SMC recebe novos membros do Programa Jovem Monitor Cultural

Edital selecionou 220 jovens entre mais de 20 mil inscritos, que passam a atuar a partir de agosto nos espaços culturais distribuídos em todas as regiões da cidade

A Secretaria Municipal de Cultura promoveu na tarde de terça-feira, dia 8, na Sala Olido, evento de recepção dos selecionados pelo Programa Jovem Monitor Cultural, que irão atuar nos espaços cultura da SMC a partir de agosto de 2017. O edital recebeu mais de 20 mil inscrições, o maior número da história do Programa, dentre as quais foram selecionadas 220. Os jovens selecionados deverão atuar em espaços culturais geridos pela Secretaria Municipal de Cultura como bibliotecas, centros culturais, teatros, casas de cultura, além do próprio gabinete. 

De acordo com a secretária-adjunta de Cultura, Marilia Alves Barbour, “o programa é uma oportunidade de aprendizado prático e teórico para os jovens em nossos equipamentos, que também inclui atividades junto à nossa equipe executiva dentro da Secretaria de Cultura”, afirmou. Barbour pediu atenção, principalmente, no que diz respeito ao atendimento ao público: “Todo nós, gestores de cultura, temos que receber o público com muito carinho e com muita alegria, pois a ideia é que os equipamentos culturais funcionem bem, com atividades bacanas e que as pessoas tenham vontade de voltar”, disse.

O Programa Jovem Monitor Cultural trabalha com jovens entre 18 e 29 anos, preferencialmente de baixa renda, que atuarão nas áreas de recepção, produção e difusão cultural. O processo de seleção foi dividido em três etapas, sendo a primeira de seleção, a segunda uma dinâmica e a terceira uma entrevista.

O evento também contou com a participação de Fábio Miller, diretor do CIEDS; Vandré Brilhante, fundador do CIEDS; Jorge Franco, coordenador do Programa pela SMC; Natália Cunha, supervisora da Divisão de Formação da SMC; e Ana Paula Milanesi, que já está em seu segundo ano como jovem monitora do programa. 

A contratação é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e o CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável).