25º Festival Mix Brasil traz encontro com cineasta Gus van Sant

Programação inclui também sessões gratuitas no CCSP e nas salas do Circuito Spcine

 Ganhador da Palma de Ouro no Festival de Cannes por “Elefante” e indicado ao Oscar por “Milk – A Voz da Igualdade” e “Gênio Indomável”, o diretor estadunidense Gus van Sant vem ao Brasil participar de um encontro durante a 25ª edição do Festival Mix Brasil da Diversidade Sexual, evento que tem copatrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e da Spcine. O cineasta de “O Mar de Árvores” participa da abertura da 2ª edição do Mix Lab Spcine, no dia 17 de novembro, e as inscrições já estão abertas.

Além de participar do encontro, realizado no Centro Cultural São Paulo (CCSP), Gus van Sant é o homenageado dessa edição com o troféu Ícone Mix pelo conjunto da obra, e ganha também uma retrospectiva com seis de seus filmes - as exibições acontecem em diversos espaços, incluindo o CCSP e as salas do Circuito Spcine. Os longas-metragens escolhidos são aqueles com temática relacionada à diversidade sexual.

Gus van Sant começou sua carreira com “Mala Noche”, lançado em 1985. O filme conta a história de um rapaz que se apaixona por um imigrante mexicano que está ilegalmente nos Estados Unidos. O diretor retomou o tema da homossexualidade e de pessoas à margem da sociedade diversas vezes, entre elas em “Garotos de Programa” (1991), que conta a história de dois jovens acompanhantes que viajam juntos; e em “Milk – A Voz de Igualdade” (2008), que rendeu um Oscar de Melhor Ator para Sean Penn no papel de Harvey Milk, um dos primeiros homens abertamente homossexual eleito para um cargo público nos EUA. Além de seus trabalhos no cinema, o diretor também tem curta trajetória no mundo dos videoclipes, tendo filmado “Weird”, de Hanson, e “Under The Bridge”, do Red Hot Chilli Peppers.
Com programação voltada a discutir a sexualidade sem tabus, o Festival acontece entre os dias 15 e 26 de novembro e tem sessões gratuitas no Centro Cultural São Paulo (CCSP) e nas salas do Circuito Spcine. O CCSP recebe ainda shows e peças teatrais. A programação completa pode ser acessada em breve no site http://www.mixbrasil.org.br/.

O Mix Lab Spcine, que acontece entre os dias 17 e 22, é um evento que promove o intercâmbio de experiências entre profissionais do audiovisual, por meio de palestras e debates. Entre os palestrantes, está o diretor executivo da Spcine, Renato Nery, além de curadores de Festivais internacionais como Magali Simard (Toronto) e Pavel Cortés (Guadalajara). Para se inscrever no encontro com Gus van Sant, é necessário preencher o formulário no link a seguir: http://bit.ly/mixlab2017.

| Festival Mix Brasil. De 15 a 26/11. Diversos espaços.

| Mix Lab Spcine. CCSP. R. Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro. | tel. 3397-0001 e 3397-0002. De 17 a 22/11. Abertura: Gus van Sant, dia 17, 11h (necessário preencher formulário para seleção).