CCSP recebe Luiz Ruffatto e José Luiz Villamarin após sessão de "Redemoinho"

Encontro entre escritor e cineasta acontece dia 9 de março

Após estrear no circuito comercial em fevereiro, o longa-metragem “Redemoinho”, de José Luiz Villamarim, tem sessão gratuita seguida de debate com o diretor no Centro Cultural São Paulo (CCSP), no próximo dia 9 de março. Integrando o projeto Ponto de Encontro – Leituras, a conversa conta com a presença do escritor Luiz Ruffato, autor de “Inferno Provisório”, livro que serviu de inspiração para o filme.

Estrelado por Irandhir Santos, Júlio Andrade e Cássia Kiss, o filme marca a estreia de Villamarim (da série “Justiça”) na direção de um longa-metragem. A trama retrata o reencontro de dois amigos em uma véspera de Natal, na cidade de Cataguases, interior de Minas Gerais. Apesar de sua esposa o esperar em casa, Luzimar (Santos) acaba adiando o retorno para a ceia após o trabalho ao reencontrar Gildo (Andrade, premiado pelo papel no Festival do Rio), que mora em São Paulo. Os dois vão reviver recordações de um episódio que os marcou para sempre e também sentir o choque de realidade entre um homem que nunca saiu do interior e o outro que foi tentar a vida na cidade grande.

Em entrevista, o escritor Luiz Ruffato fez questão de ressaltar que responderia às questões como um mero espectador dessas obras, evitando, assim, dar uma interpretação definitiva ou uma explicação oficial sobre qualquer aspecto delas. O autor de “Inferno Provisório”, entretanto, afirmou que se surpreendeu com a compreensão da equipe do filme a respeito do ambiente de classe média baixa, retratado também no livro de Ruffato. Para o escritor, essa representação é rara na literatura e no cinema brasileiros.

Leia a entrevista na íntegra no site EMCARTAZ.