"Galileu Galilei" chega aos Teatros Paulo Eiró e João Caetano com apresentações gratuitas

Espetáculo estrelado por Denise Fraga tem curta temporada entre os dias 13 e 29 de maio

Por Fernanda Matricardi

Com muita música, o público é recebido pelos atores da NIA Teatro para assistir a “Galileu Galilei”, adaptação do texto clássico de Bertolt Brecht. Após sucesso no palco do teatro Tuca, o espetáculo reestreia dia 13 e segue em curta temporada até dia 29, nos Teatros Municipais Paulo Eiró e João Caetano.

“É muito bom que o público perceba o quanto o teatro é esse ritual do coletivo, que estamos todos ali presentes”, afirma a atriz Denise Fraga, que dá vida ao cientista italiano cuja vida é foco da encenação.

Condenado pela Inquisição, no século 17, por defender a ideia de que a Terra girava em torno do Sol, Galileu viu-se obrigado a negar suas descobertas para sobreviver. Partindo desse episódio, o enredo privilegia a história de um Galileu humano, que sente medo e tem fraquezas, ao invés do herói já consagrado.

A montagem traz um jogo teatral divertido por meio de muitos atores em cena, trilha sonora que convida a pensar, figurino elaborado e bastidores revelados. “É um trabalho com o público de forma ativa. Existe a ideia de que a plateia está ali, as personagens não são autônomas”, afirma a diretora Cibele Forjaz.

Mesclando humor com momentos de reflexão sobre os jogos de poder vividos pelo cientista, a peça faz uma ponte com a atualidade e traz cenas hilárias, como a das atrizes com perucas loiras fazendo um “panelaço” no palco. “Todos nós somos Galileu e negamos verdades para não irmos para a fogueira”, conclui Denise.

Serviço:
| Teatro Municipal de Santo Amaro Paulo Eiró
. Av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro. Zona Sul. De 13 a 15/05. Sex e Sáb, 21h e Dom, 19h. Grátis (retirar ingresso 1h antes).
| Teatro Municipal João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Zona Sul. De 27 a 29/5. Sex e Sáb, 21h e Dom, 19h. Grátis (retirar ingresso 1h antes). Duração: 140 min. Classificação: 12 anos.