SP 464 Anos: Prefeitura de São Paulo promove Festa da Cidade com Anitta, Karol Conka, Paula Fernandes, Banda Uó e tributo à Rita Lee

Celebração dos 464 anos da cidade acontecerá no Vale do Anhangabaú e se estenderá por 25 horas; Dando sequência à descentralização das atividades culturais na cidade, a SMC promove também programação infantil, shows musicais e atrações de circo e teatro nos centros culturais e teatros ao longo do dia 25 de janeiro; programação da BMA e Vale do Anhangabaú terá tradução em Libras

A cidade de São Paulo celebra seus 464 anos convidando a população para uma grande festa com diversos gêneros musicais, do pop ao sertanejo. A Festa da Cidade acontecerá no Vale do Anhangabaú a partir das 11h do dia 25, se estendendo até o meio-dia do dia seguinte. Para ampliar ainda mais o acesso à programação comemorativa, as atividades serão descentralizadas e acontecerão também no Centro Cultural de Cidade Tiradentes (zona leste), Centro Cultural da Juventude (zona norte), Centro Cultural do Grajaú (zona sul), Centro Cultural Tendal da Lapa (zona oeste) e os teatros Décio de Almeida Prado e Paulo Eiró (zona sul) e Cacilda Becker (zona oeste).

“Conseguimos fazer uma programação potente no Centro. Mas, para garantir que todos tenham acesso e possam conhecer espaços culturais próximos de suas casas, em todas as regiões da cidade, é muito importante que tenhamos também programação nos centros culturais e teatros. A comemoração do aniversário de São Paulo é uma oportunidade para a população conhecer estes lugares de maneira diferente e muito divertida”, ressalta o secretário municipal de Cultura, André Sturm.

A abertura das atividades no Vale do Anhangabaú, dia 25 de janeiro, ao meio-dia, fica por conta da cantora Paula Fernandes que lançou recentemente o DVD “Amanhecer ao vivo” com canções como “Eu vim te ver” e “Olhos de Céu”, além de versões de clássicos do sertanejo como “Nuvem de lágrimas” e “Desculpe, mas eu vou chorar”. A partir das 15h, Letrux, Tulipa Ruiz, Raquel Virgínia, Assucena Assucena e Xênia França, sob a direção de Thiago França, fazem um tributo à cantora Rita Lee. A inspiradora desta homenagem é considerada ícone do rock brasileiro e também a “mais completa tradução” de São Paulo, de acordo com Caetano Veloso, por isso, terá seus principais sucessos como “Desculpe o Auê”, “Flagra”, entre outros, interpretados pelas cantoras convidadas. 

A carioca Anitta, que lançou recentemente o hit “Vai malandra”, cujo clipe já alcançou mais de 120 milhões de visualizações, se apresenta às 23h15. Além desta música, a cantora deverá apresentar também “Bang”, “Deixa ele sofrer”, entre outros sucessos. Na sequência, se apresentam a Banda Uó, Jaloo e banda Glória Groove e o grupo BaianaSystem com a cantora Karol Conka.

A apresentação ficará por conta da drag queen Tchaka, que promete animar a plateia durante a maratona de shows. O Anhangabaú também contará com objetos infláveis lúdicos, partidas de Gaymada e Hocus Pocus, um tablado de Mágica, além de um palco de karaokê comandado pelo Blocokê. Também fazem parte da celebração de aniversário as festas Discopédia, Savana Som Sistema, Feminine Hi Fi, Calefação Tropicaos, Pilantragi e Baile dos Ratos que vão avançar madrugada adentro.

Quem quiser curtir a festa no centro da cidade também poderá prestigiar apresentações dos corpos artísticos do Theatro Municipal de São Paulo. A Orquestra Sinfônica Municipal, regida por Roberto Minczuk, traz um programa, dia 25, às 14h, com a abertura da ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes e também o tema e a marcha imperial do filme “Star Wars”, composições de John Williams. O Balé da Cidade apresenta, às 19h, a coreografia “Das tripas...coração”, criada e dirigida por Ismael Ivo, diretor da companhia de dança. Já na sexta-feira, dia 26, às 12h, a Orquestra Experimental de Repertório apresenta diversas aberturas de óperas, entre elas, de “Fosca”, de Carlos Gomes e “Norma”, de Vicenzo Bellini, além da 1ª Suíte de “Carmen”, de Georges Bizet.

A Biblioteca Mário de Andrade receberá apresentações musicais e atividades literárias. Às 11h, Cida Moreira e Roberto Camargo apresentam show intimista no auditório. Na parte da tarde, às 16h, a atriz Rosi Campos conduz uma leitura encenada.

A Praça da República recebe pela primeira vez a programação do Hip Hop Celebration, com a presença de Sampa Crew, Dexter, Thaíde, entre outros. As performances serão intercaladas com uma batalha de B.Boys e DJs.

Com apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), toda a programação do palco do Vale do Anhangabaú e da Biblioteca Mário de Andrade ganhará tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo que pessoas com deficiência auditiva participem das comemorações.

O aniversário de São Paulo teve patrocínio do Centro Cultural Banco do Brasil e Eletropaulo, além da parceria de mídia com a rádio Jovem Pan. A realização é da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

CENTROS CULTURAIS E TEATROS
A programação de aniversário também estará presente nas outras regiões da cidade em teatros e centros culturais com shows, atividades infantis, apresentações circenses e também, abre espaço para a população prestigiar os artistas locais, a partir das 10h do dia 25. Rael, Gog, Mc Linn da Quebrada, Lei Di Dai são alguns nomes que se apresentarão nestes espaços.

Na Zona Leste, o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes receberá o rapper Gog. Já na Zona Sul, a população poderá assistir à peça “Arigós – Primeiros Riscos Da Borracha” no Teatro Paulo Eiró, às 21h e curtir a presença do cantor Rael no Centro Cultural Grajaú. O Centro Cultural Da Juventude, na Zona Norte, terá o rap de Lei Di Dai e Rimas & Melodias e o funk de Mc Linn da Quebrada. A Zona Oeste contará com a apresentação do grupo As Choronas no Teatro Décio de Almeida Prado, apresentação do espetáculo teatral “Mártir” no Teatro Cacilda Becker e uma programação dedicada ao circo no Centro Cultural Tendal Da Lapa, uma referência a esta linguagem artística na cidade. A programação nos centros culturais e teatros acontecem a partir das 10h do dia 25.
 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA – SP 464 ANOS
| Grátis

VALE DO ANHANGABAÚ
|Dias 25 e 26 de janeiro. Das 12h do dia 25 às 2h do dia 26.

Apresentação: Tchaka

Dia 25
12h – Paula Fernandes
15h – Rita 70 com Letrux, Tulipa Ruiz, Raquel Virgínia, Assucena Assucena e Xênia França (direção Thiago França)
18h – Tributo a David Bowie com André Frateschi e Banda Heroes
20h30 – BaianaSystem e Karol Conka
23h15 – Anitta

Dia 26
2h – Banda Uó, Jaloo e Glória Groove
4h-Gilmelândia.
9h30 - Grande Coral do Maestro Rubens Spada
11h30 – Orquestra Brasileira de Música Jamaicana (OBMJ)

FESTAS:

Ponto 01
Calefação Tropicaos (com DJ Nuts): das 11h às 19h
Baile dos Ratos: das 19h à 1h
Pilantragi: da 1h às 7h

Ponto 02
Savana Som Sistema: das 11h às 19h
Feminine Hi-Fi: das 19h à 1h
Discopédia: da 1h às 7h

THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO
| Dias 25 e 26 de janeiro.
Os ingressos vão ser distribuídos duas horas antes de cada espetáculo, sendo 1 Ingresso por pessoa.

Dia 25
14h – Orquestra Sinfônica Municipal
19h – Balé da Cidade de São Paulo – Coreografia: “Das tripas...coração”, de Ismael Ivo.

Dia 26
12h - Orquestra Experimental de Repertório


PRAÇA DA REPÚBLICA – Hip Hop Celebration
| Do meio-dia às 22h.
12h Abertura com Coordenador Núcleo Hip-Hop Cidade de São Paulo Eazy Jay
12h10 Batalha Individual – DJ Ninja
13h DJ Guigo
13h40 DJ Soujazz
13h50 Moisés (A286)
14h Bi Volt
14h15 X da Questão
14h30 MC Sombra
14h45 Poder Bélico da Favela
15h DJ Erick Jay
15h10 Nocivo Shomom
15h25 Negredo
15h40 Fernandinho BeatBox
15h55 Alt Niss
16h10 Pulse 011
16h25 Síntese
16h40 Drica Rizzo
17h MC Jack
17h20 Crônica Mendes
17h50 DJ RM
18h Pregador Luo
18h30 Ndee Naldinho
19h30 Dexter
20h Sampa Crew
20h30 Eduardo
21h20 Thaide
22h Encerramento
 

CENTROS CULTURAIS

Centro Cultural Grajaú
10h - Parque do Circo apresenta: Dr. Friky
10h às 13h - Itinerantes com Circle: Agência de Circo
10h às 13h - Casinha de Rodas – Ônibus Brincante
10h às 13h - Madri Recreações
11h - Canta História apresenta: A Criação do Mundo
11h às 13h - Desinvenções - Coletivos de Projetos para Infância apresenta: Oficina Desinventando a Cidade
12h - Circo di SóLadies apresenta: O Estupendo Circo di SóLadies
16h - Denise Alves
17h - Msário + DJ SouJazz
18h - Uterço
19h - Rael

Nos intervalos entre os shows - discotecagem com a Dj Zeme.

Centro Cultural Cidade Tiradentes
10h – Kiara Terra apresenta: História Colaborativa para Viver o Tempo Como um Presente
10h às 13h - Madri Recreações
10h às 13h - Itinerantes com Circle: Agência de Circo
11h - Cia Bonecos Urbanos apresenta: Na Curva do Rio
11h às 13h - Animaníacos Entretenimentos apresenta: Oficina de Instrumentos Recicláveis
12h - Cantoria Animada apresenta: Divertidas Canções do Repertório Tradicional e Também Atual
15h – Show Aliança Negra. Local: Área do Circo
16h - Odisseia das Flores. Local: Área do Circo
17h – Show Viegas. Local: Área do Circo
19h – Show GOG

Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso
10h - Recreação infantil: oficina de Aviõezinhos de Garrafa Pet, Madri Festas e Recreações, Itinerantes com Circle (Agência de Circo)
11h - Cia. Malas Portam apresenta: Viajando com a Mala e Treco
12h - Trupe Pé de História apresenta: Pé de História
13h - Mad Science apresenta Watchatchá
14h - Lei de Dai
16h - Linn da Quebrada
17h30 - Rimas e Melodia
19h - Concerto de Jazz

Centro Cultural Tendal da Lapa
10h às 11h30 - Contação de histórias, cantigas e brincadeiras infantis.
11h30 - De Lucca Circus Show (circo)
12h30 – Cortejo Suno (circo)
13h30 - Intervenções circenses com Circo de Ébano, TIC Cultural e ciclistas bonequeiros.
14h - A Carta (circo)
14h40 – Intervenções circenses com Circo de Ébano, TIC Cultural e ciclistas bonequeiros.
15h – Mjiba – A boneca guerreira (circo)
16h40 - Circo de Doisdo
17h30- Banda Paralela
19h - Tânia Alves - show Alma Latina


TEATROS

ARIGÓS – PRIMEIROS RISCOS DA BORRACHA
Onde: Teatro Paulo Eiró
Quando: 25/1/2018
Horário: Quinta às 21h
Valor: Gratuito
10 Anos

MÁRTIR
Onde: Teatro Cacilda Becker
Quando: 25/1/2018
Horário: Quinta às 21h
Valor: Gratuito
14 Anos

CHORONAS SAMPA
Onde: Teatro Décio de Almeida Prado
Quando: 25/1/2018
Horário: Quinta às 20h (WORKSHOP)
Horário: Quinta às 21h (SHOW)
Valor: Gratuito
Livre

FESTIVAL SP

Banda Severina; Banda to Fly convida Nell Roots; Samba Família Meireles convida Bloco Carnavalesco Familia na Folia

Onde: Teatro Flávio Império

Quando: 25/1/2018

Horário: A partir das 15h

Valor: Gratuito

Livre

 

BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE
| Dia 25 de janeiro

11h Cida Moreira e Roberto Camargo
14h Marquinhos Moura canta Adoniran Barbosa
16h Leitura Encenada: Rosi Campos
18h Leitura Encenada com Zeze Motta: textos de Elisa Lucinda, Clarice Lispector e Vinicius de Moraes.

EXPOSIÇÕES

Casa do Tatuapé
Exposição Inundações em São Paulo
A exposição apresenta a documentação fotográfica sobre enchentes na cidade realizada entre os séculos 19 e 20. As imagens enfatizam os diversos transbordamentos e dedica uma sala especial aos flagrantes da enchente de 1918. Todas as imagens pertencem ao acervo fotográfico do Museu da Cidade de São Paulo. De 25/01 a 25/03
Das 9h às 17h. De terça a domingo. Classificação Livre

Centro Cultural Olido
#CLICK CULTURALSP
Exposição de fotografias vencedoras do concurso #ClickCulturalSP, fruto da parceria da Secretaria Municipal de Cultura com a plataforma digital São Paulo da Garoa. A exposição reúne trabalhos de mais de 15 fotógrafos amadores e profissionais que lançaram seu olhar para temas como Diversidade Cultural, Pôr do Sol e Artistas de Rua.
Até 28/02
Das 9h às 20h. De terça a domingo. Classificação Livre

MERCADÃO

| Dia 25 de janeiro.

Bolo de aniversário. 12h.