Cortejo carnavalesco marca reabertura da Biblioteca Rubens Borba de Moraes após reforma

Entre as novidades do espaço de leitura reformado está a criação de uma área exclusiva para as crianças


(Fachada da biblioteca)

Neste sábado, dia 8 de outubro, ao meio-dia, a Secretaria Municipal de Cultura reabre a Biblioteca Rubens Borba de Moraes, em Ermelino Matarazzo. Com investimento de R$ 642 mil, o local recebeu obras de conservação e melhorias, resultando em novo paisagismo, acessibilidade, troca de pisos e revestimentos, revisão elétrica e hidráulica, nova iluminação interna e externa, pintura geral, nova caixilharia e mudança no layout. A supervisão dos trabalhos foi do arquiteto Giuliano Pieri, da Secretaria Municipal de Cultura.

Na área interna, a biblioteca ganhou um espaço infantil que tem um piso especial infantil do tipo pavilflex, além de  estantes, mesas, banquinhos e puffs específicos para este público. Do acervo total de 29 mil volumes, sete mil são exclusivamente para o público infantil e serão armazenados neste novo ambiente. 

Para marcar a reabertura, um cortejo puxado pelo bloco carnavalesco “Unidos do Swing” sairá da biblioteca e circulará pela redondeza. Inspirado num dos carnavais mais famosos do mundo, em Nova Orleans (EUA), o bloco vai trazer marchinhas brasileiras combinadas com o ritmo do jazz e dançarinos de Lindy Hop, que mistura ritmos como o charleston e sapateado.

Serviço: Biblioteca Rubens Borba de Moraes. R. Sampei Sato, 440, Ermelino Matarazzo. Zona Leste.  tel. 2943-5255. | Atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h. GRÁTIS.

PROGRAMAÇÃO:

UNIDOS DO SWING - CARNAVAL JAZZ
Partindo da Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes, o bloco sai em cortejo inspirado no Carnaval de New Orleans e nas marchinhas brasileiras para criar uma experiência única, levando para a rua toda a energia do Swing Jazz e da música brasileira com seus músicos de Jazz e dançarinos de Lindy Hop atuantes na cena independente de São Paulo.
| Dia 8/10, ao meio-dia. Livre.

GUINA: VOZ E VIOLÃO
Músico de Ermelino Matarazzo, participante do Sarau Ermelino Ocupa, apresenta várias vertentes musicais, como bossa, MPB e rock.Livre.
| Dia 20/10, às 10h.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Carla França, psicóloga social, arte-educadora e contadora de histórias, é participante do projeto “Li, Ali”, que realiza contações de histórias e mediação de leitura em praças públicas, e do Projeto Continuar. Integrante da Cia. No Baú da Boneca, a contadora foi convidada por sugestão do Movimento Cultural de Ermelino Matarazzo.
| Dia 27/10, às 14h30. Livre.