Conpresp concede primeiro termo de Área de Proteção Cultural (ZEPEC-APC) ao Cine Caixa Belas Artes

Esta ação é a regulamentação de um instrumento já previsto no Plano Diretor Estratégico de 2014

Por meio de uma Comissão de Análise Técnica, o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo -Conpresp - concedeu o primeiro termo de  Zona Especial de Proteção Cultural – Área de Proteção Cultural (ZEPEC-APC) da cidade ao Cine Caixa Belas Artes. Esta ação é a regulamentação de um instrumento já previsto no Plano Diretor Estratégico de 2014.

O reconhecimento do bem como ZEPEC-APC garante o exercício da atividade realizada no local e preserva seus valores simbólicos e afetivos, reconhecidos pela sociedade.  O enquadramento do bem como ZEPEC-APC traz benefícios ao proprietário do imóvel. Dentre eles estão o direito de transferência do valor construtivo e isenção de taxas municipais de instalação e funcionamento  de atividade cultural.  A concessão deste termo é reavaliada a cada cinco anos pela Comissão responsável pela indicação.

No caso do Cine Caixa Belas Artes, o recebimento de classificação de área de proteção cultural garante que aquele espaço será um cinema pelos próximos cinco anos.