SMC abre chamamento de propostas para a 3ª Jornada do Patrimônio

As inscrições imóveis históricos, roteiros de memória, oficinas, palestras, entre outros, podem ser encaminhados pelo formulários online específicos até 18 de maio no site oficial da Secretaria Municipal de Cultura

A 3ª Jornada do Patrimônio acontece, neste ano, nos dias 19 e 20 de agosto com o tema “Construindo Histórias”. 

Já é possível enviar propostas para visitação a imóveis históricos para visitação, roteiros de memória, voluntários, palestras, oficinas, exposições e lançamentos de livros, que poderão compor a grade de programação do evento. O prazo para inscrições vai até 18 de maio. 

Os interessados em inscrever programação na Jornada do Patrimônio deste ano podem acessar o site oficial.

O objetivo do evento é sensibilizar o cidadão, levando-o a reconhecer e proteger seu patrimônio histórico, artístico e cultural. 

Na página de inscrições, os proponentes encontram os formulários online para cada tipo de atividade. Também podem acessar na página o detalhamento do tema deste ano, “Construindo Histórias” e o “Manual de Participação”, com instruções sobre a inscrição e condução das atividades no evento.

Além de imóveis históricos e outras atividades inscritas pro meio do chamamento que começa agora, fazem parte da programação equipamentos públicos da Prefeitura de São Paulo, assim como edifícios de instituições ou privados que já ficam abertos ao público, todos com atividades específicas de patrimônio histórico para seus visitantes. 

SOBRE A JORNADA DO PATRIMÔNIO
A Secretaria Municipal de Cultura e o Departamento do Patrimônio Histórico promovem anualmente a Jornada do Patrimônio. Na ocasião, milhares de pessoas visitam imóveis históricos e participam das atividades relacionadas à memória e ao patrimônio da cidade de São Paulo. 

As “Journées du Patrimoine” foram criadas na França, em 1983, e se espalharam por toda a Europa. Hoje, ocorrem ao mesmo tempo em centenas de cidades daquele continente, sob o mesmo tema anual. Outras cidades ao redor do mundo também fazem eventos semelhantes, onde imóveis históricos abrem as portas para a visita de seus cidadãos.