Circuito Municipal de Cultura - Programação de Novembro

Nos Centros Culturais, Teatros e Casas de Cultura, a programação de novembro promovida pela Secretaria Municipal de Cultura por meio do Circuito Municipal de Cultura tem opções para todos os gostos e faixas etárias. As atividades são gratuitas


A programação circense tem como destaque o espetáculo Clássicos do Circo, do grupo Parlapatões. As Casas de Cultura recebem “Histórias de João”, uma encenação de contação de histórias com Karina Giannecchini, atriz e narradora. Trio Virgulino, Banda Black Rio e o encontro de gerações entre Claudette Soares e Ayrton Montarroyos são os destaques de programação musical. Cinema e música se unem na apresentação intitulada CinePiano, na qual Tony Berchmans apresenta clássicos do cinema ao vivo, fazendo a trilha sonora de trechos de filme.

O espetáculo Percurssos, de dança urbana, acontece na Casa de Cultura da Freguesia do Ó. E, entre as montagens teatrais, destacamos O Corpo da Mulher no Campo de Batalha, que será apresentado no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) e os Centros Culturais Olido e Vila Formosa ao longo do mês.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:


CIRCO
Quem Não Tem Lona Pede Carona
Cia. Dos Tortos

A Cia dos Tortos trabalha com espetáculos na linguagem do teatro, dança e do palhaço. Fundada por atores formados em Artes Cênicas na Universidade Estadual de Londrina, desenvolvem suas pesquisas e apresentações em diferentes espaços públicos e privados já tendo viajado para diversas cidades levando sua arte para quem quiser ver e ouvir. O espetáculo Quem Não Tem Lona Pede Carona foi a primeira montagem dos Tortos e já teve participações em festivais e palcos do Brasil. É um espetáculo inspirado no circo brasileiro e sua trajetória itinerante. O picadeiro cheio das atrações mais incríveis que fazem rir da criança até o avô. Os tradicionais números circenses realizados por uma dupla de palhaços com muita história para contar.

Casa de Cultura MBoi Mirim - 04 de novembro às 16h
Casa de Cultura São Mateus - 17 de novembro às 14h
Casa de Cultura Santo Amaro - 26 de novembro às 15h
Casa de Cultura Itaim Paulista – 30 de novembro às 18h


Circo de SóLadies
Após muito tempo trabalhando em diversos teatros e circos, cansadas dos mandos e desmandos dos patrões, duas palhaças decidem criar seu próprio circo e rodar pelo o mundo. A adaptação de cenas clássicas do circo tradicional, música, poesia e interação com a plateia compõem as apresentações de “O Estupendo Circo di SóLadies”, levando o universo feminino em sua trajetória cômica, para crianças, jovens e adultos.
Casa de Cultura Guaianazes - 04 de novembro às 14h


Malas Portam
O espetáculo Brinque-som inicia de forma contemplativa buscando uma aproximação com o público. Com a música “Sabiá na gaiola”, o grupo se apresenta e seus figurinos se transformam ganhando cores e cordéis que ao serem lidos, convidam a plateia para brincar com o corpo e a memória. As brincadeiras estão presentes durante toda a apresentação, envolvendo o público de forma sutil e livre até chegar em uma grande roda ao som de ritmos e cantigas populares brasileiras.
Teatro Flávio Império – 04 de novembro às 16h
Casa de Cultura Hip Hop Leste - 11 de novembro às 15h
Casa de Cultura Tremembé - 18 de novembro às 17h
Casa de Cultura São Rafael - 25 de novembro às 15h

Parlapatões
Clássicos do Circo

O espetáculo “Clássicos do Circo” reúne alguns dos mais divertidos números cômicos e circenses de diversos espetáculos da trajetória de vinte anos dos Parlapatões. Um grande show de variedades que festeja o repertório do grupo em números para crianças, mas que também divertem os adultos. Durante os seus 60 minutos de alegria, os quatro palhaços passam das mais clássicas reprises aos números mais inovadores em sua linguagem.

Flávio Império - 05 de novembro às 16h
Casa de Cultura Vila Guilherme - 11 de novembro às 18h
Casa de Cultura Guaianazes – 16 de novembro às 14h

Andarilho
Com CIA da Pegada

Dois andarilhos viajantes chegam a uma nova praça, onde são protagonistas numa roda de rua. A dupla apresenta uma série de números misturando música, dança, malabares e acrobacia. Inspirados nas cartas do Tarô, eles dão vida a personagens arquetípicos como o Louco, o Rei e a Morte.

Casa de Cultura Butantã – 18 de novembro às 18h
Casa de Cultura São Miguel - 19 de novembro às 15h


Palhaços – O Pequeno Grande Circo
Com Cia. Bonecos Urbanos

O espetáculo tem início com os palhaços “Ludovico” e “Polerito” tocando sua “Charanga” e cantando músicas tradicionais do circo. A partir daí os personagens interagem com o público presente fazendo brincadeiras e improvisações baseadas em esquetes clássicas circenses – “Reprises”, cujas fórmulas garantem o entretenimento e diversão do público.

Casa de Cultura Itaquera-Raul Seixas - 11 de novembro às 16h
Casa de Cultura Ipiranga – 17 de novembro às 16h

Risca e Faísca

Risca e Faísca são seres imaginários capazes de entrar e sair de qualquer história. Elas têm o poder de trazer dos contos pequenos objetos, personagens ou belas imagens. Nesta apresentação, elas compartilham suas últimas aventuras por histórias curtas, divertidas e musicais.

Casa de Cultura São Rafael - 10 de novembro às 15h
Centro Cultural Tendal da Lapa - 11 de novembro às 12h
Casa de Cultura Santo Amaro - 12 de novembro às 15h

Canto com C
O show 'Canto com C', destinado ao público infanto-juvenil, traz diferentes ritmos musicais como o calango, a catira, a ciranda, o congo, a curraleira, o coco, entre outros.
O título, nome do último álbum lançado, é uma brincadeira temática criada pelas artistas, que selecionaram dentre diversos ritmos do Brasil, apenas os iniciados com a letra C, como a grafia do nome das cantoras Célia e Celma.
Este trabalho é fruto de suas pesquisas pelo Brasil ao longo da vida. Célia e Celma além de cantoras, atrizes, apresentadoras de TV, escritoras, folcloristas, e educadoras. Já dividiram os palcos com ícones como Wilson Simonal, Cauby Peixoto, Carlos Imperial, Emílio Santiago, entre tantos outros, além de já terem feito temporadas internacionais.

Casa de Cultura Brasilândia - 05 de novembro às 14h
Casa de Cultura do Campo Limpo - 03 de novembro às 15h
Casa de Cultura do Tremembé - 12 de novembro às 17h
Centro de Cultura da Penha - 19 de novembro às 17h

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Histórias de João
Com Karina Giannecchini, atriz e narradora.

"Histórias de João" são contos populares reinventados, onde o personagem principal se chama João. Todos eles vivem aventuras e têm de enfrentar dragões!

Casa de Cultura Itaim Paulista - 10 de novembro às 15h
Casa de Cultura Raul Seixas Itaquera - 12 de novembro às 16h
Casa de Cultura Hip Hop Leste - 28 de novembro às 15h
Casa de Cultura São Mateus - 30 de novembro às 17h


MÚSICA

Jaloo

Depois de quase dois anos trabalhando como DJ e como um dos embaixadores do ritmo eletrônico do seu estado (PA), o Tecnobrega, Jaloo agora apresenta um novo momento em sua carreira, agora com músicas próprias e um show totalmente inovador, que já arrancou elogios de produtores como Carlos Eduardo Miranda, Dudu Marote e o Jornalista Musical e curador Chico Dub.

Casa de Cultura Vila Guilherme - 18 de novembro às 18h
Casa de Cultura São Rafael - 19 de novembro às 16h

Banda Veja Luz

Um grupo de cinco amigos de Taboão da Serra se uniu há quase dez anos para formar o que hoje é o Veja Luz. Em 2012 lançaram álbum homônimo com participações de Dada Yute, Gerson da Conceição, Buguinha Dub, Funk Buia e Leandro Kintê. O trabalho os levou a quase quatro anos ininterruptos de turnê, com destaque para shows com Siba, Criolo e Gaby Amarantos. Foram vencedores como “Aclamação Popular” da edição 2013 do FAM Festival e indicados ao Prêmio Multishow no mesmo ano, na
categoria “Experimente”.

Casa de Cultura M'boi Mirim - 18 de novembro às 19h
Casa de Cultura Butantã - 19 de novembro às 16h
Casa de Cultura São Mateus - 26 de novembro às 19h

Trio Virgulino
Formado por Enok Virgulino (sanfona), Adelmo Nascimento (triângulo) e Roberto Pinheiro (zabumba), o Trio Virgulino faz parte da história do forró. Com 37 anos de carreira foram os responsáveis pelo resgate do ritmo tipicamente Brasileiro: O forró pé de serra.

Casa de Cultura São Mateus - 11 de novembro às 19h
Centro Cultural Tendal da lapa - 17 de novembro às 18h30
Centro Cultural Vila Formosa - 19 de novembro às 20h
Casa de Cultura Freguesia do Ó - 26 de novembro às 19h
Centro Cultural de Cidade Tiradentes - 18 de novembro às 20h

Afrosambalanço
Banda do Brás
No show “Afrosambalanço” a banda revisita os clássicos e raridades de grandes nomes do gênero e da MPB, como Branca de Neve, Giovana, Trio Mocotó, Marku Ribas a Jorge Ben, Tim Maia, Wilson Simonal e Jackson do Pandeiro, reforçando a importância deste movimento em nossa música, na integração étnica/social em bailes da cidade e principalmente para a preservação da ampla e diversificada cultura afro-brasileira.

Casa de Cultura do Itaim Paulista - 04 de novembro às 18h
Casa de Cultura Itaquera/Raul Seixas - 19 de novembro às 16h
Casa de Cultura de Guaianases - 25 de novembro às 15h
Casa de Cultura São Miguel - 26 de novembro às 16h

Banda Black Rio

Uma das mais importantes bandas brasileiras, a Black Rio mostrou para o mundo que a fusão do jazz e do funk combinados com o samba e gafieira formavam elementos necessários para fazer a diferença no mercado da música.
Em 2011, a Black Rio expande seu conceito e traz ao público seu 6º álbum - Super Nova Samba Funk. O álbum mostra que é mais do que um conceito musical, é a unificação da música negra numa variedade de ritmos desde jazz ao rap. É a união dos estilos, artistas e gerações. O álbum mostra ao seu público que o conceito original está vivo e modernizado. Conta com importantes ícones da música black como Gilberto Gil, Elza Soares, Seu Jorge e muitos outros. Super Nova Samba Funk veio como uma grande explosão de uma estrela supernova.

Casa de Cultura do Brasilândia - 25 de novembro às 19h
Casa de Cultura Hip Hop Sul - 26 de novembro às 18h

Claudette Soares e Ayrton Montarroyos
Duas grandes vozes de duas gerações diferentes se juntam num show que passeia pelo ontem e o hoje da música popular brasileira.
Claudette Soares, 60 anos de carreira, grande cantora e diva da bossa nova, apresenta os clássicos da música brasileira dos anos 50, 60 e 70 (Vinicius de Moraes, Johnny Alf, Marcos Valle, Roberto e Erasmo, Chico Buarque).
Ayrton Montarroyos, 22 anos, finalista do “The Voice”, da TV Globo, apresenta as canções que o consagraram no programa e os novos compositores que estão no seu primeiro e elogiado álbum, lançado no primeiro semestre deste ano.

Casa de Cultura Freguesia do Ó - 04 de novembro às 17h
Centro Cultural Santo Amaro - 11 de novembro às 19h30

Izzy Gordon
Izzy Gordon empresta sua alma de intérprete emocionada à esses clássicos da nossa música e surpreende ouvintes mais assíduos acostumados ao seu suingue em discos sacolejantes. "Negro Azul da Noite" também é um convite para curiosos por novas cantoras descobrirem Izzy Gordon.

Casa de Cultura Hip Hop Leste - 04 de novembro às 19h
Casa de Cultura Butantã - 24 de novembro às 18h

Cinepiano
Com Tony Berchmans
Na verdade, o cinema nunca foi mudo. Quase sempre as projeções cinematográficas deste período eram acompanhadas por música executada ao vivo. O Cinepiano, com Tony Berchmans, é uma experiência audiovisual única na apresentação de grandes clássicos do cinema. Ao piano, Berchmans improvisa a trilha sonora musical ao vivo, utilizando temas de sua autoria e excertos de música folclórica ou clássica, sempre em intenso diálogo com a narrativa dos filmes.

Casa de Cultura do Jabaquara - 05 de novembro às 16h
Tendal da Lapa - 25 de novembro às 18h

Rico Dalassam
Rico Dalassam apresenta o repertório do novo EP “Balanga raba” e reforça sua paixão e pesquisas no fértil território entre o rap e o pop, onde transita com maestria e desenvoltura, conquistando uma legião de fãs que encontram em Rico um espelho que reflete as lutas diárias por reconhecimento e conquista de espaço.

Casa de cultura Hip Hop Sul - 5 de novembro às 18h
Casa de Cultura Freguesia do Ó - 11 de novembro às 19h
Casa de Cultura HIP HOP Leste - 18 de novembro às 19h

Banda Fera Neném
A banda Fera Neném surge com um repertório autoral destinado ao público infantil (de zero a cem anos), com canções como “Rio de cocô”, “O voo do jacaré”, “Monstro banguela”, “Morfeu” e “Bicho papão”. O Fera Neném é um quarteto de baby rock, quase punk, meio reggae, mais precisamente panqueca. Formada por Gustavo Cabelo (baixo e voz), Lia Biserra (voz), Pedro Gogom (bateria e voz) e Peri Pane (guitarra e voz), a banda tem influência de diversos gêneros musicais como os já citados rock'n roll e reggae, além de baião, fado, pop e marchinhas de carnaval. O repertório é formado por canções inéditas compostas pelos próprios integrantes da banda.

Casa de Cultura do Jabaquara - 12 de novembro às 16h
Casa de Cultura Itaim Paulista - 24 de novembro às 19h30
Casa de Cultura Ipiranga - 29 de novembro às 14h

2 Africanos
Com Big e Izy nos vocais e DJ Claytão
Djawa, nome do último trabalho lançado pela dupla, é também o nome dado ao seu novo show. A palavra "Djawa", em Fon, língua local do Benin, quer dizer "Alegre-se". Essa é a ideia principal que os Dois Africanos trazem no show com um repertório de músicas autorais e versões de músicas africanas, norte americanas, brasileiras e europeias. O show já foi apresentado em estados como Rondônia, Pará, Paraíba, Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo.
Casa de Cultura São Miguel - 04 de novembro às 20h
Casa de Cultura Campo Limpo - 25 de novembro às 20h
Casa de Cultura Brasilândia - 26 de novembro às 16h


Maria Alcina
Maria Alcina vive um momento pra lá de especial em sua carreira, com grande renovação de público e uma constante aproximação dos jovens. Seu CD anterior, “De Normal Bastam os Outros” rendeu DVD para o Canal Brasil com participações de Ney Matogrosso, Karina Buhr, Felipe Cordeiro e Anastácia, e percorreu as principais capitais do Brasil, sendo também apresentado em importantes festivais de música. Com “Espírito de Tudo”, a cantora promete repetir a dose e segue em turnê acompanhada pela mesma banda que gravou o disco.
Casa de Cultura Itaquera - 04 de novembro às 16h
Centro Cultural Jabaquara - 10 de novembro às 20h
Centro Cultural do Grajaú - 18 de novembro às 18h

OBMJ
A Orquestra Brasileira de Música Jamaicana foi idealizada pelo músico e produtor Sérgio Soffiatti e o trompetista Felippe Pipeta em 2005 e fundada em 2008. No começo, a ideia principal era tocar músicas jamaicanas de raiz (ska, rocksteady e early reggae), então surgiu a ideia de tocar músicas brasileiras nesses estilos. Com 2 discos lançados, a OBMJ apresenta seu terceiro álbum, o primeiro da Orquestra de composições autorais e com o tema voltado ao gênero Sci-Fi. O título faz uma alusão ao nome do filme “Mars Attaca” (Marte Ataca) de Tim Burton. Este mais recente lançamento mantém os ritmos jamaicanos e a instrumentação característica do Ska.

Casa de Cultura Ipiranga - 11 de novembro às 20h
Centro Cultural da Penha - 18 de novembro às 20h
Centro Cultural do Grajaú - 25 de novembro às 18h


DANÇA

PercuSSos Locking - Percursa Locking
O espetáculo Percurssos proporciona a união da música e da dança, a música corporal percussiva e as Danças Urbanas através de um olhar crítico experimental dessas artes, percorrendo a forma que o grupo encontrou para desenvolver uma nova técnica dentro da dança Locking. A integração entre essas artes torna possível uma experiência de criação sob um novo prisma artístico performático. O espetáculo tem como foco a acessibilidade a arte para todas as pessoas e incentivar e difundir a música e a dança.
O grupo foi formado em 2016 e nesse período o elenco atuou em diversos eventos de dança na cidade de São Paulo e seu maior destaque foi a consagração de sermos precursores de uma técnica dentro da Dança de Rua.

Casa de Cultura Freguesia do Ó - 19 de novembro às 19h

Nimba
Trupe Benkady
O espetáculo Nimba traz ao palco a ancestralidade africana, o misticismo e a feminilidade ao homenagear o espírito feminino. A Nimba é um ser misterioso que pertence ao mundo da fantasia, originária entre os povos Baga que vivem na Guiné, e representa uma divindade de abundância e fertilidade. Utilizando dos elementos e simbologias femininas da natureza, presente tanto nas deusas até a própria "mãe terra", em diálogo com a dança africana o espetáculo busca gerar a reflexão desta essência maternal existente em cada um de nós, que vai para além de ser mulher, no sentido do sexo e das características físicas, e que tem o poder de se manifestar no tempo e espaço que quiser.

Casa de Cultura Campo Limpo - 17 de novembro às 19h
Casa de Cultura Itaim Paulista - 18 de novembro às 19h

Zoo Movimente
Durante esta intrigante aventura, pinguins dançam contra uma tempestade; o Bicho Preguiça aposta corrida com a Tartaruga; uma família de Babuínos invade o palco e outros animais da fauna entram na brincadeira.
Casa de Cultura Brasilândia - 12 de novembro às 16h
Casa de Cultura do Mboi Mirim - 30 de novembro às 19h
Casa de Cultura Vila Guilherme - 25 de novembro às 18h

TEATRO
Contos de Sedução
Dividido em quatro episódios “Contos de sedução” percorre o caminho que vai do encontro casual entre uma ama de leite e um camponês faminto em uma viagem de trem da Itália para Marselha, a um casal de burgueses que se encontra em um local suspeito para apimentar a relação. Ou do marido traído que encontra a ex-mulher, agora casada com outro, e agora exige uma reparação. E ainda a de um casamento aberto, cujas regras mudam quando é a mulher que resolve experimentar a mesma liberdade conjugal do marido.
Casa de Cultura Vila Guilherme - 4 de novembro às 18h (classificação 14 anos)
Centro Cultural de Santo Amaro - 25 de novembro às 19h30 (classificação 14 anos)

Solilóquios
Solilóquios é uma história de amor sob o prisma da incomunicabilidade. O silêncio que impera entre ex-namorada e ex-namorado impede que aquilo que ainda pulsa por dentro dos ex-amantes possa ser dito, restando apenas solilóquios verborrágicos, construídos no pretérito do futuro que, inutilmente, ecoam no vazio, conduzindo a ação inexorável rumo a separação
Casa de Cultura Campo Limpo - 9 de novembro às 20h
Casa de Cultura Butantã - 17 de novembro às 20h
Casa de Cultura Ipiranga - 24 de novembro às 21h

On Love
On Love traz um olhar não convencional sobre o amor. O tratamento dado ao tema, nesta obra, foge do que poderia ser tachado como demasiado comum e esgotado e aponta um movimento contrário, de inquietação e provocação para um olhar mais sensível e humano face à frenética contemporaneidade.
O espetáculo, construído por narrativas em primeira pessoa, propõe uma forma muito simples e se apoia na relação próxima e direta entre o espectador e a matéria narrada.
Casa de Cultura São Miguel - 10 de novembro às 20h (classificação 16 anos)
Centro Cultural Cidade Tiradentes - 17 de novembro às 20h (classificação 16 anos)

O Anjo e a Princesa
O anjo e a princesa é uma criação do Grupo Sobrevento a partir de um texto de Sandra Vargas, atriz do espetáculo. A peça narra a primeira experiência de um anjo da guarda e trata de sua difícil relação com uma princesa, a quem lhe cabe proteger.

Casa de Cultura da Brasilândia - 17 de novembro às 15h
Casa de Cultura do Butantã - 26 de novembro às 10h
O Corpo da Mulher no Campo de Batalha
Texto: Matéi Visniec. Adaptado e dirigido por Fernando Philbert
Elenco: Ester Jablonki e Julia Tavares.
Classificação: 14 anos

Duas mulheres que tentam reconstruir a percepção sobre si mesmas e sobre o mundo após os conflitos na Bósnia, em seu pós-guerra. De um lado, Kate uma psicoterapeuta americana que trabalha como voluntária no país. De outro, uma refugiada bósnia, Dorra, que carrega no ventre o fruto de um estupro sofrido durante a guerra.

CCJ Ruth Cardoso - 05 de novembro às 20h
CCJ Ruth Cardoso - 04 de novembro às 20h
Centro Cultural Olido - 11 de novembro às 19h
Centro Cultural Olido - 12 de novembro às 18h
Centro Cultural Vila Formosa - 18 de novembro às 20h
Centro Cultural Vila Formosa - 19 de novembro às 19h