Semana da criança traz conversa filosófica ao CCSP

Evento também conta com exibição de filmes, conversas e leituras e acontece entre os dias 12 e 15 de outubro

Uma reflexão sobre a natureza do pensar e o seu significado, na qual as crianças interagem umas com as outras e elaboram a sua própria maneira de pensar. É dessa forma que a atividade “Peripatumen” almeja levar crianças e seus pais a um debate, no qual todos possam aprender juntos. A conversa filosófica será realizada no Centro Cultural São Paulo (CCSP) nos dias 14 e 15, e faz parte da programação da Semana da Criança, evento que reúne exibição de filmes, conversas e leituras, entre os dias 12 e 15 de outubro.

O nome “Peripatumen” vem do conceito aristotélico “Peripatético”, do grego, e significa “ambulante” ou “itinerante”. Segundo o filósofo Yonathan Listik, mediador da conversa, os filósofos da escola de Aristóteles acreditavam que o movimento dava origem ao pensamento. “Isso é importante para as crianças, que estão em uma fase tão ativa da vida, na qual elas se movem pra lá e pra cá e vão descobrindo o mundo e a vida ao mesmo tempo”, afirma Listik, que é mestre em Metafísica pela Universidade de Tel Aviv, em Israel.

A atividade ocorrerá em duas etapas: na primeira, apenas o público infantil participará. Enquanto elas conversam, os adultos serão convidados a um passeio pelo CCSP, conhecendo as instalações do centro cultural; na segunda, todos estarão juntos em um diálogo, escutando uns aos outros. “Queremos que os pais aprendam também, que eles deixem de ver os filhos como um quadro branco a serem educados, e sim como uma relação de educação mútua, onde eles também ensinam e surpreendem os mais velhos”, afirma Listik.

Por meio de ações lúdicas, será realizada uma discussão sobre a noção do pensamento, das ideias e sobre a origem delas, assim como também a nossa capacidade criativa e percepções sobre a vida. “Um dos tópicos é discutir a possibilidade de refletir coisas existentes e inexistentes, porque conseguimos criar ideias sobre coisas que sequer conhecemos”, relata Listik. E conclui: “Dentro disso queremos estimular o público a pensar a relação do pensamento e da imaginação”.

Além do “Peripatumen”, durante toda a semana haverá exibições de animações e clássicos do cinema infantil, como “Onde Vivem os Monstros”, de Spike Jonze, e “O Balão Vermelho”, de Albert Lamorisse. Após as sessões as crianças poderão participar do ateliê aberto Grafiqueta, uma oficina de experimentações gráficas que utiliza carimbos como matéria-prima. Na atividade, conduzida por Liana Yuri e Maroca Sampaio, do grupo Libélula, grupos se reúnem para a criação de pequenos livros a partir de uma elaboração iniciada com leituras e conversações.

Confira a programação completa

CINEMA

DIA 12/10 – Quinta-feira
14h - CURTAS MESTRES DA ANIMAÇÃO, de Norman Mclaren, Irmãos Quay e Walt Disney, França/Canadá/EUA, 30 min. Digital.
15h - ONDE VIVEM OS MONSTROS, de Spike Jonze. Where The Wild Things Are, EUA, 2010, 102min. Digital.

Dia 13 - Sexta-feira
14h - CURTAS MESTRES DA ANIMAÇÃO, de Norman Mclaren, Irmãos Quay e Walt Disney, França/Canadá/EUA, 30 min. Digital.
15h - GATOS, de Ceyda Torun, Turquia, 80min. Digital.

Dia 14 - Sábado
14h - O BALÃO VERMELHO, de Albert Lamorisse, França, 1956, 36min. 16mm.
15h - ONDE VIVEM OS MONSTROS, de Spike Jonze. Where The Wild Things Are, EUA, 2010, 102min. Digital.

Dia 15 - Domingo
15h - GATOS, de Ceyda Torun, Turquia, 80min. Digital.
| Livre - Sala Spcine Lima Barreto

GRAFIQUETA, com Libélula
Dias 12 e 13, das 13h às 18h – Foyer. Livre.

PERIPATUMEN, com Yonathan Listik
Dias 14 e 15 de outubro, das 13h30 às 15h – Piso Flávio de Carvalho. Livre.

Serviço
| Centro Cultural São Paulo. Av. Vergueiro, 1000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro. Tel. 3397-4002. Grátis