Biblioteca Brito Broca recebe visita do programa Gabinete nos Bairros

Secretário Municipal de Cultura, André Sturm, e equipe visitaram as instalações do espaço e conversaram com movimentos de cultura da região de Pirituba

Nesta quinta-feira, dia 9, o Secretário Municipal de Cultura, André Sturm, esteve com a sua equipe na Biblioteca Brito Broca, em Pirituba (Zona Norte), como parte do Gabinete nos Bairros. O programa iniciado em 19 de janeiro já realizou outras três atividades prévias e consiste em diálogos com o público frequentador dos equipamentos culturais, artistas e entidades culturais associados a visitas às instalações de bibliotecas, centros culturais, casas de cultura e outros espaços administrados pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Todas as semanas, ao menos um espaço será visitado numa região da cidade.
Ao chegar no local, a equipe foi recebida pelo coordenador regional da zona norte, Sandro Luiz Coelho, que apresentou os espaços internos da biblioteca e seu acervo. O secretário observou títulos que foram recebidos por meio de doações e pediu que os que estiverem muito desatualizados não fossem incorporados.
Ele deu orientações sobre como melhorar a disposição dos livros, apresentando-os com a capa voltada para o público, e uma reorganização do acervo por temas, medidas para facilitar o acesso do público a novas leituras. Depois, Sturm se reuniu com arquitetos da equipe do Gerenciamento Técnico de Obras (GTO) da SMC conhecer a proposta de reforma do espaço.
Acompanhado do Secretário Municipal do Trabalho e Empreendedorismo, Eliseu Gabriel, Sturm participou de um diálogo com agentes culturais da região e elogiou o trabalho realizado na revitalização de um espaço anexo à biblioteca que estava em desuso. Ele falou, ainda, da importância de estabelecerem com a Secretaria Municipal de Cultura um “intercâmbio de conteúdo”, trazendo não só artistas da região, mas também de toda a cidade para o espaço.
Ao fim da visita, o secretário recebeu um convite inusitado: movimentos culturais de Pirituba, que conversaram com o Secretário sobre a revitalização da biblioteca, ensinaram-no a fazer um lambe-lambe nas paredes do Ocupa Pirituba, local anexo à biblioteca, deixando a sua contribuição no mural do espaço com uma foto do encontro que havia acontecido minutos antes.