Secretaria Municipal de Cultura comemora o Dia do Forró com maratona no centro

As atividades acontecem no dia 16 de dezembro na região da Praça da República e reúnem mais de 40 trios de forró tradicional

O Dia Nacional do Forró terá uma programação especial na cidade de São Paulo. No dia 16 de dezembro, a partir das 16h, o entorno da Praça da República receberá a Maratona do Forró, um evento gratuito que é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e o projeto Espalha Brasa, que promove o forró tradicional.

Durante a Maratona do Forró, o público poderá dançar ao som de mais de 40 trios com grandes orquestras de forrozeiros. Alguns destaques da programação deste dia são a cantora Fatel Barbosa, que se consolida no gênero do forró pé-de-serra; o Trio Sabiá, com mais de 30 anos de carreira; e o Trio Marrom, com 33 anos de carreira, liderado por Curisco, que durante 19 anos integrou a banda de Dominguinhos. Durante o evento, a população relembrará os clássicos do forró de seus maiores ícones, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Marinês, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Flávio José.

O termo forró vem do inglês “for all”. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), Getúlio Vargas, presidente do Brasil, permitiu que os Estados Unidos instalassem uma base militar no Rio Grande do Norte. Para se divertir, os soldados norte-americanos davam bailes abertos ao público, para todos: “for all”, expressão que os nordestinos pronunciavam “forró”.

“Quando analisamos a história do forró vemos que é um estilo musical que nasceu de uma habilidade curiosa dos brasileiros de incorporar novidades à sua cultura dando à ela uma personalidade local. É uma forma de homenagear a cultura brasileira na sua essência”, ressalta o secretário André Sturm.

A ideia é que o trio faça o papel de uma banda base para que os grupos se revezem ao longo do trajeto. Para garantir que a festa transcorra ininterruptamente por três horas, diversos artistas foram convidados para integrar a programação.

Confira a seguir a programação do evento: Trio Amizade, Trio Zabelê, Romero Silva, Bill Ramos, Bernadete França, Nininho de Uauá e Dedé Florêncio, Trio Marrom, Gilberlândio, Gaviões do Nordeste, Dantas do Forró, Os Alegres do Nordeste, Trio Umbuzeiro, Zezinho do Acordeon, Fernandinho do Acordeon, Fabinho Zabumbão, Zé da Guia, Gara-Pé, Julinho Torres, Dika de Monteiro, Trio Raça do Pajeú, Aluízio Cruz, Trio Sabiá, Sérgio Avelar, Téo dos 8 Baixos, Fatel Barbosa, Luiz Wilson, Farinha do Mesmo Saco, Sakulejo, Trio Lua Branca, Os Sociais do Forró, Trio Arcoverde, Zé da Lua, Lucas Silva, Cacá Lopes, Geraldo Brito, Nego do Acordeon, Luiz Amorim, Trio Alecrim, Gaúcho do Forró, Trio Pernambuco, Manoel do Acordeon, Ferreirinha do Forró, Trio Jeremoabo.

Serviço: Maratona de Forró. Praça da República. Dia 16/12, a partir das 16h. Grátis.