Gabinete nos Bairros: Secretaria Municipal de Cultura visita equipamentos da Zona Sul

Casas de Cultura Campo Limpo e Hip Hop Sul e Biblioteca Helena Silveira receberam equipe do gabinete

O secretário municipal de Cultura, André Sturm, e membros da sua equipe realizaram, nesta quinta-feira, dia 27 de abril, mais um roteiro de visitas a equipamentos culturais dentro do programa Gabinete nos Bairros. Desta vez, os locais visitados foram as Casas de Cultura Campo Limpo e Hip Hop Sul (Santo Amaro), além da Biblioteca Helena Silveira.

 A primeira visita foi à Casa de Cultura Municipal do Campo Limpo, onde a equipe foi recebida pela coordenadora do equipamento, Dora Nascimento. Na ocasião, o secretário visitou o local e se comprometeu, por meio de ação conjunta com a Prefeitura Regional Campo Limpo, a efetuar a repintura do espaço. Acompanharam a visita o prefeito regional Heitor Sertão, o coordenador de Governo local Luís Eduardo de Moraes e o supervisor de Cultura Raul Ferreira, além do vereador Isac Felix.

Na sequência, o grupo passou pelo Ponto de Cultura Instituto CITA (Circuito de Integração de Todas as Artes), localizado ao lado da Casa de Cultura, onde foi recebido pelo coletivo BandO TrapoS e pela agente cultural Andressa Lima de Sousa. Em seguida, a equipe visitou a Biblioteca Pública Municipal Helena Silveira, localizada na mesma quadra. O espaço, que oferece Wi-Fi livre, já está em processo de integração à nova proposta do programa Biblioteca Viva que, entre outras medidas, prevê uma categorização e disposição dos livros nas prateleiras por temas de interesse. Acompanharam o coordenador do SMB, João Batista de Assis Neto, e o assessor de Livro e Leitura da SMC, Alonso Martinez.

Ainda na região do Campo Limpo, o secretário visitou um antigo sacolão, hoje desativado, onde foi recebido pelo coletivo Instituto Ação Geral, formado por moradores da região. Na ocasião, foi apresentado um projeto de revitalização e ocupação cultural do local, prevendo que o espaço passe a receber eventos de hip hop, saraus, teatro e outras atividades. Estiveram representando o coletivo Luisinho, Zuruca (do grupo Rosana Bronks), Douglas, Renato, Jederson e Luan.

Por fim, a equipe do gabinete seguiu para a Casa de Cultura Hip Hop Sul. O coordenador do equipamento, Ivo José dos Santos, apresentou o espaço, que conta com uma biblioteca, quadra, equipamentos para ginástica, pista de skate e palco externo. No local ocorrem encontros de DJs, MCs, break, grafite, capoeira e streetball (modalidade de basquete de rua), entre outras oficinas. Na ocasião, o secretário assistiu a apresentações das quatro modalidades que compõem a cultura hip hop (DJ, MC, break dance e grafite), representadas pelo rapper Easy Jay, pelos dançarinos Danzinho, Cícero e Jaílson, o DJ Lee (Dois Ponto Zero) e o jogador de streetball Paçoca, membro da LUB (Liga Urbana de Basquete). Easy Jay falou sobre a importância da cultura hip hop para inclusão de jovens da periferia e agradeceu a presença da equipe da Secretaria, destacando o bom diálogo que vem sendo realizado. 

O programa Gabinete nos Bairros prevê que todas as semanas, ao menos um espaço da SMC seja visitado em uma região da cidade.