Série de livros “Histórias dos Bairros de São Paulo” ganha três novos volumes

Secretaria Municipal de Cultura lança obras sobre Itaim Paulista, Moema e Penha de França na semana do aniversário da cidade

 Em 1969, os bairros Brás, Pinheiros, Penha e Santo Amaro tiveram as suas histórias documentadas nos primeiros volumes da série “Histórias dos Bairros de São Paulo”, publicadas pela Secretaria Municipal de Cultura por meio do Arquivo Histórico Municipal. Desde então, diversos concursos foram realizados para a publicação de novos livros.

Na semana em que São Paulo completa 464 anos, são lançados três novos volumes, que terão distribuição gratuita para o público e cópias doadas às bibliotecas e escolas municipais. Neste ano, os bairros escolhidos são Penha de França, Itaim Paulista e Moema. O primeiro é lançado no dia 23, na Casa de Cultura Itaim Paulista; o outro, no dia 24, no Centro Cultural da Penha. Por fim, o livro sobre Moema é lançado na Livraria Saraiva do Shopping Ibirapuera, no dia 25.

O secretário municipal de Cultura André Sturm destaca a importância do projeto. “Trata-se de um presente, mas também de um resgate histórico, pois o direito à memória é uma condição básica para o exercício da cidadania, especialmente para nós, moradores de uma cidade que sofreu radicais transformações ao longo desses 464 anos”, afirma.

As obras possuem, além da pesquisa sobre a história do bairro e curiosidades, ilustrações com imagens de arquivos de moradores das regiões e também dos autores, todos moradores de seus respectivos bairros: Wilker de Almeida e Jorge Gonçalves Macedo (Penha de França), Glauco Belmiro Rocha (Moema) e Jesus Matias de Melo (Itaim Paulista).

Por Gabriel Fabri

Serviço: História da Penha de França
Local: Centro Cultural da Penha. Largo do Rosário nº 20, Penha.
Data: 23 de janeiro, terça-feira, às 19h

História do Itaim Paulista
Local: Casa de Cultura Itaim Paulista. Rua Monte Camberela, 490, Vila Silva Teles.
Data: 24 de janeiro, quarta-feira, às 19h

História de Moema
Local: Shopping Center Ibirapuera - Livraria Saraiva (Piso Moema). Av. Ibirapuera, 3.103, Moema.
Data: 25 de janeiro, quinta-feira, às 16h