EMIA abre inscrições para oficinas gratuitas

As inscrições online para atividades de artes visuais, dança, música e teatro estarão abertas entre os dias 13 e 16 de março

A partir do dia 13 de março, estarão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas de artes visuais, dança, música e teatro na EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística). As inscrições acontecem entre às 08h do dia 13 de março de 2017 até às 18h do dia 16 de março de 2017. A seleção será realizada por ordem de inscrição, respeitando o limite de vagas da oficina.

Ao todo são 15 oficinas (confira a lista completa abaixo), com vagas para adultos e crianças, como: “Oficina Moda Bordada” acima de 16 anos (15 vagas); “Orquestra Infantojuvenil da EMIA”, entre 9 e 16 anos (30 vagas) e a oficina “Encenando Histórias”, que contempla todas as idades. Os classificados receberão um e-mail, e terão que comparecer à Escola, no dia 20 de março de 2017, portando o documento original de identidade e uma cópia.
Mais informações, acesse o link: https://goo.gl/3zdhqg

Artes Visuais

Oficina de Criação Visuais em Artes 
Artista Professor: Marcos Venceslau
Faixa Etária: 13 a 18 anos.
Número de Vagas: 15
Horário: Terça-feira, das 15h40 às 18h
Duração: Anual
Início: 21 de março de 2017

Release: Esta oficina destina-se a interessados em criar e desenvolver projetos na linguagem das artes visuais a partir da experimentação e pesquisa de diferentes técnicas e conceitos. Os participantes serão convidados a aprofundar numa linguagem visual de sua afinidade e desenvolver um projeto de criação individual ou coletivo. 
Desenhos, pinturas, painel/mural, modelagem, esculturas, colagem, construções, instalações, interferências no espaço e outros, de modo  figurativo e/ou abstrato.


Oficina de Artes Visuais
Artista Professor: Marcos Venceslau
Faixa Etária: 9 a 12 anos.
Número de Vagas: 15
Horário: Terça-feira, das 9h às 11h30
Duração: Anual
Início: 21 de março de 2017


Release: Esta oficina destina-se a interessados em experimentar e desenvolver processos e trabalhos individuais e/ou coletivos na linguagem das artes visuais. Os participantes serão convidados a experimentar diferentes técnicas e conceitos na linguagem visual, desenvolvendo conhecimento e criações nas diversas manifestações artísticas: desenhos, pinturas, painéis, modelagem, esculturas, colagem, instalações, intervenções e outros, de modo figurativo e/ou abstrato.

Oficina Moda Bordada
Artista Professora: Joana Salles
Faixa Etária: A partir de 16 anos.
Número de Vagas: 15
Horário: quinta-feira, das 15h às 17h
Duração: Anual
Início: 23 de março de 2017

Release: A oficina Moda Bordada leva a arte do bordado livre para peças do vestuário. O participante será convidado a refletir sobre Moda e Arte, através de rodas de conversa e experimentações artísticas manuais. Pretende-se desenvolver um conjunto de peças bordadas durante os encontros, seja construindo-as ou customizando peças do próprio guarda roupa com design e criatividade.

Oficina de Escultura
Artista Professor: Daniel Freitas 
Faixa Etária: 6 a 8 anos 
Número de Vagas: 15 
Horário: quarta-feira, das 8h às 9h50
Duração: Semestral
Início: 22 de março de 2017

Release: Esta oficina tem por objetivo explorar diversos materiais e técnicas de construção de esculturas tais como: argila, papel machê, sucata, elementos orgânicos,  vivenciando a experiência de pesquisa e trabalho em ateliê.

Dança

Dançando pela EMIA
Artista Professora: Bárbara Schil 
Faixa etária: 7 a 11 anos
Número de Vagas: 15 
Horário: sexta-feira das 15h45 às 17h45
Duração: Anual
Início: 24 de março de 2017
Release: Nesta oficina as crianças irão inventar movimentos a partir de princípios da dança contemporânea, brincadeiras e jogos de improvisação. As propostas serão feitas no sentido de ampliar a percepção do próprio corpo, do repertório de movimentos e das possibilidades de estar em ação criativa com os outros e com o entorno.

Música

Composição Musical
Artista Professora: Cintia Zanco
Faixa Etária:  9 a 14 anos
Número de Vagas: 10
Horário: terça-feira das 10h às 12h
Duração: Anual
Início: 21 de março de 2017
Release: A oficina será um espaço livre para que os alunos possam percorrer os caminhos da criação em música. Serão exploradas as possibilidades e processos criativos, com exercícios progressivos, visando expandir a capacidade expressiva de cada aluno e do grupo enquanto coletividade. Não é necessária experiência prévia. 

Grupo de Percussão da EMIA
Artista Professor: Nado Garcia
Faixa Etária: 10 a 14 anos
Número de Vagas: 8
Horário: sexta-feira das 11h às 12h30
Pré-requisito: Conhecimentos básicos de leitura musical (teoria).
Início: 24 de março de 2017
Release: A oficina visa a criação de um grupo de percussão para a interpretação de composições escritas para esse tipo de formação, incluindo a realização de experimentações, improvisações e criações coletivas.


Da Sucata ao Som, do Som à Música
Artista Professor: Wilson Dias 
Faixa etária: 10 a 15 anos
Número de Vagas: 15
Horário: sábado das 8h30 às 11h
Duração: Anual
Início: 25 de março de 2017
Release: A oficina trabalha a prática musical em grupo utilizando material reciclado.  Um trabalho musical e cênico em que as crianças, a partir de suas experiências pessoais, inventam instrumentos musicais, músicas e histórias, com o material disponível (sucata). 
Uma prática criativa, colaborativa e de parceria que inclui jogos e brincadeiras.

Corais

Coral de 7 a 8 anos (manhã)
Artistas Professores: Marili Macruz e Paulo da Rosa
Faixa Etária: 7 e 8 anos
Número de Vagas: 20
Horário: Quarta-feira das 11h às 11h50
Duração: Anual
Início: 22 de março de 2017
Release: Este grupo coral com crianças de 7 e 8 anos volta-se à expressividade individual e coletiva, por meio da voz, da percussão corporal, de movimentações pelo espaço e da criação e interpretação musical. Brincadeiras, jogos, histórias, canções de diferentes estilos e lugares e muitas invenções fazem parte do repertório.  

Coral de 7 a 8 anos (tarde)
Artistas Professoras: Maryah Monteiro e Viviane Godoy
Faixa Etária: de 7 a 8 anos
Número de Vagas: 20
Horário: Quinta- feira das 16h30 às 17h30
Duração: Anual
Início: 23 de março
Release: A oficina tem como proposta o desenvolvimento da sensibilidade artística através da experiência da sonoridade do corpo em movimento.
Os participantes são convidados a explorar e compor narrativas sonoras e corporais

Coral de 9 e 12 anos (manhã)
Artista Professora: Viviane Godoy
Faixa Etária: de 9 a 12 anos
Número de Vagas: 20
Horário: terça-feira das 9h às 10h30
Duração: Anual
Início: 21 de março
Release: A oficina visa desenvolver a sensibilidade artística de seus integrantes utilizando o canto e a percussão corporal, sendo estes integrados ao movimento e à interpretação.

Coral de 9 a 12 anos (tarde)
Artistas Professores: Julio Giudice Maluf e Flávia Ferraz 
Faixa Etária: 9 a 12 anos
Número de Vagas: 20
Horário: terça-feira das 16h15 às 17h45
Duração: anual
Início: 21 de março de 2017
Release: Coral de crianças com a proposta de fazer música utilizando a voz. Por meio de canções e brincadeiras musicais, busca-se ampliar as possibilidades vocais dos participantes, propondo um trabalho de corpo e voz com apoio da linguagem cênica e visual.

Coral de Mães e Pais da EMIA
Artista Professora: Viviane Godoy
Faixa Etária: acima de 20 anos
Número de Vagas: 20
Horário: terça- feira das 16h às 17h
Duração: Anual
Início: 21 de março de 2017
Release: A oficina visa desenvolver a sensibilidade artística de seus integrantes, utilizando como meio expressivo o canto coral. Será propiciada aos participantes a possibilidade de conhecer e vivenciar diversos estilos musicais.

Orquestra Infantojuvenil da EMIA
Artistas Professores: Geraldo Olivieri, Julio Maluf, Liliana Bertolini e Nado Garcia
Faixa Etária:  9 a 16 anos
Número de Vagas:  30
Público Alvo: alunos regulares, ex-alunos da EMIA e outros participantes que tenham conhecimento de leitura nos seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta doce, flauta transversal, pífaro, violão, percussão, piano, saxofone, clarinete, oboé, trompete, trombone e trompa.
Horário: sábados das 10h às 13h
Duração: anual
Início: 25 de março de 2017 
Os interessados deverão comparecer na data acima para iniciarem o período de adaptação. 
Release: A Orquestra Infantojuvenil da EMIA tem desenvolvido sua proposta ao longo de vários anos, buscando parcerias com corais e grupos artísticos, apresentando-se com frequência em vários lugares da cidade. Abrange repertório diversificado na música popular, clássica, brasileira e internacional, além de criações e arranjos coletivos. 

Teatro

Encenando Histórias
Artista Professor: Paulo Farah
Faixa Etária: a partir de 8 anos, crianças e adultos.
Número de Vagas: 30
Horário: segunda-feira das 16h45 às 18h45
Duração: Semestral
Início: 20 de março de 2017
Release: Nesta oficina serão realizadas vivências a partir de elementos do teatro. Inicialmente serão trabalhadas narrativas pessoais e da literatura, usando elementos cênicos de modo que os participantes contem histórias. Em um segundo momento, serão montadas pequenas cenas a partir destas narrativas, nas quais o foco sairá da figura do narrador para a criação dos personagens.