Secretaria Municipal de Cultura dá início às comemorações do Mês do Samba neste fim de semana

Programação terá shows do Samba da Laje, Marquinhos Jaca, Samba do Congo, entre outras atrações; apresentações acontecem na Av. Paulista e em Casas de Cultura

Celebrado em 2 de dezembro, o Dia Nacional do Samba terá, em São Paulo, uma programação especial para comemorar a data. Shows de nomes importantes da cena do samba paulista acontecerão a partir deste fim de semana em diversos locais da cidade, incluindo Casas de Cultura e a Av. Paulista. As apresentações são gratuitas.

No sábado, dia 19, a partir das 16h, a Casa de Cultura de São Rafael recebe show do Samba do Sino, que apresenta um repertório de samba raiz, fazendo homenagem a compositores da velha guarda do samba e apresentando canções de seu primeiro disco "Samba do Sino na Garoa", lançado em 2015. Na Casa de Cultura da Brasilândia, às 17h, o Samba do Congo, na estrada desde 2011, faz um show resgatando o samba de raiz paulista e a cultura afro-brasileira.

Já no domingo, dia 20, a Casa de Cultura de São Miguel recebe, às 14h, o grupo Samba da Tenda, com composições autorais e homenagens a grandes sambistas brasileiros; a Casa de Cultura Salvador Ligabue recebe, às 15h, o projeto Rua do Samba Paulista, uma iniciativa do Instituto Cultural Samba Autêntico que tem como objetivo a promoção, a divulgação e a preservação do samba de raiz.

Ainda no domingo, a Av. Paulista será palco para uma série de apresentações, entre 12h e 14h, que traz nomes como Samba da Laje, Marquinhos Jaca, Jurema Pessanha, Bula na Combuca, Tuca Pelegrino e Cordão da Fuleragem.

Na semana que vem, dia 22, às 19h, no Centro Cultural Olido, se apresenta o sambista Renê Sobral, que já atuou como intérprete da Escola de Samba Vai-Vai e hoje integra a Escola de Samba Tom Maior. O cantor apresenta composições próprias e de sambistas como Cartola, Adoniran Barbosa e Arlindo Cruz.

Reconhecimento do samba paulistano
O Departamento do Patrimônio Histórico realizou estudos sobre o reconhecimento do samba como patrimônio histórico de São Paulo desde o primeiro semestre de 2013, culminando, em 2014, na aprovação do Conpresp para o registro do Samba Urbano Paulistano como patrimônio imaterial da cidade.

*Confira a programação completa

19/11


16h

Samba do Sino
Casa de Cultura de São Rafael
Circuito de Rodas de Samba

17h

Samba do Congo
Casa de Cultura da Brasilândia
Circuito de Rodas de Samba

20/11


14h

Samba da Tenda
Casa de Cultura São Miguel Paulista – Antonio Marcos

15h

Rua do Samba
Casa de Cultura Salvador Ligabue
Circuito de Rodas de Samba

12h

Samba da Laje
Av. Paulista - em frente ao Masp
Ocupasamba

12h

Marquinhos Jaca
AV. Paulista - em frente ao Masp
Ocupasamba

16h

Jurema Pessanha
Av. Paulista - em frente ao Masp
Ocupasamba

16h

Bula na Combuca
Av. Paulista - em frente ao Masp
Ocupasamba

14h

Tuco Pelegrino
Av. Paulista - em frente ao Masp
Ocupasamba

14h

Cordão da Fuleragem
Av. Paulista - em frente ao Masp
Ocupasamba

22/11


19h

Renê Sobral
Centro Cultural Olido - Vitrine da Dança

Endereços

| Casa de Cultura de São Rafael. R. Quaresma Delgado, 354 – Parque São Rafael. Zona Leste.
| Casa de Cultura da Brasilândia. Pça Benedicta Cavalheiro, s/nº - Brasilândia. Zona Norte. Tel. 3922-9123.
| Casa de Cultura São Miguel Paulista – Antonio Marcos. R. Irineu Bonardi, 169, Vila Pedroso – São Miguel Paulista. Zona Leste. Tel. 3793-1071.
| Casa de Cultura Salvador Ligabue. Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 – Freguesia do Ó. Zona Norte. Tel. 3931-8266
| Centro Cultural Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. Tel. 3331-8399.
| Av. Paulista, altura do nº 1578 - Bela Vista.