Ocupação artística da Cia. do Núcleo Educatho leva programação especial à Biblioteca Hans Christian Andersen

Projeto “Essa Biblioteca também é sua!” foi selecionado pelo 4º Concurso de Ajudas do Iberbibliotecas, promovido pelo CERLALC-UNESCO; programação acontece de abril a julho

A Cia. do Núcleo Educatho chega à Biblioteca Pública Municipal Hans Christian Andersen com o projeto de ocupação artística “Essa Biblioteca também é sua!”, que traz intervenções artísticas, contações de histórias, oficinas, espetáculos teatrais e outras atividades para toda a comunidade. A programação tem início em abril e segue até o final de julho.

Todas as terças-feiras de abril acontece a atividade “Narração de Histórias para adultos”. Utilizando a música e outros elementos cênicos que ajudam na narrativa, a Cia. do Núcleo irá trabalhar com temas como o medo, a coragem, a fé e a esperança. Já a intervenção “Carteiros Literários” acontece todas as quintas-feiras de abril. Nela, os atores da Cia. realizarão passeios pelo bairro do Tatuapé, fazendo com que um carteiro atue como mediador entre a população e a biblioteca. A biblioteca enviará um fragmento de seu acervo e convida um indivíduo a responder com uma história. A ideia é estimular a leitura e o resgate de memórias da população.
De abril a julho, todas as terças-feiras acontece a oficina de escrita criativa, “Do papel à cena”. A proposta é que se desenvolva a experimentação de escrita de pequenos textos dramáticos contemporâneos buscando criar espaços de convívios criativos, estimulando em cada participante o contato com suas histórias.

Uma série de espetáculos teatrais realizados pela Cia. do Núcleo também integram a programação. No dia 14 de maio, a Cia. encena a peça "A Nova Roupa do Rei", que conta a história de um rei que só pensava em suas roupas, tratando-as como se fossem o único elemento importante do reino. Já no dia 11 de junho, será encenada a peça "João e Maria?", uma versão da história que leva os dois irmãos a um Food Truck. Em julho, no dia 9, é a vez da peça "O Beco dos Gatos", montagem sobre diversos gatos que vivem suas vidas no beco de uma cidade, até que um morador de rua chega com um livro de contos, mudando a rotina do grupo de animais.

A peça "Contos do Povo de Algum Lugar" será encenada uma vez por mês, ao longo da ocupação, no dias 28 de maio, 25 de junho e 23 de julho. O espetáculo conta a história de Malvino que, ao cruzar com o diabo, ganha a oportunidade de voltar no tempo e se reencontrar com ele mesmo na infância.
No dia 29 de julho haverá um grande Sarau de encerramento que unirá a mostra artística de toda a ocupação. A programação contará, ainda com concurso de poesias, atividades de mediação de leitura e vivências artísticas.

“Essa Biblioteca Também É Sua!”
O projeto é uma parceria da Cia. do Núcleo Educatho e da coordenação da Biblioteca Pública Municipal Hans Christian Andersen, e foi selecionado entre 172 projetos encaminhados em toda América Latina e Espanha no 4º Concurso de Ajudas do Iberbibliotecas, promovido pelo CERLALC-UNESCO. No Brasil houve apenas 3 projetos selecionados, sendo apenas um de São Paulo.

O principal objetivo do trabalho é ressignificar o espaço da biblioteca como um ponto de cultura fundamental para a comunidade e discutir sobre sua importância e possibilidades, além de descentralizar a oferta de produtos culturais, atualmente restrito aos grandes centros de grandes cidades.

*Confira a programação completa

Narração de Histórias para Adultos
Dias 4, 11, 18 e 25 de abril, 19h30 (todas as terças-feiras)

Intervenção - Carteiros Literários
Dias 7, 14, 21 e 28 (todas as quintas-feiras)

Oficina de escrita criativa - Do papel à cena
De 04 de abril a 25 de julho (todas as terças-feiras)
+ 14 anos. Inscrições: bibliotecahans@gmail.com
Vagas: 30. Ministrantes: Solange Dias e integrantes da Cia do Núcleo Educatho

A Nova Roupa do Rei
Dia 14 de maio, 11h
60 min. +4 anos.

João e Maria?
Dia 11 de junho, 11h
60 min. +6 anos.

O Beco dos Gatos
Dia 9 de julho, 11h
60 min. +5 anos.

Contos do Povo de Algum Lugar
Dias 28 de maio, 25 de junho e 23 de julho, 11h
Livre

Concurso de Poesia - Poetize Nossa Cidade
Visitas guiadas agendadas com escolas da região (todas as quintas-feiras de maio), 10h.

Intervenção - Cortejo do Rei
Cortejos que acontecem antes das apresentações teatrais, para anunciar a programação.

Mediação de Leitura
Após apresentação dos espetáculos teatrais
Dias 14 e 26 de maio, 11 e 23 de junho, 9 e 21 de julho
60 min.

Encontros
Vivência artística Encontros com os funcionários de bibliotecas
Dias 28 de abril, 19 de maio, 30 de junho e 14 de julho, 14h às 17h

Sarau de Encerramento do projeto
Dia 29 de julho, 14h às 17h

Serviço: Biblioteca Hans Christian Andersen. Av. Celso Garcia, 4.142, Tatuapé. Zona Leste. Tel. 2295-3447. De abril a julho. Grátis