Nelson Triunfo comanda Baile Black na Praça das Artes

Evento de hip hop acontece sempre ao final de cada mês, a partir do dia 26 de agosto


A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o dançarino Nelson Triunfo, apresenta, a partir do dia 26 de agosto, sempre no último final de semana do mês, na Praça das Artes, o Baile Black. O evento é dedicado às mais diversas manifestações da cultura hip hop e traz, nessa primeira edição, o grupo Gumboot Dance Brasil, com o espetáculo “Yebo”, a festa Talco Bells e uma feira de artigos e serviços produzidos pelo segmento negro.

Desde 2008 realizando encontros pela cidade, a festa Talco Bells é a convidada de Nelson Triunfo para botar todos para dançar e celebrar a cultura black. Conduzida pelos Djs Elohim Barros, Filipe e Guilherme Luna e pela produtora Bianca Bertolaccini, a festa, que já teve residência no Hotel Cambridge, no Estúdio Emme e no Cine Joia, traz uma fórmula inusitada com talco no chão e soul music nas caixas de som.

Já o grupo Gumboot Dance Brasil apresenta o espetáculo “Yebo”. Gumboot dance, em tradução literal, “dança de botas de borracha” é uma forma de dança popular criada por trabalhadores de minas de ouro e de carvão da África do Sul, no século XIX, para se comunicar. O número aborda a exploração, tanto das minas como dos povos levados para a extração do minério, bem como a criação de um dialeto sonoro a partir das batidas nas botas de borracha e da espera das mulheres por seus maridos mineiros durante a temporada de exploração das minas.

Ao longo de todo o dia acontece a Feira Preta, que traz artigos e serviços produzidos pelo segmento negro, incentivando o desenvolvimento sustentável de micro e pequenas empresas, além de reunir em um único espaço todas as linguagens artísticas para difundir a cultura negra. Entre os artigos à venda estão produtos para cabelos e pele negra, roupas que dialoguem com as formas do corpo da mulher negra, livros, brinquedos, artigos decorativos, entre outras expressões artísticas como cinema, fotografia, música e artes plásticas que tenham relação com a temática.