Secretaria Municipal de Cultura promove shows no centro da cidade em homenagem ao Dia do Samba

Programação acontece de 1º a 10 de dezembro e contará com shows de Pagode da 27, Samba de Rainha com participação de Marina De La Riva, Samba da Vela, Glória ao Samba, dentre outros; Casas de Cultura completam a programação

Celebrado em 2 de dezembro, o Dia Nacional do Samba terá, em São Paulo, uma programação especial para comemorar a data. Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, a série de shows traz nomes relevantes da cena do samba ao Centro da cidade. Todas as apresentações são gratuitas.

“O samba é um estilo musical querido dos paulistanos. Com essa comemoração ao ar livre, a SMC quer reunir o público em pontos estratégicos do Centro para dançar e se divertir, honrando o legado dos grandes sambistas e abrindo espaços para as novas vozes do gênero”, pontua o secretário André Sturm.

A Praça do Patriarca inicia as comemorações no dia 1º de dezembro, às 18h, com o show do grupo Samba de Rainha, que recebe como convidada a cantora Marina de La Riva, para homenagear as grandes vozes femininas deste gênero musical. O repertório conta com músicas de Clara Nunes, Dona Ivone Lara e Alcione.

No dia 2, é a vez do Boulevard São João receber uma programação especial, com apresentação das rodas de samba da Comunidade Pagode da 27 e sua convidada especial, a sambista Fabiana Cozza, que trazem ao palco o samba de raiz e releitura de clássicos, às 16h

O compositor Monarco da Portela, referência do samba nacional, se apresenta no Coreto da Praça Antonio Prado, no dia 8 de dezembro, às 18h, com o grupo Terreiro de Compositores, um movimento cultural da zona leste que traz canções autorais interpretadas em rodas de samba semanais.

O grupo Na Palma da Mão, em conjunto com o cantor Royce do Cavaco, faz uma roda de samba com sucessos de várias épocas no dia 9 de dezembro, às 16h, na Praça da República.

Para finalizar a programação no Centro, o samba de terreiro será reverenciado pelo Glória ao Samba na Praça das Artes, no dia 10 de dezembro, a partir das 14h. Em homenagem aos dez anos de formação, rodas de samba apresentarão repertório de sambas de quadra, sambas-enredo de escolas que estão fora do eixo das grandes escolas cariocas, além de samba de terreiro.

Completando a programação, a Casa de Cultura de Santo Amaro recebe o tradicional Samba da Vela às segundas-feiras, às 20h. Já, a Casa de Cultura do M’Boi Mirim recebe, no dia 3, o grupo Samba da Cultura, às 18h.

Programação completa:

CENTRO

Samba de Rainha convida Marina de La Riva
| Dia 1º, às 18h. Praça do Patriarca, Centro.

Pagode da 27 convida Fabiana Cozza
| Dia 2, às 16h. Boulevard São João.

Terreiro de Compositores convida Monarco da Portela
| Dia 8, às 18h. Coreto da Praça Antonio Prado.

Na Palma da Mão convida Royce do Cavaco
| Dia 9, às 16h. na Praça da República.

Glória ao Samba
| Dia 10, às 14h, na Praça das Artes.

CASAS DE CULTURA

Samba da Vela
| Às segundas-feiras, sempre às 20h. Casa de Cultura de Santo Amaro.

Samba da Cultura
| Dia 3, às 18h. Casa de Cultura do M’Boi Mirim.