Departamento de Patrimônio Histórico reconhece comércios tradicionais com Selo de Valor Cultural

Ponto Chic e Cine Caixa Belas Artes estão entre os 17 locais escolhidos pelo Conpresp


Cerimônia de premiação dos 17 pontos de interesse cultural e histórico

Nesta sexta-feira, dia 11 de novembro, o Conpresp, órgão municipal de proteção ao patrimônio, reconheceu a importância histórica de 17 pontos de São Paulo. São eles: sapataria A Fidalga, Bar Guanabara, Botequim do Hugo, Cantina Capuano, Cantina Castelões, Casa Mascigrande, Cine Caixa Belas Artes, Doural, Empório Chiappetta, Empório Syrio, Mercearia La Romana, Museu do Jaçanã, Ponto Chic, Rei do Filet e as padarias São Domingos, Ana Neri e Basilicata. Todos os presentes foram condecorados pela arquiteta e urbanista Nadia Somekh, presidente do Conpresp e diretora do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH).

A ideia do selo de Valor Cultural foi oficializada em dezembro do ano passado. Em agosto deste ano, sete outros locais de interesse cultural e histórico foram reconhecidos. O selo tem validade de até cinco anos, podendo ser renovado pelo Conpresp e pelo DPH. A iniciativa se espelha em projetos semelhantes de outras grandes cidades. É o caso de Buenos Aires que desde 1998 reconhece oficialmente restaurantes, bares e cafés tradicionais por sua relevância histórica.

Durante a cerimônia de premiação, o Secretário de Promoção da Igualdade Racial, Maurício Pestana, também anunciou o reconhecimento do samba rock como patrimônio cultural imaterial da cidade, votado de maneira unânime pelos conselheiros do Conpresp.