Gabinete nos Bairros: Secretário de Cultura e equipe visitam três equipamentos na Zona Norte

Nesta quinta-feira, dia 23 de fevereiro, o Teatro Alfredo Mesquita, a Biblioteca Narbal Fontes e a Casa de Cultura da Vila Guilherme – Casarão receberam André Sturm e a equipe da SMC no sexto encontro do programa

A sexta edição do Gabinete nos Bairros, programa no qual o Secretário Municipal de Cultura, André Sturm, e a sua equipe visitam equipamentos municipais para entender as demandas e peculiaridades de cada local, aconteceu nessa quinta, dia 23, na Zona Norte. Desta vez, o grupo passou pelo Teatro Municipal Alfredo Mesquita e a Biblioteca Narbal Fontes, em Santana, e a Casa de Cultura da Vila Guilherme - Casarão.

Estiveram presentes na visita a vereadora Adriana Ramalho; a Prefeita Regional de Santana/Tucuruvi, Rosmary Correa, ou Delegada Rose, como é conhecida; e Marisol Cordeletti Leon, representando a vereadora Aline Cardoso.

No primeiro destino, o Teatro Alfredo Mesquita, a equipe foi recebida pelo diretor Newton Bicudo, que os guiou pelos diversos espaços do equipamento, como o camarim e a sala de ensaios. Bicudo ressaltou que a demanda de melhor iluminação pública na área externa do local foi atendida neste ano pela Prefeitura, mas ressaltou a necessidade de um local para alimentação do público que vai ao teatro conferir a programação. Atentas a esta necessidade, as coordenadoras de Centros Culturais e Teatros, Janaina Fainer, e de programação, Gabrielle Araújo, disseram que estão estudando a realização de um evento que reuniria programação cultural e gastronomia, com diversos food trucks que ficariam no estacionamento do local enquanto uma extensa programação cultural aconteceria no teatro. Essa ideia é parte de um projeto ainda a ser anunciado pela Secretaria Municipal de Cultura.

Na visita à Biblioteca Narbal Fontes, Sturm foi recebido pela coordenadora Raquel Beatriz da Conceição. Na ocasião, o Secretário prometeu verificar o estágio do processo de tombamento do imóvel junto ao Departamento do Patrimônio Histórico e o Conpresp e deu dicas de organização de livros para torná-los mais convidativos.
Com enorme potencial para receber programação também aos fins de semana, devido à vizinhança residencial, a biblioteca deverá ter a oferta de atividades incrementada em breve. Outra ideia que surgiu do encontro foi a de oferecê-la a um dos “Embaixadores da Literatura” – projeto ainda em formatação que irá eleger uma espécie de patrono para ajudar a transformar as bibliotecas em locais ainda mais pulsantes.

O destino final foi a Casa de Cultura da Vila Guilherme, também conhecida como Casarão. Acompanhado do Prefeito Regional da Vila Maria/Vila Guilherme, Dário José Barreto, o secretário visitou o local e assistiu a uma apresentação com fotos de algumas atividades que já aconteceram no equipamento. O Casarão, que conta até com pista de skate, será um local de destaque na Virada Cultural, segundo Sturm. A visita foi guiada pelo coordenador Juninho Sendro. 

Texto: Gabriel Fabri