vivo. Hoje em dia, quando a música mecânica é predominante nos espetáculos de circo, o Zanni traz para o coração dos seus espetáculos a banda ao vivo formada pelos seus acrobatas, trapezistas, palhaços e malabaristas.

Os protagonistas de Balbúrdia, da Cia. Artinerant's, desconstroem o que se espera de um espetáculo circense. Casados na vida real, os artistas Daniel Pedro e Maíra Campos, fundadores da Cia., trazem para a montagem suas experiências pessoas e profissionais em um espetáculo que mistura técnicas tradicionais e contemporâneas do circo.

Com o espetáculo Experimento Circo, o Circo Amarillo traz quatro personagens cômicos excêntricos com um jogo frenético entre eles, apresentando números que exploram a poética das formas com a linguagem popular do circo de rua. Com uma estética refinada (tapeçaria dourada, vermelha e negra) presente nos figurinos e nos objetos de cena eles se nomeiam os “primitivos do futuro”. Uma investigação de formas cômicas com risco, surpresa, humor e cumplicidade com o público, gera uma química entre crianças e adultos, tornando‐o um espetáculo para todas as idades.

Por fim, a Cia. La Mínima apresenta Reprise. Ao chegarem para sua apresentação, dois palhaços descobrem que foram contratados para o mesmo local, no mesmo horário, pela mesma pessoa. Depois de infrutíferas tentativas de provar um ao outro sua prioridade no picadeiro, decidem realizar este trabalho juntos. Desta forma, percebem que seus talentos se multiplicam, além de ser uma boa oportunidade de renovar o repertório.

O Circo Zanni foi criado em 2004 com o intuito de resgatar a importância dos espetáculos de circo apresentados na lona em centros urbanos. Na capital, teve seu início na Barra Funda, mas criou raiz no Parque Augusta, local em que montou a lona entre 2005 e 2010. No Memorial da América Latina realizou mais de 10 temporadas seguidas entre 2007 e 2015.

Confira a programação completa:

O Espetáculo (Circo Zanni)
Dias 23, 24, 25/02 e 03, 04, 10 e 11/03
Sexta, 20h. Sab, 18h e 20h. Dom., 17h e 19h30

Rádio Varieté (La Mínima)
Dia 01/03
Qui., 18h e 20h

Reprise (La Mínima)
Dia 02/03
Sex.,18h e 20h

Experimento Circo (Circo Amarillo)
Dia 07/03
Qua., 18h e 20h

Clake (Circo Amarillo)
Dia 28/02
Qua., 18h e 20h

Balbúrdia (Cia Artinerant’s)
Dias 08 e 09/03
Qui., e Sex.,18h e 20h

Serviço: Circo Zanni Mostra - Parque do Povo. Av. Henrique Chamma, 420 - Chácara Itaim. Livre. Grátis (Ingressos distribuídos no local 2 horas antes de cada sessão. Sujeito à lotação do espaço).