“Malefícios do Amor” reúne três peças curtas de Tchecov no Teatro Alfredo Mesquita

Espetáculo pode ser visto entre os dias 21 de julho e 13 de agosto

Mais conhecido por escrever dramas rurais, como os clássicos teatrais “A Gaivota”, “As Três Irmãs” e “O Jardim das Cerejeiras”, Anton Tchekhov possui também, em sua vasta obra, dezenas de contos e peças curtas cheias de humor, ironia e sarcasmo. Para mostrar um pouco dessa faceta, o diretor José Paulo Rosa reuniu três peças curtas do dramaturgo e escritor russo: “O Urso”, “O Jubileu” e “O Pedido de Casamento”. Juntas, integram o espetáculo “Malefícios do Amor”, que será apresentado entre os dias 21 de julho e 13 de agosto, no Teatro Alfredo Mesquita.

“O três textos são muito engraçados”, afirma Rosa. Cada uma das peças traz um homem e uma mulher em situações atrapalhadas e, por vezes, até polêmicas. “Deixo que o espectador decida no fim do espetáculo se, afinal, o amor traz benefícios ou não.”
Os três títulos, contextualizados entre os anos 1860 e 1904 (época em que viveu Tchekhov), são dotados de humor, abordado de maneira gradativa entre uma peça e outra. “Em ‘O Urso’, dei um tom realista cômico ao texto; já em ‘O Jubileu’, a montagem é farsesca”, explica o diretor. “Por fim, em ‘O Pedido de Casamento’, a encenação é um escracho total”, conclui. 

No elenco, estão Warney Paulo, que já trabalhou com o encenador Antunes Filho durante anos; Francisco Carvalho, que fez parte de 30 novelas da Rede Globo; e Liza Vieira, atriz que também participou de novelas das TVs Globo e SBT.

Por Gilberto De Nichile

Teatro Alfredo Mesquita. Av. Santos Dumont, 1.770, Santana. Zona Norte. | tel. 2221-3657.  De 21/7 a 13/8. Sex. e Sáb., 21h. Dom, 19h. R$ 20. 90 min. +10 anos.