Gabinete nos Bairros visita quatro espaços culturais na Zona Oeste

Casa de Cultura do Butantã, Biblioteca Camila Cerqueira César, Centro Cultural Tendal da Lapa e Teatro Cacilda Becker receberam a visita do Secretário André Sturm e sua equipe

Aconteceu nessa quinta-feira, 13 de julho, mais uma edição do programa Gabinete nos Bairros, que visita os espaços da Secretaria Municipal de Cultura para conhecer as suas qualidades e pensar em melhorias. Na ocasião, o Secretário André Sturm e sua equipe visitaram quatro espaços localizados na Zona Oeste da cidade: a Casa de Cultura do Butantã, a Biblioteca Camila Cerqueira César, o Centro Cultural Tendal da Lapa e, por fim, o Teatro Cacilda Becker. 

O primeiro local visitado foi a Casa de Cultura do Butantã, onde o grupo foi recebido pelo coordenador do equipamento, Danilo Leite. No espaço aconteciam oficinas voluntárias com diversas pessoas da comunidade, além de aulas de música do projeto Passarim, da Associação pela Família. Também foi possível acompanhar um trecho do ensaio dos músicos do projeto História na Música, composto por um quarteto de cordas e um flautista, todos ex-integrantes da Orquestra Sinfônica Municipal. Eles tocaram o segundo movimento do concerto para flauta de Pergolesi e o primeiro movimento do concerto de flauta de Telemann. O Secretário convidou os músicos para conversar, interessado em saber mais sobre o programa que tem por objetivo descentralizar a música erudita. Esteve também presente na visita o Prefeito Regional do Butantã, Paulo Vitor Sapienza. 

Em seguida, o Secretário visitou a Biblioteca Camila Cerqueira César, onde botou a mão na massa: ajudou a reorganizar as estantes de livro, adequando-as ao novo padrão do programa Biblioteca Viva, que busca tornar a leitura uma atividade mais atrativa. Foi recebido pela coordenadora de bibliotecas da região oeste, Sueli Nemen Rocha. Estiveram presentes também o coordenador do Sistema Municipal de Bibliotecas, João Batista de Assis Neto e o assessor especial Alonso Alvarez. 

Em visita ao Centro Cultural Tendal da Lapa, o secretário foi recebido pela gestora do espaço Bel Toledo e ficou muito impressionado com o tamanho e potencial do espaço. Sturm conversou com Martins Sabatino, da companhia circense Irmãos Sabatino, que se apresenta no espaço no mês de julho, e com a vereadora Soninha. Nesta visita, esteve presente também o Prefeito Regional da Lapa, Carlos Fernandes. 

Ao final, Sturm e equipe visitaram o Teatro Cacilda Becker, onde foram recebidos pela coordenadora Patrícia Roggero. Lá, soube do sucesso da parceria do teatro com a produtora O2, que cedeu tintas para pintar o teatro em troca do uso do espaço. O secretário falou da necessidade de intensificar esse tipo de relação e sugeriu que todos os teatros da prefeitura abram as portas em dezembro para escolas de dança se apresentarem com alguma contrapartida para a melhoria do local. Também se discutiu a necessidade de um totem dando maior destaque ao teatro e à programação na área externa.