Casa da Imagem expõe a história da foto publicitária

Mostra reúne imagens de 80 fotógrafos, a partir do dia 19

Uma parte significativa do sucesso da publicidade deve-se à fotografia e sua capacidade de materializar os conceitos envolvidos nas campanhas. A relação que começou na segunda metade do século passado tem sua trajetória histórica exposta na mostra “Fotografia publicitária brasileira”, a partir do dia 19, na Casa da Imagem. Com curadoria do pesquisador de fotografia Rubens Fernandes Junior, a exposição reúne imagens de 80 profissionais atuantes na área, desde o final dos anos 1950 até os dias atuais. Ao todo, são 480 trabalhos. Parte deles está em uma sala multimídia, chamada de “caleidoscópica”. “Esse novo ambiente é para ter uma pluralidade de assuntos abordados, lá cada fotógrafo tem a oportunidade de expor mais cinco de suas peças”, conta o curador.

Entre os profissionais selecionados estão German Lorca, Henrique Becherini, Hans Gunter Flieg, Chico Albuquerque, Otto Stupakoff, Sergio Jorge e Thomas Scheier. “Eles formam o que chamamos de embrião da fotografia publicitária no Brasil, além de representarem as campanhas mais premiadas do mundo”, observa Fernandes Junior. Para ele, a mostra apresenta uma visão panorâmica dessa produção, considerando a evolução da técnica e a realidade social. “É muito interessante ver que o conjunto das imagens não só fala sobre a fotografia publicitária, mas também um pouco da história do consumo no Brasil”, afirma. Isso pode ser constatado, por exemplo, nos registros de propagandas de carros referentes ao período dos anos 1950 e 60 ou ainda nas das campanhas de bebidas, calças jeans e cigarros, feitas a partir dos anos 1970.

De acordo com o curador, a mostra não elege um autor ou uma temática específica, mas sim uma fotografia que tem uma linguagem singular que é a publicidade. Todo o processo para selecionar os profissionais e peças durou aproximadamente dois anos. “Vai ficar muito claro para todo mundo as diferentes leituras que essas imagens possibilitam, sobretudo pela presença do discurso publicitário”, completa.

Por Letícia Chiantia

Serviço: Casa da Imagem (antiga Casa nº 1). De 19/11 a 2/04/2017. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis