Fomento à Dança: SMC anuncia resultado do edital e nova gestão do Centro de Referência

Companhias tradicionais como o Ballet Stagium, representado por sua fundadora Márika Gidali, e Cisne Negro Companhia de Dança, dirigido por, Hulda Bittencourt, foram anunciadas como contempladas pela 22ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança na categoria circulação

A noite desta quarta-feira marcou a história da dança em São Paulo. Companhias tradicionais como o Ballet Stagium, representado por sua fundadora Márika Gidali, e Cisne Negro Companhia de Dança, dirigido por, Hulda Bittencourt, foram anunciadas como contempladas pela 22ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança na categoria circulação. Ambas as companhias nunca haviam recebido apoio deste importante instrumento, o que demonstra o acerto da política pública para a dança em implantação na Secretaria Municipal de Cultura. 

No evento desta quarta-feira, realizado na sede da Secretaria Municipal de Cultura, além das companhias citadas, também serão apoiados outros 11 projetos, entre eles, de companhias de linguagens urbanas, que encontram no programa a chance de potencializar o alcance de suas criações, como é o caso da Cia. Pé no Mundo e grupos de Hip Hop como a IDM Crew, enfatizando a abrangência do programa em apoiar a dança em todas as suas formas de expressão, que também nunca haviam sido contempladas.  

Essa pluralidade foi enfatizada pelo secretário municipal de Cultura, André Sturm, durante a cerimônia. “Foram contemplados grupos que nunca tiveram essa oportunidade, tanto novos como relevantes, da região central e da periferia, demonstrando a diversidade que a dança de São Paulo oferece.”
Durante sua fala no evento, Marika Gidali ressaltou que o momento é de “trabalhar através da arte, não da violência”. Ela ressaltou que os tempos atuais são uma oportunidade para celebrar a multiplicidade de manifestações. “Em 71, não tínhamos nada e agora temos essa diversidade. A luta foi forte”. 

A comissão responsável pela seleção foi formada por membros indicados pela Secretaria Municipal de Cultura: Cristina Neves (presidente), Priscila Yumi Yokoi, Fernando Machado, Katia Perera Rocha; e os eleitos por meio de votação: Guivalde de Almeida Bononi, Livia Savoy e Antonio Teixeira de Macedo Neto. 

CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA E O CIRCUITO DOS AFETOS
Também nesta data foi anunciada a nova gestão do Centro de Referência da Dança, espaço dedicado exclusivamente a esta expressão artística que, a partir de 1º de setembro, funcionará em cogestão com a Associação Cultural Corpo Rastreado, cujo projeto vencedor do edital de chamamento público, intitulado “Um novo circuito dos afetos”, tem foco na formação por meio de workshops e oficinas continuadas e residências artísticas, uma delas com uma das maiores artistas da dança do Brasil: Lia Rodrigues. 

Dentre as atividades previstas para serem realizadas no projeto estão: a estruturação do acervo de dança da Secretaria Municipal de Cultura, que ficava abrigado no Centro Cultural Olido; a catalogação e parcerias com a Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas, com vistas a estruturar um acervo de publicações sobre dança na cidade de São Paulo; além da realização de mostras de dança de várias vertentes e linguagens desse universo. 

Confira a seguir a relação de contemplados do Fomento à Dança:

MÓDULO 1 – CRIAÇÃO 
Andrea Cristina Denys Pinheiro Lima - CRIATIVOS.BR
Júlia Abs  - CIA. BASE
Anderson Couto - CIA. DE DANÇA ANDERSON COUTO
Andrea Pivatto - GRUPO DIVINADANÇA
Everson Magnavita - CYBERNÉTIKOS SOUL STREETS
Vinícius Rodrigues Anselmo - CIA. BALÉ EDUCART
Cláudia Nwabasili - CIA. PÉ NO MUNDO
Priscila Maria Magalhães – CIA. DA VILA
Waguinho - IDM CREW

MÓDULO 2 – CIRCULAÇÃO 
Marika Gidali - BALLET STAGIUM
Renan Rodrigues - RAÇA CIA. DE DANÇA
Pedro Costa - NÚCLEO PEDRO COSTA CIA. DE DANÇA
Hulda Bittencourt - CISNE NEGRO CIA. DE DANÇA