Programação do Circuito Municipal de Cultura

Junho 2018

CIRCO

Sizu, O Bárbaro
O palhaço Sizu faz uma sátira aos números de equilíbrio, acrobacias e mágicas. Impulsionado por sua vaidade esta figura nos mostra como domesticar objetos inanimados e transformá-los em realizadores de performances burlescas. Baseado em grandes cenas clássicas o espetáculo resgata a imaginação do público transformando a apresentação num grande show lúdico, poético e irônico.
| Casa de Cultura Campo Limpo. R. Aroldo de Azevedo, 100 - Campo Limpo. Zona Sul. Tel: 5841-8164. Dia 14, 14h

Circo Jazz
A união dos grupos leva o público ao universo dos cabarés de variedades de 1930 em um uma configuração contemporânea, inspirada nas experiências adquiridas com a arte de rua em diversos estados do país. Tendo como base o repertório de Swing Jazz e música brasileira, o grupo insere elementos da dança e circo em seus números, trazendo à tona uma série de imagens de um universo lúdico, onde as fronteiras das artes se misturam, provocando o riso e a interação ativa com o público, através de repertório autoral e grandes clássicos de Cabaré.
| Casa de Cultura Hip Hop Leste. Av. Sarah Kubitschek 165 – Cidade Tiradentes. Tel.: 3396-0106.Dia 1º, 16h
| Casa de Cultura Itaim Paulista. Rua Monte Camberela, 490, Vila Silva Teles. Zona Leste. Tel.: 2963-2742. Dia 3, 18h30
| Centro Cultural Vila Formosa. Av. Renata, 163, Vila Formosa. Zona Leste. | tel. 2216-1520. Dia 16, 19h

Pílulas Cômicas
A Cia. Pílulas Cômicas apresenta uma intervenção artística reunindo dois números que parodiam o universo do circo: A Vidente e Fritz – O Grande Faquir.
A trupe de Palhaços invade o espaço num grande cortejo musical anunciando suas atrações surpreendentes: “Madame Tárátátá’’ a internacional e célebre vidente russa, dotada de poderes extra-sensoriais, juntamente com sua assistente Fanikita irá executar diante da plateia uma série de experiências e adivinhações.
Fritz - O Grande Faquir, vindo diretamente das Índias apresentará ao público seus feitos e capacidades extraordinários. Excepcional engolidor de espada, e com uma força descomunal, Fritz e sua assistente Fanikita, apresentarão ao público um número de ilusão extremamente impressionante: A Cabeça Flutuante Perfurada.
Quiproquós, grandes feitos, muita magia às avessas, desacertos e disparates interativos acontecem durante a apresentação onde os palhaços se apresentam e expõem seu repertório.
Os números serão entremeados por canções parodiadas do repertório russo e francês bem próprio do espírito do universo do circo e do palhaço.
| Centro Cultural Cidade Tiradentes. R. Inácio Monteiro, altura do nº 6.900, esq. com Rua Alexandre Davidenko, Cidade Tiradentes. Zona Leste. | tel.: 2555-2840. Dia 3, 16h
| Casa de Cultura Freguesia do Ó - Salvador Ligabue. Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 - Freguesia do Ó. Zona Norte. Tel.: 3931-8266. Dia 17, 20h


DANÇA

B.r.U.s
B.r.U.s é um espetáculo com sapateado americano, dança, percussão, saxofone e muita ação! Dança para se ouvir e música para se ver à favor da cena.
Piano, sax tenor, cajon, pandeiro e tap dance. Chris Matallo e Jim Hamilton desenvolvem uma pesquisa onde o corpo através do movimento com foco nas articulações e dinâmicas geram som. Por meio do pensamento musical, a linguagem do sapateado americano será o resultado de uma conexão e inteireza do corpo. Muitas vezes, o instrumento musical vira a extensão do próprio corpo. O jogo de quem toca e quem dança entre uma ponte da linguagem do tap dance americano com ritmos brasileiros entre artistas que pertencem à culturas de países distintos, mas que estão em sintonia!
| Casa de Cultura Ipiranga. Av. Tancredo Neves, 1265 - Moinho Velho. Zona Sul. Tel.: 2969-7066. Dia 23, 18h
| Casa de Cultura São Mateus. R. José Francisco dos Santos, 502. São Mateus. Zona Leste. Tel.: 3793-1071. Dia 15, 16h
| Casa de Cultura Guaianases. Rua Castelo de Leça, s/n – Jardim Soares – Guaianases – Zona leste. Dia 27, 14h

Cebola
Cebola – cascas de um todo” – é um trabalho que faz uma reflexão sobre os tipos de relacionamentos, utilizando a metáfora da cebola para trabalhar sobre as várias camadas do amor. Vendo como um sentimento que se não for tratado de maneira segura, acaba machucando, mas sendo bem tratado, pode ser eterno. Através de músicas da bossa nova ele trilha um caminho que busca no íntimo de cada pessoa lembranças de relacionamentos. Um bailado que busca impressionar por sua precisão e expressão, levando a dança a um público transeunte visando mudar aquele instante. Uma troca de olhar, a entrega de uma rosa e muita dança, tudo isso em torno de um banco de praça, onde se param para ver as pessoas passarem e lembrar de momentos de tranquilidade com o ser amado.
| Casa de Cultura do M'boi Mirim. Av. Inácio Dias da Silva, s/nº - M’Boi Mirim. Zona Sul. Tel.: 5514-3408. Dia 16, 18h
| Casa de Cultura do Tremembé. R. Maria Amália Lopes de Azevedo, 190 - Tremembé. Zona Norte. Tel.: 2991-4291. Dia 2, 17h

Carne Urbana
O limite da carne em um tecido rasgado por relações urbanas. É chegar às vísceras. Encarnar. Para além da pele, chegamos à carne, que gera movimento e torna vivo o urbano. Um fluxo incessante de trocas entre corpo e cidade. Um corpo guiado pelas aparências, pela imagem, pela busca da longevidade. Um corpo que nega a morte e torna-se escravo da sobrevivência. É preciso perder, deixar morrer, perceber o corpo que definha, engasga, emperra, interrompe, apodrece. E seguir, mesmo com a distopia de um lugar que revela gestos que quase desistem, que abandonam. O trabalho busca refletir sobre a fisicalidade dos corpos urbanos e as transformações do corpo, revelando percepções ora silenciadas internamente, ora escancaradas no bando, e que emanam nesta exposição de carnes.
| Casa de Cultura Santo Amaro. Pça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434, Santo Amaro. Zona Sul. Tel: 5522-8897. Dia 2, 19h
| Casa de Cultura São Rafael. Rua Quaresma Delgado, 376 - Parque São Rafael. Zona Leste. Dia 17, 17h
| Casa de Cultura Hip Hop Sul. R. Sant’Ana, 201, Vila São Pedro. Zona Sul. Tel.: 5631 0740. Dia 24, 18h

Tentação de ser muito feliz
TENTAÇÃO DE SER MUITO FELIZ - O Terceira Categoria apresenta seu processo criativo em um baile espetáculo aberto ao público. O projeto intitulado Tentação de ser muito feliz é um trabalho cênico utilizando como ponto de partida o forró pé de serra e todo seu contexto cultural. Através de experimentações que instiga um olhar diferente para nossa prática em dançar forró pé de serra, criamos e recriamos nossas relações e histórias com esta dança e suas vertentes. Nosso baile espetáculo acontece durante forró [festa] embalado pelo Quarteto Na Emenda surpreendendo e interagindo com o público.
| Casa de Cultura Santo Amaro. Pça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434, Santo Amaro. Zona Sul. Tel: 5522-8897. Dia 9, 19h

Nômades Viajantes
O espetáculo foi criado a partir de uma atividade no grupo “Identidade Em Movimento”, onde teriam que passar por todas as fases da vida do nascimento até a morte e conta com atrações participativas e uma viagem pelos sentimentos mais profundos desde a alegria a solidão.
| Casa de Cultura Itaim Paulista. Rua Monte Camberela, 490, Vila Silva Teles. Zona Leste. Tel.: 2963-2742. Dia 10, 18h30
| Casa de Cultura Santo Amaro. Pça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434, Santo Amaro. Zona Sul. Tel: 5522-8897. Dia 30, 19h

 

MÚSICA

Adriana Sanchez
Batizado como “Salve Lua”, o novo projeto da cantora e musicista Adriana Sanchez é um Tributo à Luiz Gonzaga, no qual a artista fez releituras dos clássicos do Rei do Baião, trazendo suas influências e personalidade.
| Casa de Cultura São Miguel. R. Irineu Bonardi, 169, Vila Pedroso - São Miguel Paulista. Zona Leste. Tel.: 2297-9177. Dia 3, 16h
| Casa de Cultura Ipiranga. Av. Tancredo Neves, 1265 - Moinho Velho. Zona Sul. Tel.: 2969-7066. Dia 30, 18h

Affah Rocha
Affah Rocha, conhecido também como RAPZILLA, prepara seu segundo trabalho, entre shows e projetos que fomentam a cultura Hip Hop em São Paulo, sempre buscando mostrar por meio da arte que o amor e a união são as chaves para mudar a realidade em que vivemos.
| Casa de Cultura Freguesia do Ó- Salvador Ligabue. Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 - Freguesia do Ó. Zona Norte. Tel.: 3931-8266. Dia 6, 19h
| Casa de Cultura São Mateus. R. José Francisco dos Santos, 502. São Mateus. Zona Leste. Tel.: 3793-1071. Dia 23, 20h

A’s Trinca
Diretamente da Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, o grupo começou a sua trajetória no ano de 2012. A's Trinca é um dos nomes de destaque da nova geração do hip hop nacional, onde, possui muita bagagem e experiência para poder compartilhar suas ideologias. Onde abordam diversos temas em suas letras, como: a valorização da mulher e a defesa do conceito de que a mulher não precisa mostrar o seu corpo para crescimento/elevação pessoal.
Em 2013 o grupo lançou seu primeiro EP intitulado "Trinca de A's" e seu primeiro videoclipe com a música “Agressora”, levando então o prêmio de Melhor videoclipe de Rap de São Paulo em 2013 e a canção foi eleita a terceira Melhor Música do Ano pelo site "Noticiário Periférico".
| Casa de Cultura Itaim Paulista. Rua Monte Camberela, 490, Vila Silva Teles. Zona Leste. Tel.: 2963-2742. Dia 16, 18h30

Banda Bicho de pé
O Bicho de Pé é um grupo que compõe e toca música regional brasileira, com ênfase nos ritmos dançantes do norte e nordeste, como xote, baião, samba, forró, xaxado, maracatu, carimbó e arrastapé. Com 20 anos de carreira, 9 turnês internacionais, já tocaram com grandes nomes da música brasileira como: Dominguinhos, Elba Ramalho, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Fagner, Zeca Baleiro, Chico César, Maria Gadú, entre outros. Bicho de Pé, 20 anos, mostra bem a riqueza dos nossos ritmos brasileiros. O show mescla músicas inéditas da banda, que estão sendo lançadas neste ano de 2018, com músicas de artistas consagrados como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Zé Ramalho, Fagner, João do Vale, Marinês, etc.
| Casa de Cultura do M'boi Mirim. Av. Inácio Dias da Silva, s/nº - M’Boi Mirim. Zona Sul. Tel.: 5514-3408. Dia 9, 20h
| Teatro Flávio Império. R. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba. Zona Leste. | tel. 2621-2719.
Dia 16, 16h
| Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha. Zona Norte. | tel. 3343-8999. Dia 17, 20h

Xênia França
A cantora baiana, Xênia França, apresenta o repertório de seu primeiro disco solo, homônimo, lançado em outubro de 2017 com patrocínio da Natura Musical. Neste trabalho, a artista canta a complexidade que é a existência de toda mulher negra, fazendo desta obra uma manifestação transcendental.
Dos tambores percussivos baianos que dialogam com a música produzida em território africano, misturados ao jazz, a música pop e afro cubana, é em confissões intimistas que Xênia França canta sobre o amor, a bahia, a metafísica, e outros temas que fazem parte de seu universo.
Sua performance no palco assume tons delicados e potentes, intimista e ao mesmo tempo é capaz de dialogar com um grande número de pessoas. Xenia parece jogar com as possibilidades a cada novo fragmento de voz.
| Centro Cultural Tendal da Lapa. R. Guaicurus, 1.100 - Lapa. Zona Oeste. Tel.: 3862 1837. Dia 7, 21h
| Casa de Cultura Hip Hop Sul. R. Sant’Ana, 201, Vila São Pedro. Zona Sul. Tel.: 5631 0740. Dia 17, 18h

Banda Estralo
Com o objetivo de apresentar diversas faces da música brasileira para os pequenos, a Banda Estralo apresenta o show Estórias de Cantar. O set list do show inclui artistas brasileiros reconhecidos em todo o mundo, como Vinicius de Moraes, Marisa Monte, Arnaldo Antunes, Milton Nascimento e muitos outros. O show também traz momentos de interação direta com as crianças. Após a leitura de A Bailarina, por exemplo, a Banda apresenta a música Ciranda da Bailarina (Chico Buarque e Edu Lobo), enquanto uma ou mais crianças da plateia são convidadas ao palco para se tornarem artistas por alguns instantes.
| Casa de Cultura São Rafael. Rua Quaresma Delgado, 376 - Parque São Rafael. Zona Leste. Dia 6, 14h
| Biblioteca Jayme Cortez. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha. Zona Norte. | tel. 3343-8999. Dia 8, 15h

Brisa Flow
Filha de chilenos, a artista conhecida como Brisa Flow, faz juz ao nome por ter uma musicalidade livre com letras que trazem uma pluralidade de temas relacionados a vivência das mulheres e a desigualdade social presente na América Latina.
| Casa de Cultura do Tremembé. R. Maria Amália Lopes de Azevedo, 190 - Tremembé. Zona Norte. Tel.: 2991-4291. Dia 24, 17h

Caiçara - Folguedos
Segundo EP da trilogia “Efeito In Casa” do músico Caiçara gravado em São Paulo no porão de sua casa na Vila Romana e nos estúdios Casa Azul e Medusa, mostra sua assinatura cultural nesta “liga” musical entre o urbano e suas raízes pernambucanas. Com quatro músicas autorais este lançamento traz um pouco da experiência do músico em SP durante este 1 ano e meio de estadia e andanças, inspirando temas como o frio na faixa “Domingo”, em “Mercado” e “Tempero” as cores da região da Lapa a mais nordestina da metrópole neste misto de vivência urbana e identidade artística (faixas três e quarto).
| Centro Cultural Cidade Tiradentes. R. Inácio Monteiro, altura do nº 6.900, esq. com Rua Alexandre Davidenko, Cidade Tiradentes. Zona Leste. | tel.: 2555-2840. Dia 2, 20h
| Casa de Cultura do Ipiranga. Av. Tancredo Neves, 1265 - Moinho Velho. Zona Sul. Tel.: 2969-7066. Dia 16, 18h
| Casa de Cultura Itaquera Raul Seixas. R. Murmúrios da Tarde, 211, Cohab 2 José Bonifácio - Itaquera. Zona Leste. Tel.: 2521-6411. Dia 3, 16h
| Casa de Cultura Brasilândia. Pça Benedicta Cavalheiro, s/nº - Brasilândia. Zona Norte. Tel.: 3922-9123. Dia 24, 17h

Claudya
Claudya faz uma retrospectiva da sua carreira desde o Fino da Bossa, passando pelo grandes Festivais, pelos seus grandes sucessos na década de 70, até a peça Evita, onde protagonizou o personagem no Teatro. Um espetáculo em homenagem a música brasileira e aos 50 anos de carreira da artista.
| Centro Cultural Jabaquara. Rua Arsênio Tavolieri, 1 - Jardim Oriental. | tel. 5011-7445. Dia 1º, 16h
| Centro Cultural da Penha. Largo do Rosário, 20, Penha. Próximo do Shopping Penha. Zona Leste. | tel.2295-0401. Dia 16, 20h

Laylah Arruda
A cantora e compositora Laylah Arruda apresenta o show do seu álbum de estréia "Amalgama", trazendo a lírica da diáspora negra feminina, em fusão com o "Roots Steppa" - sub vertente do Reggae com maior destaque na Inglaterra.
O repertório é reproduzido por sua backing band Orgânika, com as músicas do álbum e os demais singles compostos por Laylah, além de releituras consagradas da música negra.
| Casa de Cultura Vila Guilherme. | Praça Oscar Silva, 111 - Vila Guilherme. Tel.: 2909-0065. Dia 9, 18h

Lucas Caru
O artista revelação Lucas Caru apresenta seu repertório recheado de grandes sucessos tais como Natiruts, Onze:20, O Rappa, Planta e Raiz, sucessos próprios e inéditos, onde se destacam OLHOS VERDES e LUTA POR UM SONHO. Também compõe seu setlist grandes Hits internacionais como Bob Marley e versões no formato Pop Reggae de John Legend, entre outros, onde mixa Hip Hop e Pop romântico.
| Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha. Zona Norte. | tel. 3343-8999. Dia 23, 20h

Edith Veiga canta Lupícinio
Considerada a Rainha do Bolero, Edith Veiga apresenta show em que aborda o cancioneiro de Lupicínio Rodrigues, um dos maiores compositores do Brasil. Além de sucessos do autor, como Nervos de Aço, Vingança, Ela disse me assim, Exemplo e Volta, Edith canta sucessos de sua carreira, como Faz-me rir e Meu Homem.
| Casa de Cultura do Butantã. Av. Junta Mizumoto, 13, Jardim Peri Peri. Zona Oeste. Tel.: 3742-6218/ 3744-4369. Dia 3, 16h

Hurtmold
Formada em 1998 pelos amigos Maurício Takara, Guilherme Granado, Marcos Gerez, Mário Cappi e Fernando Cappi, a banda vem se apresentando pelo Brasil e exterior e lançando discos desde então. Em 2003, Rogério Martins se integra ao Hurtmold. Com base no rock, mas empilhando outras diversas referências (musicais ou não), o grupo se utiliza de inúmeros instrumentos resultando numa sonoridade de forte caráter orgânico, recheado de texturas, ora tensas ora delicadas e sempre aberta a improvisações.
| Centro Cultural Grajaú. R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Capela do Socorro. Zona Sul. Tel.: 5925-4943. Dia 30, 19h

Lia Sophia
Lia Sophia é citada com freqüência por jornalistas e críticos de música como um dos grandes nomes da música brasileira. Eleita por Nelson Motta como a grande revelação de 2012, a cantora lançou em fevereiro de 2014 o seu mais recente
CD, batizado com o próprio nome, e fez shows lançamento no Brasil e exterior.
| Casa de Cultura Freguesia do Ó - Salvador Ligabue. Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 - Freguesia do Ó. Zona Norte. Tel.: 3931-8266. Dia 3, 20h

Strobo
Original de Belém o duo formado em 2011 por Arthur Kunz (bateria e programações) e Leo Chermont (guitarra e sintetizadores) tem em sua veia a música instrumental dançante do Pará misturada a elementos da música pop mundial. Com influências regionais passando pela guitarrada paraense, carimbó e até mesmo o Zouk, a banda utiliza-se da tecnologia para misturar timbres digitais e analógicos sem restrição, resultando em uma música eletrônica cheia de personalidade feita para o corpo, sem esquecer de entreter a mente.
| Casa de Cultura Vila Guilherme. | Praça Oscar Silva, 111 - Vila Guilherme. Tel.: 2909-0065. Dia 23, 19h
| Casa de Cultura São Rafael. Rua Quaresma Delgado, 376 - Parque São Rafael. Zona Leste. Dia 2, 18h

Marquinhos Jaca - Clássicos Samba
Marquinhos Jaca tem como influências, Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Jovelina Pérola Negra, Dona Ivone Lara, Germano Mathias, entre outros, apresentará neste Circuito, seus clássicos do Samba. Nem por isso o seu samba é datado ou preso a padrões criativos. É esta mensagem que procura passar através de suas composições que compartilha em comunidades como o Samba na Feira, Samba da Laje, Samba Nosso de Cada Dia (Vai-Vai) e Barra Funda Estação do Samba (Camisa Verde e Branco).
| Casa de Cultura Itaquera- Raul Seixas. R. Murmúrios da Tarde, 211, Cohab 2 José Bonifácio - Itaquera. Zona Leste. Tel.: 2521-6411. Dia 17, 16h
| Casa de Cultura Campo Limpo. R. Aroldo de Azevedo, 100 - Campo Limpo. Zona Sul. Tel: 5841-8164. Dia 30, 15h

Strombólica
A Banda Strombólica traz o show “Bichos do Mundo em Concerto" que explora de  maneira divertida o fascínio das crianças pelo universo animal, a capacidade mágica de observar o mundo e inventar histórias. Seu diferencial é ter a sonoridade de um show de vanguarda, capaz de fisgar os pequenos e os adultos pelo som e pelas narrativas criativas. A presença enérgica do quarteto da Strombólica, os diálogos bem humorados e a sensibilidade musical criam um ambiente lúdico, permitindo a interação da plateia.
| Casa de Cultura São Rafael. Rua Quaresma Delgado, 376 - Parque São Rafael. Zona Leste. Dia 23, 15h
| Casa de Cultura da Brasilândia. Pça Benedicta Cavalheiro, s/nº - Brasilândia. Zona Norte. Tel.: 3922-9123. Dia 29, 13h

Ndee Naldinho
José Carlos Souza Silva, conhecido pelo seu nome artístico de Ndee Naldinho, (São Paulo, 26 de maio de 1969) é um rapper brasileiro. É um dos primeiros nomes no rap brasileiro que tenha participado de álbuns gravados do gênero rap, tendo gravado sua primeira participação em disco no ano de 1988 na coletânea O Som das Ruas quando ainda era conhecido apenas por Ndee Rap. Ndee Naldinho juntamente com Thaíde, os membros do RZO e os membros do Racionais MC's, foi um dos poucos frequentadores das reuniões do primórdio da cultura Hip hop no Brasil no fim da década de 80, na Estação São Bento (Metrô de São Paulo), que mantiveram uma longa e reconhecida carreira, mantendo a relevância no cenário com hits marcantes ao longo das décadas. Com sua voz grave marcante, Ndee Naldinho é considerado um dos nomes mais importantes e respeitados da história do Rap no Brasil.
| Casa de Cultura Hip Hop Leste. Av. Sarah Kubitschek 165 – Cidade Tiradentes. Tel.: 3396-0106. Dia 9, 19h
| Casa de Cultura São Miguel. R. Irineu Bonardi, 169, Vila Pedroso - São Miguel Paulista. Zona Leste. Tel.: 2297-9177. Dia 16, 17h

Lurdez da Luz -“Uma Só”
Uma das precursoras do Hip Hop brasileiro (com 6 discos lançados e diversas participações junto a nomes de peso da música), Lurdez da Luz lança disco acústico com dez faixas destilando toda a maturidade artística ao longo do caminho percorrido desde o final da década de 90. “Acrux” é recheado de timbres orgânicos das músicas mais importantes da discografia da artista, incluindo algumas parcerias. O álbum foi gravado ao vivo e traz para o universo da artista instrumentos como bateria, percussão, violão, cavaco, baixo, piano de armário e até vibrafone, para que as músicas soem minimalistas e cheguem à tona a voz e a poesia das canções e suas rimas. Completando o conceito do show, projeções valorizando o micro e macro da cidade e do nosso cotidiano, em movimentos pensados para exprimir a energia do som e ilustrar as narrativas apresentadas.
| Casa de Cultura São Mateus. R. José Francisco dos Santos, 502. São Mateus. Zona Leste. Tel.: 3793-1071. Dia 2, 20h
| Casa de Cultura do M'boi Mirim. Av. Inácio Dias da Silva, s/nº - M’Boi Mirim. Zona Sul. Tel.: 5514-3408. Dia 24, 18h

ProjetoNave
O ProjetoNave é reconhecido como uma das mais inventivas e instigantes bandas em atividade e é uma das referências nacionais para a música autoral contemporânea. Sempre alinhada com uma genuína preocupação artística em qualquer que seja o gênero, o ProjetoNave transita com destreza por vários ritmos – rock, jazz, hip-hop, dub, funk, música brasileira e eletrônica.
| Casa de Cultura Hip Hop Sul. R. Sant’Ana, 201, Vila São Pedro. Zona Sul. Tel.: 5631 0740. Dia 3, 18h

Verônica Ferriani e Swami Jr.
A cantora Verônica Ferriani e o violonista Swami Jr. se encontram para apresentar show inspirado na websérie Diário de Viagem Cantado. Registrado a capella em vídeo por Verônica entre 2016 e 2017, traz no repertório canções sobre a saudade e novas descobertas, numa viagem musical embalada pelo cancioneiro brasileiro de diversas épocas (Tom Jobim, Caetano Veloso, Cartola, Ary Barroso, Paulo Vanzolini, Dona Ivone Lara, Milton Nascimento, Marisa Monte, Arnaldo Antunes, entre outros), passando também pela chanson francesa, o tango e o jazz.
| Teatro Flávio Império. R. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba. Zona Leste. | tel. 2621-2719.
Dia 16, 20h

 

INFANTIL

A menina da cabeça de Bola
Ela é um ponto de vista! A partir daí deu-se o desenrolar da história desses dois mundos até então desconhecidos. Trabalhar em cima da história ilustrada desta com cabeça de bola, antes possível somente nos quadros, até saber que ela na verdade é um pouco de nós, de cada um. Até onde nós somos possíveis? Até onde nos deixamos ser o que queremos e não uma matéria destinada a vontade de terceiros, um resultado do meio que nos obriga a compactuar com idéias e ideais impostos, a todo instante. São dez quadros, dez passagens dessa que como nós já amou, já se iludiu, já foi excluída, é cheia de vontades, sonhos, medo. Muito medo. Dez situações dessa, que desde o nascimento de seus pensamentos, enterrou todos os contornos existentes já separados. Dessa, que é vista pelos outros com algo diferente de todos: uma cabeça de bola. Isso não poderia ser um mero detalhe, pequena? Ou é você que se enxerga assim? Talvez você se identifique com as histórias dessa menina, talvez uma, duas ou mais. Mais. Sejam bem vindos
a essa grandiosa história em quadrinhos ao vivo, com uma enchente de vida e uma única cor: a dela.
| Casa de Cultura do Butantã. Av. Junta Mizumoto, 13, Jardim Peri Peri. Zona Oeste. Tel.: 3742-6218/ 3744-4369. Dia 10, 10h
| Casa de Cultura Itaquera Raul Seixas. R. Murmúrios da Tarde, 211, Cohab 2 José Bonifácio - Itaquera. Zona Leste. Tel.: 2521-6411. Dia 23, 15h
| Casa de Cultura Freguesia do Ó - Salvador Ligabue. Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 - Freguesia do Ó. Zona Norte. Tel.: 3931-8266. Dia 23, 19h30

A Nova Roupa do Rei
Em um país distante um Rei só pensava em suas roupas, tratando-as como se fossem o único elemento importante do Reino. Após a chegada de dois estrangeiros, sua corte os confundem com alfaiates profissionais e os contratam para criar a mais bela nova roupa do Rei.
| Casa de Cultura Guaianases. Rua Castelo de Leça, s/n – Jardim Soares – Guaianases – Zona leste. Dia 30, 15h

Dr. Friky
Dr. Friky é um saltimbanco contemporâneo que viaja pelo mundo compartilhando a sua excêntrica maneira de ver as coisas. Com sua sagacidade e ingenuidade, o Dr. Friky desperta um olhar curioso e atrevido para tudo que faz, embarcando ao seu público numa viagem de loucura. Inspirado em personagens de comics e desenhos animados constrói cenas repletas de truques e gags originais que são elaboradas através da manipulação de objetos do cotidiano, acompanhados de comédia física, participação do público sobre uma base de humor ácido. Cria situações extremas que impactam e momentos poéticos que emocionam. Disposto a tudo, do improviso ao imprevisível, o Dr. Friky desafia a lei da gravidade, e fará qualquer coisa para salvar a alegria com seus experimentos malucos misturados com malabarismos, equilíbrios, física, mágica, palhaçaria, técnicas circenses e habilidades distintas para entreter, emocionar e cativar seus
espectadores.
| Biblioteca Paulo Duarte. R. Arsênio Tavollieri, 45, Jabaquara. Zona Sul. | tel. 5011-8819 e 5011-7445. Dia 3, 11h
| Biblioteca Prestes Maia. Av. João Dias, 822, Santo Amaro. Zona Sul. | tel. 5687-0513. Dia 12, 10h
| Biblioteca José Paulo Paes. Largo do Rosário, 20, 2º e 3º andares, Penha. Zona Leste. | tel. 2295-0401. Dia 14, 15h
| Biblioteca Jayme Cortez. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha. Zona Norte. | tel. 3343-8999. Dia 19, 11h
| Casa de Cultura do Tremembé. R. Maria Amália Lopes de Azevedo, 190 - Tremembé. Zona Norte. Tel.: 2991-4291. Dia 23, 17h

Até Onde o Vento Levar
Este espetáculo é a encenação de uma fábula sobre amizade e relações humanas. Os personagens do enredo são: o JORNAL DE ONTEM, um jornal gordo e pesado e que sabe quase tudo; o CAROÇO DE MANGA, um personagem caipira que toca viola e não dispensa uma boa prosa, o VIDRO DE PERFUME FRANCÊS, um sujeitinho mau humorado que está sempre querendo chamar atenção; a LATA DE REFRI, cantora de rock e o SACO DE PLÁSTICO, um personagem que está sempre de bem com a vida e pronto pra receber todo mundo de braços abertos. Todos esses personagens fazem parte do livro homônimo de José Geraldo Rocha, editado pela Editora Letras e Letras. O espetáculo tem como características; linguagem musical, com músicos e atores se revezando em vários papéis, manipulação de bonecos e cenários.
| Casa de Cultura Vila Guilherme. | Praça Oscar Silva, 111 - Vila Guilherme. Tel.: 2909-0065. Dia 2, 17h
| Casa de Cultura Itaim Paulista. Rua Monte Camberela, 490, Vila Silva Teles. Zona Leste. Tel.: 2963-2742. Dia 24, 18h30

Cadê Meu Nariz?
CIA O Que de Que. Após vários atrasos um palhaço é demitido do circo e se vê obrigado a dormir em um banco de praça. Na manhã seguinte ele percebe que algo está faltando: o seu nariz vermelho. Uma menina aparece e diz ter visto quem roubou: um cachorro. Os dois decidem sair na busca pelo cão. E em seu caminho aparecerão personagens
como um equilibrista, um policial e um adestrador de pulgas e com eles, a dupla reviverá quadros clássicos de circo.
| Casa de Cultura Guaianases. Rua Castelo de Leça, s/n – Jardim Soares – Guaianases – Zona leste. Dia 16, 15h

Descobertas de Um Curió
Curió é um pequeno pássaro que, curioso pela sua própria natureza de ser, resolve curiar a floresta inteira. Lá ele descobre os animais, a sabedoria das plantas, as maravilhas da natureza e o homem, na figura do índio. Então, nesse momento, a curiosidade desse pequeno pássaro se torna tão grande, mas tão grande que ela cai por terra.
| Casa de Cultura do Butantã. Av. Junta Mizumoto, 13, Jardim Peri Peri. Zona Oeste. Tel.: 3742-6218/ 3744-4369. Dia 2, 19h
| Casa de Cultura Hip Hop Leste. Av. Sarah Kubitschek 165 – Cidade Tiradentes. Tel.: 3396-0106. Dia 8, 16h
| Casa de Cultura Guaianases. Rua Castelo de Leça, s/n – Jardim Soares – Guaianases – Zona leste. Dia 9, 15h
| Casa de Cultura Vila Guilherme. Praça Oscar Silva, 111 - Vila Guilherme. Tel.: 2909-0065. Dia 16, 15h

João e Maria em um Food Truck?
João e Maria em um Food Truck? Esta divertida versão da história começa quando a bruxa decide sair da floresta na companhia de seu fiel escudeiro Salsicha. Juntos eles partem rumo à cidade grande para abrir um Food Truck de doces. Lá eles conhecem Grillo e Luzinete “Daiane”, uma dupla disposta a qualquer coisa em troca de comida.
| Casa de Cultura Itaquera Raul Seixas. R. Murmúrios da Tarde, 211, Cohab 2 José Bonifácio - Itaquera. Zona Leste. Tel.: 2521-6411. Dia 2, 16h

Poin
A POIN – Pequena Orquestra Interativa surgiu em 2012, a partir de uma ideia dos músicos Gustavo Finkler e Renata Mattar: criar um espetáculo de música instrumental totalmente interativo. O compositor já havia trabalhado anteriormente com trilhas sonoras para teatro, cinema e dança, onde o tema do circo era recorrente. A dupla seguiu então esse caminho, tendo consciência da alegria que aquele estilo musical levava às pessoas. Gustavo compôs o repertório e criou, ao lado de Renata, as participações do público para cada número musical.
| Casa de Cultura Campo Limpo. R. Aroldo de Azevedo, 100 - Campo Limpo. Zona Sul. Tel: 5841-8164. Dia 6, 10h30


TEATRO

As Gêmeas
As Gêmeas é um espetáculo inédito criado de forma colaborativa entre os performers Marília Ennes e Marcos Becker da cia ParaladosanjoS (Brasil); a diretora, coreógrafa e dramaturga Dorothy Max Prior e o compositor e músico multi-instrumental James Foz Foster (Reino Unido). As inspirações para este trabalho é o universo do circo antigo e os romances infantis “Wise Children” e “Nights at the Circus” de Angela Carter. Além de danças excêntricas e de vaudeville o espetáculo traz ao palco técnicas de quick-change e acrobacias aéreas.
| Casa de Cultura Vila Guaianases. Rua Castelo de Leça, s/n – Jardim Soares – Guaianases – Zona leste. Dia 2, 15h

Ela entre nós
Ela entre nós é a história de uma mulher (Simone) que sofre um acidente doméstico e se vê confrontada com a própria alma. O encontro entre as duas faz surgir questionamentos e avaliações sobre sua vida, incluindo o relacionamento com um homem (Josir) que sua alma considera sem graça e medíocre. Situações engraçadas e reflexões existenciais pontuam a narrativa desta comédia inédita de Sérgio Roveri, que tem como questão de fundo a clássica pergunta: o que eu estou fazendo com a minha vida?
| Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha. Zona Norte. | tel. 3343-8999. Dia 9, 21h
| Centro Cultural Vila Formosa. Av. Renata, 163, Vila Formosa. Zona Leste. | tel. 2216-1520. Dia 16, 19h
| Centro Cultural da Penha. Largo do Rosário, 20, Penha. Próximo do Shopping Penha. Zona Leste. | tel.2295-0401. Dia 23, 20h
| Casa de Cultura do Tremembé. R. Maria Amália Lopes de Azevedo, 190 - Tremembé. Zona Norte. Tel.: 2991-4291. Dia 30, 16h

Ricardo III
Traição. Conspiração. Assassinato. Infanticídio. E tudo isso contado por... palhaços! "Ricardo III - um espetáculo inglês" é uma adaptação cômica do drama histórico de Shakespeare, imaginada para o público adulto. O olhar de Conforto, Phedora, Dominique e Rubi sobre a Guerra das Rosas é, no mínimo, inusitado. São muitos personagens, muitas mortes e muitas falas pra pouco palco, mas nenhum detalhe fica de fora! Nessa alucinante viagem pela tortuosa humanidade, transborda História e encantamento - mesmo que um pouco trágico. Mas o vermelho dos narizes disfarça o rubro sangue na espada de Ricardo, que está prestes a alcançar o seu destino, custe o que custar!
| Casa de Cultura do Butantã. Av. Junta Mizumoto, 13, Jardim Peri Peri. Zona Oeste. Tel.: 3742-6218/ 3744-4369. Dia 7, 10h
| Casa de Cultura Santo Amaro. Pça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434, Santo Amaro. Zona Sul. Tel: 5522-8897. Dia 9, 15h

S.O.S - Uma Autopeça
Heitor e Conforto partem numa grande aventura com seu lindo e potente carro querendo conhecer o mundo e suas maravilhas, e aproveitando pra espalhar um pouco de amor e arte por onde passam. Eles enchem o tanque, calibram os pneus, arrumam as malas e fazem todos os preparativos, sempre com muita alegria, imaginação e... pé na tábua!
| Casa de Cultura Hip Hop Leste. Av. Sarah Kubitschek 165 – Cidade Tiradentes. Tel.: 3396-0106. Dia 1º, 14h
| Casa de Cultura Brasilândia. Pça Benedicta Cavalheiro, s/nº - Brasilândia. Zona Norte. Tel.: 3922-9123. Dia 2, 17h

11 Selvagens
11 Selvagens reúne onze atores em situações onde as pessoas perdem o controle. Da violência à sensualidade, do absurdo ao trivial, são cenas do cotidiano que explodem em impulsos descontrolados. Como uma camada de sociabilidade pode rapidamente ser rompida em nossos dias? O público acompanha tudo de perto. Em algumas cenas, é como se a plateia estivesse na mesma situação dos atores. Em outras é cúmplice e voyer, já que as cenas passeiam pelos diferentes lados da arena colocando atores e público lado-a-lado.
Trabalho é hiper-realista, com o público próximo, como em um close detalhado de cada cena. Cada quadro é levado ao paroxismo e quando parece não haver mais para onde ir, a música toma o ambiente e os atores extravasam em coreografias.
| Casa de Cultura Ipiranga. Av. Tancredo Neves, 1265 - Moinho Velho. Zona Sul. Tel.: 2969-7066. Dia 6, 20h
| Casa de Cultura São Mateus. R. José Francisco dos Santos, 502. São Mateus. Zona Leste. Tel.: 3793-1071. Dia 8, 17h
| Casa de Cultura do M'boi Mirim. Av. Inácio Dias da Silva, s/nº - M’Boi Mirim. Zona Sul. Tel.: 5514-3408. Dia 13, 17h
| Centro Cultural Santo Amaro. Pça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434, Santo Amaro. Zona Sul. Tel: 5522-8897. Dia 14, 10h
| Casa de Cultura Brasilândia. Pça Benedicta Cavalheiro, s/nº - Brasilândia. Zona Norte. Tel.: 3922-9123. Dia 16, 18h
| Casa de Cultura Campo Limpo. R. Aroldo de Azevedo, 100 - Campo Limpo. Zona Sul. Tel: 5841-8164. Dia 21, 20h
| Casa de Cultura do Tremembé. R. Maria Amália Lopes de Azevedo, 190 - Tremembé. Zona Norte. Tel.: 2991-4291. Dia 29, 18h

Outros Eus
O Marinheiro é uma obra, minimalista, provocatória e de vanguarda. Ela “permite conhecer de onde vem à inspiração de Fernando Pessoa, que com 24 anos escreveu a peça em dois dias. Revela-nos a sua intuição, a sua visão daquilo que viria a ser a sua vida de artista, de tormento e de sofrimento.” O marinheiro talvez seja o próprio Fernando Pessoa, concentrado na realidade e ação, no sonho de viver. É na verdade a primeira criação dos seus três heterônimos. A adaptação percorre o pensamento e alguns poemas do Poeta português, para falar deste estado criativo, inventando um personagem real em seu quarto, através da prosa e da poesia.
|Galeria Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. | tel. 3331-8399 e 3397-0171. Dia 7, 19h
|Centro Cultural Grajaú. R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Capela do Socorro. Zona Sul. Tel.: 5925-4943. Dia 29, 19h

 

INTERVENÇÃO 

A Lenda das Areias
No primeiro projeto de contações de histórias, a Cia Histórias para Helena trabalha com um repertório variado de contos, repleto de canções, bonecos, sonhos onde os personagens das tramas apaixonam-se pelas belezas e delicadezas de seu cotidiano. Um menino-rio que nasce longe, no alto das montanhas, e que sonha um dia em chegar ao mar. Um touro que prefere o doce cheiro das flores ao invés de lutar em touradas. A História de Rosa, uma menina que gastava horas do seu dia desenhando seu nome.
| Casa de Cultura Hip Hop Sul. R. Sant’Ana, 201, Vila São Pedro. Zona Sul. Tel.: 5631 0740. Dia 6, 14h
| Casa de Cultura São Miguel. R. Irineu Bonardi, 169, Vila Pedroso - São Miguel Paulista. Zona Leste. Tel.: 2297-9177. Dia 24, 16h

Mané Boneco
Esse é o mais recente espetáculo de intervenção urbana do grupo Zumb.boys, inspirado no boneco brasileiro “Mané gostoso” que fez e faz parte da infância de muitas pessoas. Facilmente encontrado nas feiras nordestinas, feito de madeira com pernas e braços articulados, movimentados por cordões. Para construção de “Mané Boneco” uma das propostas é que seja gostoso de assistir, da mesma maneira que nos divertimos ao brincar, livres de julgamentos externos,
aberto, viver o encontro.
| Centro Cultural Jabaquara. Rua Arsênio Tavolieri, 1 - Jardim Oriental. | tel. 5011-7445. Dia 16, 16h

Mandrake
Mandrake é um famoso ilusionista das histórias em quadrinhos e a grande inspiração dos palhaços charlatões Mister Sizu e Madame Palhita. Essa dupla chega nas praças e ruas das cidades para domesticar feras místicas e realizar as grandes façanhas do mundo da mágica. Esses palhaços vão encantar a todos através de sátiras e números de ilusionismo usando e abusando do lúdico e da imaginação dos espectadores.
| Casa de Cultura São Mateus. R. José Francisco dos Santos, 502. São Mateus. Zona Leste. Tel.: 3793-1071. Dia 13, 15h