5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental tem sessões gratuitas até dia 29

Cine Olido, CCSP, Biblioteca Mário de Andrade e mais seis CEUs recebem filmes que pautam questões socioambientais e sessões seguidas de debates


Por Gabriel Fabri


Com correalização da Secretaria Municipal de Cultura e da Spcine, a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental chega à 5ª edição com sessões no Cine Olido, no Centro Cultural São Paulo (CCSP) e na Biblioteca Mário de Andrade (BMA), além de seis CEUs. O evento acontece entre os dias 15 e 29 de junho, e serão exibidos, gratuitamente, filmes que tratam de questões socioambientais.

O CCSP exibe, no dia 21, “O Céu e A Geleira”, de Luc Jacquet, documentarista conhecido por “A Marcha dos Pinguins”. O longa-metragem conta a história do glaciologista (estudioso de geleiras e formações glaciais) francês Claude Lorius, que se tornou um pesquisador da Antártica em 1957. Além do documentário de Jacquet, o CCSP exibe uma seleção de filmes que abordam também temas como consumo, economia e mudanças climáticas. No dia 25, o filme “Como Mudar o Mundo”, de Jerry Rothwell, sobre a fundação do Greenpeace, é seguido de debate com ativistas dessa organização.

O Cine Olido recebe sete filmes relacionados à temática da cidade, sendo cinco longa-metragens. Entre os destaques está o canadense “Todo o Tempo do Mundo”, de Suzanne Crocker, sobre experiências de desconexão com a vida moderna, que será exibido dia 26. O Cine Olido também exibe filmes com outras temáticas, como “Isso Muda Tudo”, de Avi Lewis, no dia 29. Baseado no livro “This Changes Everything”, de Naomi Klein, o filme defende que é possível partir da crise climática para transformar o capitalismo global.

Na BMA, o média-metragem “Cultivando Flores do Futuro”, de Valérie Valette e Pawel Wiechetek, é seguido de um debate no dia 24. Na ocasião, também será exibido o curta-metragem “Cultivando Água Boa”, do brasileiro Fábio Canhete. As duas obras discutem experiências de recuperação ambiental.

Por fim, os CEUs Paz, Butantã, São Rafael, Quinta do Sol, Três Lagos e Heliópolis também recebem a Mostra. Os seis espaços exibem a animação “Animais Unidos Jamais Serão Vencidos”, de Holger Tappe e Reinhard Klooss. Uma co-produção entre Suíça e Alemanha, o filme conta a história de uma revolta de animais após as construções de uma barragem e de um resort que impediram o abastecimento de água de onde vivem.

Confira a programação completa