Cidade Tiradentes recebe Parada LGBTQIA+

Dois shows, um com o cantor performático Jaloo e outro com a funkeira MC Xuxu, marcam o encerramento no dia 22

Muita gente deve se perguntar o que significa LGBTQIA+. Adaptando-se às classificações sexuais do mundo moderno, a sigla quer dizer lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, transgêneros, queers, intersexuais, assexuados e outros mais. O bairro de Cidade Tiradentes recebe, entre os dias 17 e 22, a Semana Parada LGBTQIA+. Inspirado na famosa Parada LGBT, da Avenida Paulista, e nas atividades culturais paralelas que a antecedem, o evento tem o objetivo de promover a integração, na região, dos diversos segmentos de diversidade sexual; conscientizar a comunidade sobre medidas de prevenção e profilaxia; e assumir o orgulho, o respeito e a alegria como instrumentos para lutar contra o preconceito.

Jal Moreno, coordenador da Casa de Cultura Hip-Hop Leste, que colabora com a realização do evento, afirma que, nessa região, a população LGBTQIA+ é muito grande e, ainda mais do que nos bairros de classe média, enfrenta dificuldades de aceitação, quer seja dentro da família, como da escola e de outros setores da sociedade, inclusive na Igreja. “Por isso, em nossa política de integração, incluímos, na Semana da Parada, palestras e encontros com representantes de diversos segmentos religiosos”, diz Moreno. A programação conta, também, com sessão de cinema com a presença do diretor, premiação de personalidades que trabalham em prol da diversidade sexual e, como apoteose, a caminhada, que será encerrada com o show do cantor Jaloo e da MC Xuxu.

Programação da Semana Parada LGBTQIA+

A programação obedecerá ao seguinte roteiro:

Dia 17, às 18h: Abertura oficial com a palestra Sexo, Remédios e HIV, no Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP. Foram convidados o supervisor regional de saúde de Cidade Tiradentes, Wagner Gonçalves, além de diversos médicos.

Dia 18, às 18h: Cine Diversidade, com a apresentação do filme Corpo Elétrico e bate-papo com o diretor Marcelo Caetano. Vencedor de prêmios internacionais em festivais, como Maguey, em Guadalajara (México), e o Primer Corte no Ventana Sur, em Buenos Aires (Argentina), o filme mostra a rotina de um jovem gay paraibano na cidade de São Paulo.

Dia 19, às 18h: Diversas Vozes - palestras com personalidades de diversos segmentos religiosos.

Dia 20, às 18h: Premiação Stronger da Diversidade Sexual. Dez personalidades serão premiadas pela Família Stronger, grupo paulista da comunidade LGBTQIA+ que homenageia pessoas físicas e jurídicas que, durante o ano, se destacaram em ações favoráveis à causa da diversidade sexual.

Dia 22, às 12h30: Início da Parada LGBTQIA+, que sai em frente da Emefm Oswaldo Aranha Bandeira de Mello, localizada na Avenida dos Metalúrgicos, 1.155. Revezam-se nos trios elétricos os DJs Giusti, André Pomba, Kenny Freitas, Lorran Ciriaco e Macinni. Foram convidadas também drag queens, como Tchaka, apresentadora oficial da Parada LGBT de São Paulo.

Dia 22, 19h: Show de encerramento na praça em frente à Casa de Cultura Hip-Hop Leste. O cantor Jaloo abre a programação e, às 20h30, é a vez da funkeira MC Xuxu.