13/03/2017 10h42

Share

Museu de Arte de Rua terá intervenções artísticas em todas as regiões da cidade

Com conceito de museu ao ar livre, Prefeitura abre edital para selecionar projetos e ações de pintura de rua no Centro e nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste

Já está no ar o edital do Museu de Arte de Rua!

Na sexta-feira, dia 10/3, o prefeito João Doria e o secretário municipal de Cultura, André Sturm, lançaram o Museu de Arte de Rua (MAR), dedicado a valorizar e divulgar a arte urbana de São Paulo. O MAR irá promover intervenções de arte em paredes e muros de áreas públicas, com o objetivo de colorir todas as regiões da cidade. 

Em um primeiro momento, serão selecionados oito projetos e ações de pintura de rua que receberão investimento total inicial de R$ 200 mil, que virão de recursos de patrocinadores. Os artistas terão que indicar, nos projetos, o local onde pretendem fazer as pinturas, desde que seja uma área pública.

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) elaborou um edital com a ajuda de especialistas e artistas atuantes em diversas vertentes da arte urbana. Eles também compõem a Comissão de Assessoria e Assuntos de Arte de Rua, que tem um caráter plural, atual e representativo do cenário deste segmento artístico na cidade.

A comissão é composta por: Ana Carolina Meszanos do Amaral Rêgo, Celso M. Gitahy, Claudio Ferreira Duarte, Fabio Ribeiro, Guilherme Henrique Matsumoto, Gustavo Cortelazzi, Kleber Pagu, Luan Cardoso, Marcus Vinicius Teixeira Ramos Silva, Mauro Sérgio Neri da Silva, Alexandre Tadeu Alves, Rui Amaral e Emanuel da Silva Reis, sob a coordenação de Patrícia Oliveira, responsável pela área de Fomentos e Formação da SMC. 

Edital
As inscrições ficarão abertas de hoje a 12 de abril e podem ser feitas pessoalmente, na sede da secretaria, ou por meio de envio do projeto por correio, com aviso de recebimento ou SEDEX. A proposta enviada deverá indicar o local no qual se pretende desenvolver o trabalho.

A seleção será realizada por outra comissão, anunciada após a abertura das inscrições, que terá participação da sociedade civil. Ao todo, oito projetos e ações de pintura de rua serão selecionados. 

Os coletivos que enviarem suas propostas deverão obedecer os critérios:


Os valores serão utilizados para financiar o pagamento dos artistas envolvidos, materiais, equipamentos, despesas de produção, registro e divulgação. Por meio de patrocínio de empresas interessadas neste projeto que promete mudar a cara da cidade, a Secretaria Municipal de Cultura disponibilizará também as tintas aos artistas. 

Confira aqui o edital na íntegra.