Fonte Monumental é restaurada

Após ser adotada por uma empresa por meio do programa Adote uma obra artística, fonte está em pleno funcionamento

A Secretaria Municipal de Cultura firmou um termo de cooperação com a empresa Trapani Participações LTDA para manutenção da Fonte Monumental, localizada na Praça Júlio Mesquita. A parceria ocorreu dentro do programa Adote uma obra artística, criado com o intuito de estabelecer parcerias entre o poder público e empresas privadas para recuperar obras de arte em áreas públicas da cidade. 

Neste termo, válido até abril de 2017, a empresa investiu em ações emergenciais de limpeza, substituição de um vidro quebrado no cercamento, reintegração dos elementos artísticos em mármore e revisão dos sistemas hidráulico e elétrico. A fonte de 1928, criada pela escultora Nicolina Vaz de Assis Pinto do Couto, está agora em pleno funcionamento. Além do restabelecimento da fonte, a empresa fica responsável pela sua manutenção durante todo o período do contrato.

O Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) acompanha o trabalho de manutenção periódico da fonte para garantir a preservação das características da obra.