Jornada do Patrimônio: Exposições, Roteiros Históricos e Baile de Samba-Rock marcam a programação do evento

Nos dias 19 e 20 de agosto, todas as regiões da cidade recebem atrações organizadas por eixos que tratam o modo de viver em São Paulo: “Estudar”. “Trabalhar”, “Morar”, “Comprar e Vender”, “Circular”, “Lembrar” e “Divertir”; espaços como o Palacete dos Artistas e a União Fraterna, histórica casa de bailes da cidade, são os destaques da programação

São Paulo tem muita história para contar. E a Jornada do Patrimônio, evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, que acontece entre os dias 19 e 20 de agosto, chega com uma programação diversa, unindo arte e patrimônio, para nos lembrar disso. Nesta edição, o tema será “Construindo Histórias” e a programação artística, assim como toda a parte histórica, foi concebida dentro de alguns eixos que tratam o modo de viver na cidade como estudar, trabalhar, vender, circular etc. 

A Jornada do Patrimônio tem uma programação gratuita e diversificada com o intuito de aproximar o público a espaços tombados ou com valor afetiva que fazem parte da história da cidade. Ao todo, serão realizados 77 roteiros, 52 palestras, 32 oficinas, 103 imóveis, 86 visitas guiadas, 13 apresentações artísticas, 7 exposições e 5 lançamentos de livros

+ Confirme sua presença no evento do Facebook

“Esta é uma forma de aproximar os cidadãos de um evento que ainda é novo no calendário da cidade e trata de um tema que pode estar distante do cotidiano de muita gente. Nossa ideia é unir uma programação artística de qualidade, gratuita, que estabelece um diálogo com os locais que as abrigam despertando o interesse do público por estes espaços e, consequentemente, sua história”, ressalta o secretário municipal de Cultura, Andre Sturm. 

Com o intuito de fomentar o conhecimento e a valorização do patrimônio histórico e cultural da cidade, o evento promove atividades de visitação monitorada a prédios históricos, além de roteiros de memória, apresentações artísticas e uma série de palestras e oficinas. A iniciativa, lançada em 2015, é inspirada nas Journées Européennes du Patrimoine, na França, e no Open House, em Nova York (openhousenewyork), nos Estados Unidos. 

DESTAQUES POR EIXOS

ESTUDAR
A Casa de Cultura da Vila Guilherme – Casarão é o imóvel representante deste eixo por ter abrigado uma escola em seu passado.  A partir do período republicano, surgiram na paisagem paulistana edifícios destinados exclusivamente para o ensino, tanto básico como de ofícios. Eram grupos escolares, colégios religiosos, liceus técnicos, que podem ser reconhecidos por sua linguagem arquitetônica eclética. O Casarão receberá no sábado, às 20h, o espetáculo Folias Galileu, um caleidoscópio criado a partir da Vida de Galileu de Bertolt Brecht, onde o espaço ganha importância e ganha dimensão de personagem dentro da narrativa.

TRABALHAR
Localidades próximas às ferrovias e estradas, que conectavam a cidade ao porto de Santos e às regiões produtivas do interior, foram ocupadas por uma concentração e circulação permanente de trabalhadores.  A Cinemateca Brasileira, antigo matadouro da cidade, receberá no domingo, às 18h, a festa argentina Pies Descalzos, que proporciona uma vivência diferenciada ao público ao oferecer mais de 20 performances interativas, de diferentes linguagens, aéreas e de chão.

MORAR
Um dos maiores ícones da cidade, o Copan projetado na década de 50 por Oscar Niemeyer com colaboração de Carlos Alberto Cerqueira Lemos, é o imóvel que melhor representa este eixo por ter o espírito da cidade: grandioso. O prédio que conta com 22 elevadores e 1.160 apartamentos, que vão de 16 a 217 metros quadrados, receberá no domingo uma grande homenagem ao Circo-Teatro com o encontro das Companhias “La Mínima” e “Os Fofos Encenam", às 11h.

COMPRAR E VENDER
Em 1897 foi inaugurado o Mercado Municipal de Santo Amaro, construção que atendia a demanda dos moradores da região sul da cidade, que formava o Celeiro de São Paulo, núcleo produtor de gêneros agrícolas juntamente com Itapecerica e Embu das Artes. Até 1958, o mercado funcionou onde hoje é a Casa de Cultura Manoel Cardoso de Mendonça, em que se apresentarão o flautista Pablo Cobello e o violonista Ricardo Farão com um repertório variado de músicas instrumentais brasileiras no sábado, às 14h.  

CIRCULAR
As áreas mais dinâmicas da cidade de São Paulo, do ponto de vista comercial, financeiro e simbólico, caracterizaram-se por um percurso territorial peculiar: primeiro a superação do Triângulo e do Vale do Anhangabaú, ocupando o Centro Novo; em seguida subindo em direção ao marcante divisor de águas de sua paisagem, onde foi desenhada a Avenida Paulista. Mais recentemente a descida para o lado oposto, na direção do vale do Rio Pinheiros, com as avenidas Faria Lima, Engenheiro Luís Carlos Berrini e Marginal Pinheiros. O Viaduto do Chá, a Casa das Rosas e o Museu da Casa Brasileira são os locais escolhidos como símbolos deste eixo.  Quem passar pelo Viaduto do Chá, a partir das 10h do sábado, vai se deparar com a intervenção artística “A Rua é Clássica”, protagonizada por bailarinos que dançam nas ruas e calçadas da cidade. 

Também no sábado, às 17h, o público vai poder apreciar o projeto Sampando - Um Passeio por São Paulo através das músicas. Sucessos de Adoniran Barbosa, Demônios da Garoa, Originais do Samba, Caetano Veloso, Paulo Vanzolini, Premê, Rita Lee, Tom Zé fazem parte do repertório. No domingo, o Balé da Cidade de São Paulo ocupa o Museu da Casa Brasileira com trechos coreográficos do projeto Asas para Voar, que tem estreia prevista para dezembro deste ano, a partir das 14h.

LEMBRAR
A cidade de São Paulo abriga edifícios, esculturas e espaços públicos que remetem a  referências históricas e de memórias coletivas ou individuais. O Museu da Imigração é um ícone importante da questão da memória da formação da população paulistana. Era ali que inicialmente chegavam os imigrantes europeus e, posteriormente, passou a receber os migrantes de outros estados brasileiros. Em homenagem a sua trajetória, o Museu receberá apresentação do Grupo de Taikô Ikkon Wadaiko Patriarca, apresentação de dança folclórica japonesa Ikeshiba Ryu e os cantores  de Música Enka: Takeshi Nishimura e Elaine Hara no sábado, dia 19, às 16h. 

PASSEAR
Registros de São Paulo na metade do século 19 mostram poucas atividades que se parecem com o lazer que conhecemos hoje. Famílias com suas melhores roupas passeando por jardins e parques públicos; dança e música em festas religiosas; os poucos estudantes das Arcadas divertindo-se em estudantadas boêmias. Mas, conforme o século 21 se aproximava, já se apresentavam pela cidade as trupes circenses. No mesmo período surgem, também, os primeiros teatros paulistanos. Resultariam, ao longo do século 20, na grande diversidade de espaços de diversão e cultura, entre os cinemas estão o Cine Ipiranga, Cine Marrocos e Ufa-Palácio. Entre os teatros, destacam-se o TBC, o Teatro de Arena, o Oficina, o Maria Della Costa, entre tantos outros. Para compor este eixo, a tradicional casa de bailes União Fraterna terá uma programação Especial Baile Samba Rock, com Farufyno, Os Opalas e Baile do Simonal a partir das 18h de sábado.

INÉDITOS NA JORNADA
O Theatro Municipal receberá grandes nomes do hip hop acompanhados de uma banda formada exclusivamente por mulheres. Neste concerto, que acontece na área externa do Theatro no sábado, às 20h, os convidados são: Xis, SNJ, Z'África Brasil, Lurdez da Luz, Rashid, Dexter e Thaíde, artistas que representam os sons e a estética própria das periferias que tanto influenciam a cena cultural da atualidade. 

O grupo Os Satyros, patrimônio imaterial da cidade de São Paulo, realiza um evento para a Jornada do Patrimônio, que consiste na realização de duas apresentações com os artistas residentes do Palacete dos Artistas. A primeira apresentação será o Cabaré dos Artistas, montagem inédita concebida especialmente para o evento, no sábado, dia 19, às 20h na Sala Paissandu, que fica no Centro Cultural Olido. No domingo, dia 20, das 14h às 17h acontece o Sarau dos Artistas no Palacete dos Artistas.

SELOS DE VALOR CULTURAL
Ao longo da Jornada, o público vai poder conhecer  e assistir, gratuitamente, aos espetáculos de oito teatros independentes que receberão o Selo de Valor Cultural, concedido pelo Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura a estabelecimentos relevantes no cenário cultural da cidade de São Paulo. Em 2017, os seguintes estabelecimentos receberão o selo: Cemitério de Automóveis, As meninas do conto, Sobrevento, Kompanhia do centro da Terra, Àgora, Tapa, Teatro Vento Forte e Parlapatões. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada apresentação. 

CONCERTOS EM TEMPLOS RELIGIOSOS

Paróquia São Luis Gonzaga 
A igreja recebe, no domingo, às 16h30, a apresentação da Oficina de Música Antiga da Escola de Música de São Paulo, criada em 2014 pelo cravista e regente Nicolau de Figueiredo com o objetivo  de desenvolver as aptidões necessárias à interpretação historicamente orientada do repertório dos séculos XVII e XVIII. 

Catedral Evangélica
Aproveitando as comemorações dos 500 anos da Reforma Protestante, ocorrida em 1517 na Alemanha e liderada por Martinho Lutero, a Catedral Evangélica de São Paulo oferece, no domingo às 15h, o Concerto de Órgão com peças relacionadas com este grande movimento religioso e cultural do século XVI. 

Museu Judaico 
O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo , que integra o corpo artístico do Theatro Municipal de São Paulo, executa a obra “Quarteto de Cordas nº 2 em Lá Menor, op.13 F. Mendelssohn” no domingo, às 14h.

IMÓVEIS HISTÓRICOS ABERTOS
Entre as atividades de maior interesse durante o evento está a visitação, em muitos casos com monitoria, a exemplares históricos tombados ou reconhecidos como importantes para a memória afetiva da cidade, pertencentes ao poder público ou propriedades particulares. Entre os exemplares arquitetônicos que remontam à origem da cidade de São Paulo, está a Casa de Dona Yayá, construída em 1880, e é um dos últimos exemplares do antigo cinturão de chácaras que circundava a região central. 
A Casa GIZ foi projetada pelo arquiteto Vilanova Artigas, em 1942, para ser sua própria residência e é um dos ícones do Modernismo Brasileiro, que receberá exposição e visita monitorada no fim de semana do evento. 
Outro ícone da cidade que faz parte da Jornada do Patrimônio é o Parque das Hortênsias, localizado em Higienópolis, que recebeu recentemente o selo de valor cultural criado pelo Conpresp. A construção do arquiteto Artacho Jurado, que data da década de 1950, receberá uma exposição e terá uma visita guiada no sábado, às 14h. 
A equipe do educativo do Museu da Cidade pensou numa visita guiada diferente à Cripta Imperial e ao Monumento à Independência, em que o público é convidado a pensar e refletir sobre as relações entre o local que o patrimônio está inserido, no Parque da Independência, no bairro do Ipiranga, na cidade de São Paulo e os diálogos possíveis que esse patrimônio tem com a população, inclusive no cuidado e preservação do patrimônio por parte da sociedade. Esta visita será no domingo, dia 20, às 15h.
ROTEIROS – Memórias em trânsito
Durante a Jornada, o público poderá descobrir lugares da cidade que são pouco conhecidos da grande população, como por exemplo, a Ilha do Bororé, que fica no extremo sul da cidade ou ainda fazer a caminhada de 10km e conhecer a  história da Estrada de Ferro Perus Pirapora. 
Cemitérios, roteiros de arquitetura e outros passeios pelos bairros do Belenzinho, Mooca, Jaçanã, Luz, Cambuci completam a programação. 
Uma parceria com o Sesc traz roteiros sobre o patrimônio, história da moradia na cidade, formação da sociedade, que contam com a visitação em imóveis industrias, históricos e também de construção modernista, dentre outros, distribuídos pela metrópole.

OFICINAS

As oficinas também são uma oportunidade de conhecer um imóvel icônico da história da cidade de São Paulo e refletir sobre ela. A programação conta com atividades que podem ser feitas por pessoas de todas as faixas etárias. Os encontros abrangem temas que vão de restauro a fotografia e lugares que vão de igrejas a museus. Dentre os destaques estão a oficina de taipa de mão que será na Praça e Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França a partir das 8h do domingo e a oficina de xilogravura no Museu Afro Brasil. Em ambas as oficinas é necessário fazer inscrição prévia por e-mail.  

EXPOSIÇÕES

O Theatro Municipal leva uma parte do seu rico acervo à SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco.  A mostra Theatro Municipal: a desconstrução do figurino acontecerá na sala de exposições do espaço durante os dias 19, das 13h30 às 18h30, e 20, das 10h30 às 18h30. A exposição terá figurinos e acessórios de grandes óperas já encenadas no prédio histórico, dentre elas estão peças de Aída (2013), Falstaff (2014), Carmen (2014), Il trovatore (2014), Manon Lescaut  (2015).

Fotos do acervo da Casa da Imagem poderão ser apreciadas, durante o fim de semana do evento, nos imóveis que compõem os eixos da Jornada. 

CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA