Gabinete nos Bairros visita quatro equipamentos da Zona Leste

Casas de Cultura de São Miguel, Ermelino Matarazzo, bibliotecas Raimundo de Menezes e Rubens Borba foram os locais visitados nesta quinta-feira, dia 9 de março

O secretário municipal de cultura, André Sturm, e membros da sua equipe realizaram, nesta quinta-feira, mais um roteiro de visitas a equipamentos culturais dentro do programa Gabinete nos Bairros. Desta vez, as Casas de Cultura de São Miguel e Ermelino Matarazzo, além das bibliotecas Raimundo de Menezes e Rubens Borba Alves de Moraes foram os locais visitados, todos na zona leste. Esse é o sétimo encontro desde o início do programa, em janeiro deste ano. Todas as semanas, ao menos um espaço da SMC será visitado numa região da cidade.

A primeira visita foi na Casa de Cultura de São Miguel. O local tem dois andares que comportam auditório, salas para equipamentos e camarins, além de um subsolo, que pode ser usado para apresentações. Depois que todos conheceram o espaço, o secretário e o coordenador da Casa, Ceciro Cordeiro, participaram de um bate-papo com a presença de moradores e artistas da região. No auditório lotado, cerca de 50 pessoas participaram da atividade. Também estavam presentes o prefeito regional de São Miguel, Edson Marques, a vereadora Adriana Ramalho e a secretária adjunta, Josephine Bourgois.

Antes do início da conversa, houve uma apresentação especial do músico Luiz Brito, artista da região. Durante uma hora de diálogo, os presentes tiveram a oportunidade de expor as reivindicações e necessidades.  Entre os assuntos abordados e esclarecidos estiveram as parcerias público-privadas, ocupações culturais, virada cultural, descongelamento de recursos orçamentários da Secretaria Municipal de Cultura e programas fomentados.

Por meio da conversa surgiu a proposta de uma reunião para a discussão das ocupações culturais. O secretário também se comprometeu em negociar a compra de equipamentos de som e luz e mobiliários para melhor a infraestrutura disponível no espaço. "As Casas de Cultura têm de oferecer possibilidades de convivência entre as pessoas. Somos a favor das parcerias com coletivos artísticos, porque é isso que faz os espaços terem vida", declarou.

Na sequência, o grupo seguiu para Biblioteca Raimundo de Menezes. O local tem dois andares e uma área externa para apresentação de espetáculos. Os livros ficam expostos para empréstimo e consulta no primeiro andar, onde também há um espaço infantil adaptado. Já o segundo piso é utilizado para a realização de oficinas, cursos, contação de histórias e sessões de cinema.

Na visita à Casa de Cultura de Ermelino Matarazzo, Sturm foi recebido por coletivos da região e por representantes do Movimento Cultural de Ermelino Matarazzo, engajados na criação do espaço há mais de 30 anos. O local está aberto desde setembro de 2016, por meio de um copatrocínio firmado entre a Secretaria Municipal de Cultura e a associação cultural da região, Periferia Invisível.

Na ocasião, o secretário discutiu com a associação cultural e o prefeito regional, Arthur Xavier, e sua equipe, a importância de manter a Casa aberta. “Vamos fazer todas as adaptações necessárias com brevidade para que possamos conceber o local como um equipamento e não apenas como espaço ocupado. Vamos renovar a parceria para continuar funcionado. Além disso, queremos enriquecer a programação e tratar efetivamente como uma Casa integrada ao Circuito Municipal de Cultura”, afirmou. 
O local tem dois andares, mas apenas o térreo está aberto com duas salas em funcionamento, que já recebem oficinas, exposições de arte, entre outras atividades. No momento, está em cartaz uma mostra de 50 artistas mulheres.

O destino final foi a Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes. Acompanhado do Chefe de Gabinete das prefeituras regionais, Carlos Augusto Martins, o secretário e os demais conheceram o local recentemente reformado, que possui um ambiente com sala para oficinas e uma área externa com jardim, que é utilizada para apresentações. 

Leticia Chiantia