Spcine lança serviço de Vídeo On Demand voltado ao cinema nacional

Plataforma libera acesso ao público nessa quinta-feira e oferece filmes a R$ 3,90

Nessa quinta-feira, dia 23, o cinema nacional ganha um grande aliado para a difusão de filmes. Em parceria com a O2 Play e o Hacklab, a Spcine lança o Spcine Play, o serviço de Video On Demand (VOD) voltado exclusivamente a produções nacionais. Em versão beta, a plataforma libera inicialmente dez filmes nacionais recentes para aluguel, a preço de R$3,90. Entre os títulos disponíveis estão longas-metragens como “Califórnia”, de Marina Person, “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, e “Mãe é Só Uma”, de Anna Muylaert.

Em entrevista coletiva para a imprensa, o Secretário de Cultura, André Sturm, afirmou enxergar a plataforma como uma maneira de potencializar o alcance dos filmes e comparou-a às antigas videolocadoras, cujo mercado tinha redes grandes, mas também lojas de nicho. “Você tinha a possibilidade de encontrar o blockbuster nestes locais, mas podia descobrir outros filmes também, ou seja, tinha espaço para todo mundo. A perspectiva é de que o Spcine Play seja uma janela privilegiada para o cinema brasileiro”, ressalta.

O Brasil tem  mais de 5.500 municípios, dos quais 500 têm salas de cinema. Por meio desse lançamento, os moradores destas cidades encontram na plataforma uma possibilidade de assistir a filmes brasileiros.

A plataforma é lançada após dois anos de desenvolvimento e chega com inovações tecnológicas que permitiram que o custo de mantê-la seja menor do que uma plataforma de VOD convencional – o sistema funciona de maneira semelhante aos torrents, como uma rede colaborativa de difusão, em que o espectador, ao assistir a um filme, se torna automaticamente também um replicador de conteúdo. Disponibilizar obras no Spcine Play não é só benéfico para o público: os produtores, além de terem o alcance ampliado de seus filmes, terão retorno financeiro sobre o aluguel. A codificação dos filmes para a plataforma é feita sem custos para as produtoras.

Com hashtags criativas para catalogar os filmes como “Assistir com o Lencinho”, a plataforma pretende facilitar o acesso ao cinema nacional, disponibilizando de clássicos a lançamentos, tudo a preços acessíveis que devem variar, após o período de teste de seis meses, de R$1,90 (promocionais) a R$6,90 (lançamentos). O espectador terá sete dias para assistir ao filme alugado, podendo ver quantas vezes quiser.